• Você gostaria de ser mais confiante?
• O que as outras pessoas pensam de você tem importância?
• Você tem dificuldade em deixar seus erros para trás?Sinto-lhe informar mas talvez a sua confiança esteja abaladíssima, o que prefiro nomear como Ostra!
A segunda limitação que esse livro irá lhe apresentar é a falta de confiança em si mesmo. No capítulo anterior, falamos sobre a autoconfiança em excesso e claramente notamos o quanto ela pode atrapalhar. Assim como a em excesso a falta dela também pode literalmente nos prejudicar na mesma medida.
Como apelidei essa limitação de Ostra vou chamar as pessoas que possuem ela de Ostras também.
Pessoas Ostras geralmente são ótimas pessoas, são gentis e prestativas, mas infelizmente a limitação delas atrapalha. Outras pessoas não costumam levar Ostras à sério. Ostras são indecisas e não gostam de fazer contato visual por muito tempo com alguém, a maioria é quase sempre passada pra trás mesmo tendo uma grande generosidade em seu coração. Costuma sempre se preocupar com as pessoas, mas raras são as que retribuem. Na maioria das vezes ninguém liga.Deve ser frustrante você ver que tem um talento e nunca colocá-lo em prática! As perdas recorrentes dessa limitação pessoal são tremendas: vidas que nunca se realizam plenamente, sonhos que nunca se tenta alcançar.
ABRA-SE PARA O MUNDO! Eu diria para uma Ostra.Certo dia, voltando da escola e muito chateada, pois havia perdido um jogo sentei-me no sofá e não parava de resmungar nem por um segundo.
Meu pai vendo toda aquela cena, sentou-se ao meu lado esperando que eu contasse o que houve.
- Pai! Perdi um jogo da escola. Era uma gincana e eu não consegui vencer.
- Você sabe o que está fazendo? - retrucou meu pai.
- Sei sim, estou falando da gincana que perdi hoje.
- Depois da gincana quando você guardou seus materiais na mochila, você também guardou a derrota. Esvazie, para ficar pronta para a próxima!Isso foi o suficiente para que eu aprendesse a sempre persistir no que eu quero e sempre confiar em mim, pois todos os dias em que acordo, acordo renovada!
As dificuldades e os conflitos, fazem com que todos nós carreguemos certa bagagem da qual precisamos nos livrar. O segredo é estar disposto a tratar essas feridas emocionais.Entre os sintomas a seguir, marque em um papel os que você se identificar e depois some o resultado.
( ) Se cometo um erro ou desaponto alguém, tenho dificuldade em superar isso.
( ) Há muita gente mais talentosa do que eu.
( ) O que as outras pessoas pensam de mim é muito importante.
( ) Sou uma pessoa tímida e reservada, e conhecer pessoas novas é uma tarefa difícil.
( ) Cedo facilmente perante as pessoas de personalidade forte.
( ) Quando me elogiam, me sinto envergonhado (a) e tento mudar de assunto.
( ) Não falo tudo que penso.
( ) Nunca dou uma ideia, pois acredito que outra pessoa irá dar uma antes.
( ) Evito brigas isso me desgasta muito, tendo a aceitar e concordar com os outros para evitar conflitos.
Entre 0 e 3:
Não se preocupe com a sua pontuação. Você tem confiança em si mesmo isso é um fato concreto, mas é uma pessoa bastante tímida.Entre 4 e 6:
Sua pontuação apesar de não ser a pior, pede atenção pois tem uma notável tendência a ser inseguro (a) demais e a não agir quando a situação pede atitude.Entre 7 e 10:
Quando converso com pessoas que tem essa dificuldade a primeira coisa que falo é para que elas façam uma lista grande ou pequena de pontos fortes ou aquilo que elas acreditam que se sobressaem.
Geralmente a pessoa fica minutos murmurando algumas palavras, meio intimidada e constrangida. Você é uma pessoa modesta, isso é muito bonito! Mas você precisa ter ciência das suas habilidades e talentos. Todos nós temos que manter a humildade e a sensibilidade mas não podemos deixar que isso vire uma limitação pessoal.SOLUÇÕES PARA AS OSTRAS:
• Assuma seus pontos fortes por mais que seja difícil, pense neles e assuma pra si mesmo aquilo que sabe fazer de melhor.• Quando tiver pensamentos negativos sobre si mesmo, substitua por outros mais verdadeiros. Ao invés de pensar:
"Não acredito que derramei suco nele, sou uma boba mesmo. Só estava querendo ajudar".
Substitua por:
"Isso pode acontecer com qualquer pessoa, e ele sabia que eu só estava tentando ajudar. Não há mais nada o que fazer agora".• Não seja sensível a aprovação dos outros. Se alguém desaprovar a sua atitude, aprenda a se autoafirmar.
COMO LIDAR COM UMA OSTRA?
A ostra é modesta, sensível e companheira. Por isso é importante ter sensibilidade ao se comunicar com pessoas que tem essa limitação. Incentive-as sempre dizendo "É isso aí" ou "Nossa, que ótimo". Lembre-se de que as Ostras não expressam seus pensamentos para evitar conflitos, portanto você precisará insistir mais que o normal para que uma Ostra se expresse.
RECADINHO:
Olá leitores e leitoras, obrigada por mais esse leitura. Se gostou, deixe seu votinho! Qual foi o resultado do seu teste? Você é uma Ostra? Comente aí embaixo. Até a próxima!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Superando Limitações
DiversosTodos nós temos limitações pessoais que em exagero pede atenção. Pois não passam a afetar somente você, passam a afetar todos aqueles a sua volta. É importante buscar reparar cada uma dessas limitações para que virem algo positivo e a seu favor. A m...