7° Limitação: O dominador

1.8K 99 55
                                    

• Estar no controle, é importante para você?
• Suas opiniões firmes fazem com que outras pessoas pensem que você não dá ouvidos a ninguém?
• Você completa as frases de outras pessoas antes mesmo delas terminarem?

Sinto-lhe informar mas talvez você seja tão obsessivo por controle a ponto de ter em si a 7° limitação desse livro, sendo então um dominador.

As pessoas dominantes tendem a liderar as tarefas. Isso não é problema a menos que elas façam isso à custa das contribuições dos demais.É páreo duro conviver com indivíduos excessivamente dominantes. Infelizmente eles costumam acreditar que têm a resposta e a palavra final para tudo. Pessoas com essas características discutem com todos e atropelam aqueles que não cedem do jeito que elas esperam.

É muito difícil lidar com elas em um relacionamento por exemplo, pois só os muito fortes ou os insensatos sobrevivem a essa experiência. Talvez tenham razão 90% das vezes, mas estão 100% erradas na forma como lidam com os outros. E para piorar, gostam de intimidar e com frequência perdem parceiros e amigos, pois não se importam com o que eles sentem.

A marca do bom líder é o domínio equilibrado. Ele tem que fazer as coisas acontecerem, reunir todos para que cada um faça sua parte sem intimidá-los. Sei disso porque sou do tipo um pouco impulsiva, muitas pessoas me alertam sobre a minha impaciência e sobre não dar ouvidos a ninguém. As pessoas que vivem no extremo superior da dominação são as que atropelam a vida com sua mania de controle. Essa limitação é semelhante à primeira desse livro, a única diferença é que quem possui a primeira não está consciente de que acaba intimidando os outros com tanta confiança em si mesmo.

ENTRE OS SINTOMAS DO TESTE ABAIXO MARQUE EM UM PAPEL COM QUAIS VOCÊ SE IDENTIFICA E DEPOIS SOME E VEJA O RESULTADO:

( ) Muitas vezes você completa as frases das pessoas antes mesmo delas terminarem?

( ) Quando você discorda dos demais, não vê problema em interrompê-los para corrigi-los?

( ) Você se sente à vontade liderando um grande grupo e com frequência você é quem toma iniciativa?

( ) Você acha que por ser determinado, é capaz de chegar mais longe do que os outros?

( ) Você se sente à vontade em discussões acaloradas?

( ) Quando os outros estão falando, você já está pensando no que dizer a seguir e esperando uma oportunidade de convencê-los a pensar da mesma forma que você?

( ) Você acha que talvez você seja insistente e até cabeça-dura mas em geral está certo?

( ) Se você está comandando alguma coisa, você acha que as pessoas não devem te cobrar ou pegar no seu pé, pois cada um faz o seu papel?

( ) As pessoas costumam dizer que você é teimoso?

( ) Você se sente bem quando está cobrando ou pressionando alguém?

AGORA DEPOIS DE SOMAR VEJA O RESULTADO:

Entre 0 e 3:
Não se preocupe, como sempre esse resultado é super normal.

Entre 4 e 6:
Se o resultado foi 6, muito cuidado para não ser mandão demais com os outros. Pra você pode ser bom, mas para os outros não é. Saiba que muitas coisas na vida não serão feitas baseadas no modo como você quer que sejam.

Entre 7 e 10:
Talvez você esteja pensando: mas essa limitação é tão séria assim? Qual o problema em assumir o comando? Alguém precisa fazer isso, não? E se as pessoas gostarem de como sou e até do fato de eu ser mais dominante? Não posso simplesmente ser um ótimo líder?

Você reparou o que todas essas perguntas têm em comum? Todas elas dizem respeito a você. Porém, ao lidar com essa limitação, a melhor lição que você deve aprender é: você NÃO é o centro do universo. Eu aposto que a maioria dos indivíduos com os quais você teve alguma discussão feia, eram parecidos com você!
Tenhamos em mente que o objetivo não é se tornar um passivo, mas manter as vantagens de ser determinado ao mesmo tempo que se reduz ao dano. Em vez de ser o líder que produz seguidores, seja o líder que produz outros líderes!
Se realmente estiver disposto a mudar, leia as etapas abaixo.

ETAPAS DE SOLUÇÃO:

• Dê mais espaço para os outros quando estiverem interagindo em grupo. Se você tiver uma opinião, espere um pouco e veja se alguém se manifesta com um ponto de vista semelhante.

• Evite interromper as pessoas ou terminar suas frases sem que elas tenham terminado antes. Isso além de ser feio é falta de educação!

• Quando alguém der uma ideia ou expressar uma opinião, pergunte se essa questão é importante para a pessoa e peça que ela fale mais sobre isso. E lembre-se sempre respeitando as diferenças!

• Se esforce para entender as pessoas a sua volta. Tente obter mais respostas de como elas te enxergam. Caso digam algo ruim, exija um por quê. Assim, você verá de forma ampla e clara o que está incomodado as pessoas íntimas de você.

COMO LIDAR COM UMA PESSOA DOMINADORA?

Uma pessoa obcecada por controle e dominação geralmente é decidida, determinada, confiante e preparada para ser líder. Lidar com elas não é nada fácil, mas também não é impossível. Se você conhece alguém que possui as características dessa limitação leia abaixo algumas formas de lidar.

Faça perguntas sobre o que essa pessoa sente e sobre o que ela pensa. Quando você não concordar com algo dito, o certo é dizer algo parecido com isso:
"Entendo seu ponto de vista, mas..." "Concordo em partes do que você falou, mas..."
"Interessante a sua opinião, porém..."

Falando assim, você mostrará a pessoa que respeita a opinião dela porém, você também tem um ponto de vista diferente que ela deve ouvir.
Quando interagir com uma pessoa dominadora, imponha limites SEMPRE! Não deixe que essa pessoa te dê ordens e nem permita que ela controle sua vida, pois isso fará mal a você e pior, você estará contribuindo para que a limitação da pessoa fique ainda mais poderosa no sentido de ser difícil reparar.

RECADO:

Olá! Obrigada por ler mais este capítulo. Espero que tenha gostado.
Muito em breve veremos a próxima limitação "A tartaruga" que é quando o indivíduo não reage bem à mudanças. Ah, e desculpem caso tiver algum erro! Próximo capítulo sai sexta-feira.

Superando LimitaçõesOnde histórias criam vida. Descubra agora