• Em desavenças, você tende a sempre dar a última palavra?
• Suas emoções ficam mais intensas quando alguém te desafia?
• Você se frustra com as pessoas frequentemente?Sinto-lhe informar mas talvez você seja tão nervoso e irritado a ponto de ter em si a 9° limitação desse livro, que nomeio de "O vulcão". O nome já se auto-explica.
Basicamente, pessoas que possuem essa limitações são mais agressivas que o normal. Essa limitação é uma mistura de impulsividade com falta de controle emocional. Leia atentamente a história de John e pense se vale a pena manter esse vulcão dentro de si mesmo que pode simplesmente entrar em erupção à qualquer momento.
Certo dia, John decidiu fazer uma viagem com sua esposa Milene. Já fazia alguns anos que eles não viajavam juntos. Já dentro do avião, perceberam que as poltronas não ficavam juntas, então John decidiu que ia tentar negociar com o outro passageiro para que ele cedesse seu lugar e sua esposa pudesse sentar ao seu lado durante o voo. A poltrona dele, se localizava em um local confortável e na primeira fila do avião, já o de sua esposa se localizava no fundo do avião e não era um local tão confortável assim. Milene sugeriu que John se sentasse ao fundo com ela. Mas ele discordou disso imediatamente, insistiu em manter o lugar dele.
Enquanto isso, o avião foi enchendo e o passageiro que tinha reservado poltrona na frente do lado de John chegou. Então ele foi negociar com o recente passageiro sobre isso:- Você não se importaria de mudar de lugar com a minha mulher para viajarmos juntos, não é?
O homem hesitou um momento, mas acabou respondendo:
- Acho que tudo bem. - Disse ele andando em direção ao fundo, onde estava a poltrona de Milene. Então ele percebeu, tarde demais, que havia feito um mau negócio. Sem jeito, ele balançou a cabeça e sentou na poltrona.
Milene que havia notado a frustração do homem, novamente insistiu na ideia de seu marido sentar com ela no fundo.
Porém, John começou a alterar o tom de voz, declarando que o passageiro estava satisfeito com a troca. Levantou-se e caminhou até o meio do corredor e gritou:- Milene acha que você não gostou da troca, mas você não se incomodou, não é?
O homem respondeu:
- Bom, na verdade, eu preferiria sentar no meu lugar mesmo, mas não tem problema eu fico aqui, deixa pra lá.
John voltou-se para Milene:
- Está vendo? Ele disse que não tem problema! - Continuou gritando e todos à sua volta já estavam ficando agitados com toda essa confusão.
Então, ele parou a gritaria e se sentou na poltrona. Permaneceu calado até o fim do voo sem dizer uma única palavra.Esse é um exemplo comum, de uma pessoa que tem essa limitação e não enxerga ela em si mesma. Se John não mudar sua maneira de agir, é só questão de tempo até que alguma erupção enterre para sempre todos os seus planos e sonhos.
Lembre-se de que não se trata de gênero, esta limitação está presente tanto em homens quanto mulheres. E repare que pouca gente escolhe viver em áreas próximas de vulcões.ENTRE OS SINTOMAS DO TESTE ABAIXO MARQUE EM UM PAPEL COM QUAIS VOCÊ SE IDENTIFICA E DEPOIS SOME E VEJA O RESULTADO:
( ) Quando você está tenso ou sob pressão sua frustração fica evidente?
( ) Na sua opinião, vigor e força são maneiras eficazes de lidar com as pessoas?
( ) Você sempre acha que tem muita determinação e nunca joga pra perder?
( ) Se te provocarem demais, você fica furioso?
( ) Tem dificuldade em dizer "desculpe" e definitivamente não gosta de ser obrigado a falar?
( ) Você sempre diz o que pensa de forma aberta e direta, e acha que o que as pessoas acharem disso é problema delas?
( ) Se alguém te provocar, é claro que você vai reagir né?
( ) Quando se encontra em uma situação de competição você costuma levar ela bastante a sério?
( ) Se uma pessoa não consegue fazer a parte dela em um grupo, é melhor expulsá-la de lá?
( ) Há bastante coisas que você não aceita ouvir?
AGORA DEPOIS DE SOMAR VEJA O RESULTADO:
Entre 0 e 3:
Se você chegou até aqui, parabéns! Você não tem essa limitação. É uma bastante tranquila e de bom senso. Sabe resolver as coisas sem se alterar.Entre 4 e 6:
É um resultado moderado, nem bom nem ruim. Dá para melhorar bastante esse resultado, porque se tirou 6, é porque possui uma tendência forte a ter essa limitação. Tente respirar fundo e melhorar isso em si mesmo vendo as soluções logo abaixo dos resultados.Entre 7 e 10:
Qual é o problema de ser competitivo às vezes? Ou até mesmo agressivo de vez em quando? Não há problema algum desde que ser competitivo agressivo seja uma escolha consciente. Se você se desentende com alguém e de repente percebe que está falando alto e com o coração acelerado provavelmente não está optando por ser um participante um pouco mais competitivo. Eu sou competitiva desde que me entendo por gente, mas então por que estou escrevendo essas recomendações? Tudo depende do objetivo. Se o meu era deixar de ser competitiva com certeza não consegui alcançá-lo. Porém, meu objetivo simplesmente era buscar mais alternativas em que ambos os lados saíssem ganhando.
Uma antiga parábola ilustra muito bem essa questão. Espero que você reflita nela assim como eu refleti:Um índio grisalho e sábio está sentando, refletindo sobre sua vida, quando seu neto vai se sentar ao lado dele. A criança está triste por ter perdido um jogo e, com um leve sorriso o avô lhe diz:
- Nesse exato momento há uma luta sendo travada dentro de nós. É uma briga entre dois lobos. Um deles representa a raiva, o ressentimento, a superioridade, o egoísmo e o desejo de vencer a qualquer custo. O outro representa a compaixão, a modéstia, o respeito, a generosidade e a empatia.
A criança pensou um pouco e então perguntou:
- Vovô, qual dos lobos vai ganhar?
O avô pensou e respirou fundo antes de responder:
- Aquele que você alimentar.
Vale lembrar que querer ganhar é bom, mas precisamos manter os dois lobos alimentados. Caso contrário, você ganhará, mas não haverá mais ninguém com quem competir.
ETAPAS DE SOLUÇÃO:
• Não permita que discussões chegue a um nível tenso a ponto de quase entrar em uma briga física. Tente evitar isso ao máximo.
• Pare de tentar dar a última palavra em tudo. Assuma que errou, e verá que a discussão será encerrada de forma muito mais rápida.
COMO LIDAR COM UMA PESSOA QUE É UM VULCÃO?
A pessoa que possui essa limitação é competitiva e defende sua opinião com unhas e dentes. Portanto, seja paciente e deixe que a pessoa expresse tudo que ela quer expressar. Tenha cuidado ao usar palavras que possam irritar essa pessoa, tente passar calma a ela ao invés de piorar as coisas. Se você sentir que essa pessoa está ficando brava, busque maneiras de encerrar logo o assunto que deu início ao nervosismo. Evite fazer afirmações que a deixe sob pressão, isso faz a pessoa vulcão perder o controle de si mesma.
RECADO:
Depois de tanto tempo, estou de volta. Esse capítulo demorou mas saiu. Ele ficou bem grandinho mas eu espero que vocês tenham gostado. Desculpem por demorar tanto e fazer vocês acharem que eu tinha abandonado esse livro. Em breve sai a 10° e última limitação. Parece que a obra está quase ao fim! Obrigada a todos que leram. Levem tudo isso como algo construtivo. E se você for um vulcão, respire fundo antes de comentar, Hahaha! Até o próximo capítulo, se tiver algum erro por favor avisem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Superando Limitações
De TodoTodos nós temos limitações pessoais que em exagero pede atenção. Pois não passam a afetar somente você, passam a afetar todos aqueles a sua volta. É importante buscar reparar cada uma dessas limitações para que virem algo positivo e a seu favor. A m...