• Você é muito exigente consigo mesmo e com os demais?
• De modo geral você é cético com relação a ideias e opiniões?
• Você se recorda dos erros que outras pessoas cometem?Sinto-lhe informar mas talvez você seja tão exigente e cético a ponto de ter a quarta limitação deste livro, O crítico.
Pessoas críticas na maioria das vezes são exigentes, implicantes ou rudes demais. Isso acontece porque vivem apontando os erros do próximo e para pessoas que possuem essa limitação nada está bom.
O problema maior não é com os críticos por aí, e sim com os críticos dentro de casa. Facilmente você pode identificar, pessoas desse tipo, sempre reclamam de tudo. Por exemplo, se os filhos de uma pessoa crítica lavarem a louça ela provavelmente perguntará a eles:"Por que não passaram pano no chão também?"
Ninguém consegue agradá-los e, infelizmente, em geral eles não fazem ideia de quanto agridem os outros. Na cabeça deles estão apenas dizendo o óbvio ou tentando ajudar. Não percebem o que estão fazendo, e mesmo quando alguém diz isso á eles, não entendem.
Vamos dar um exemplo claro de uma pessoa excessivamente crítica.
Uma vez, fui falar com a minha mãe sobre planos para o meu futuro, e estava a dizer à ela em que profissão eu pretendia me formar. Por enquanto eu falava ela voltou-se para mim com um olhar que eu conhecia bem e disse:"Acho que isso não vai dar certo. E se em pouco tempo você falir e perder tudo. O que vai fazer quando isso acontecer?"
E depois ela ainda completou:
"Por que não pode ter uma vida normal como de todas as outras pessoas?"
Uma amiga que estava presente ali ouviu tudo e logo depois me chamou:
"Ela é sempre tão negativa mas você parece não ligar."
Isso já estava sendo notado não só por mim como também por pessoas que conviviam comigo ou com ela no mesmo lugar.
ENTRE OS SINTOMAS DO TESTE ABAIXO MARQUE EM UM PAPEL COM QUAIS VOCÊ SE IDENTIFICA E DEPOIS SOME E VEJA O RESULTADO:
( ) Você repara muito se as coisas deveriam estar certas ou não?
( ) Você usa com bastante frequência o sarcasmo como estilo de humor?
( ) Frequentemente você percebe que as pessoas não atingem um padrão que você gostaria?
( ) As pessoas não parecem verdadeiramente felizes ao te verem?
( ) Você fica facilmente frustrado quando não consegue dos outros o que quer ou como quer?
( ) Pessoas que te conhecem bem já te acusaram de ser cético demais?
( ) Na sua opinião você nunca está reclamando só está apontando erros que devem ser resolvidos?
( ) Têm fama de dar opiniões mesmo que ninguém peça?
( ) Você nunca dá nota máxima a nada porque acha que sempre é possível se obter uma melhora?
( ) Costuma reparar muito nos defeitos de outras pessoas?
AGORA DEPOIS DE SOMAR VEJA O RESULTADO:
Entre 0 e 3:
Não se preocupe! Você é uma pessoa normal, tem o equilíbrio certo, sabe apontar um erro de forma construtiva e sem colocar ninguém para baixo.Entre 4 e 6:
Se o resultado foi 6, tome cuidado! Lembre-se de que nada pode ser perfeito, nem mesmo pessoas.Entre 7 e 10:
Se o seu resultado veio parar até aqui, é necessário que busque uma profunda reflexão sobre tudo dito acima. Podemos ilustrar os perigos dessa limitação usando uma simples lata de aluminínio. Separe uma lata de refrigerante e amasse-a um pouco de cada vez que você se pegar dando uma opinião que não foi pedida, fazendo um comentário sarcástico ou reclamando de algo. Depois, tente desamassá-la para que ela volte à forma original. É impossível! Observe como as pessoas reagem a sua volta quando você só fica reclamando de tudo, você notará que elas ficarão sem energia para nada, o resultado disso será sempre evitar sua presença já que naturalmemte as pessoas gostam de estar ao lado de quem as motiva. Sei que para você tudo isso não é o bastante então leia abaixo as etapas de solução e a mudança só dependerá de você.ETAPAS DE SOLUÇÃO:
• Deixe de ser tão exigente com os demais. Suas altas expectativas podem dar a impressão de que é alguém difícil de se agradar. Quando for muito duro com alguém peça desculpas, mesmo se achar que a pessoa está exagerando.
• Escolha três pessoas e pergunte a elas "É muito difícil atender às minhas exigências?" Se disserem que sim, peça desculpas e incentive essas pessoas.
• PARE de dar opiniões quando ninguém pede! Pare e pense, que talvez não seja necessário que você diga o que pensa quando ninguém aceita isso.
• Deixe de "alfinetar" as pessoas com o seu sarcasmo. Não é tão divertido assim e as pessoas não costumam dizer se ficaram ofendidas ou magoadas com isso.
COMO LIDAR COM UMA PESSOA CRÍTICA?
O crítico é atento, e vê oportunidades para melhorar. Quando for interagir com uma pessoa desse tipo, faça comentários como:
"Eu entendo o que você quer dizer e estou tentando organizar todas essas ideias".
Se você sente que uma pessoa assim está implicando com você, não leve a mal, pois não é nada pessoal. Expresse o que está pensando dizendo:
"Fiquei bastante preocupado; ajudaria se você também pudesse mancionar algo positivo ao menos um dia". Isso o deixará pensativo.RECADINHO:
Olá leitores e leitoras! Com certeza eu passei mais tempo que o combinado sem publicar nada. Mas aqui está o capítulo pra vocês! Espero que gostem, não levem nada a mal é apenas uma ajuda. Esse livro está me dando um trabalho danado pois os capítulos são longos e sempre organizo da mesma forma que os anteriores então se puder, deixe sua opinião aí nos comentários, ela é muito importante para o livro. E me diga, você é um crítico (a)? Se for, já sei que neste livro você encontrou algum erro! Hahaha.
Até o próximo capítulo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Superando Limitações
De TodoTodos nós temos limitações pessoais que em exagero pede atenção. Pois não passam a afetar somente você, passam a afetar todos aqueles a sua volta. É importante buscar reparar cada uma dessas limitações para que virem algo positivo e a seu favor. A m...