1° Limitação: À prova de balas

6.6K 349 209
                                    

• Você tem dificuldade em admitir um erro?
• Você é muito teimoso?
• Sua reação diante da opinião dos outros é avaliar o quanto ela é errada?

Sinto-lhe informar, mas talvez sua autoconfiança seja tão excessiva e inabalável quanto um colete à prova de balas.

A primeira limitação que esse livro apresenta a você é a autoconfiança em excesso. Pois é, há quem diga que confiar em si mesmo não é ruim, e eu concordo. O problema surge quando confia-se muito, a ponto de ser considerado um mero arrogante. A linha da autoconfiança é muito perto da linha da arrogância! E ás vezes nem percebemos que ultrapassamos o normal. Criando então, ilusões egocêntricas de grandeza!

Aqueles que tem autoconfiança extrema costumam apresentar uma personalidade dominante e agressiva. Geralmente, todo mundo quer estar perto dessa pessoa, mesmo que a mesma seja agressiva e dominante. Por quê? Simples! Pessoas que confiam em si mesmas apresentam um forte magnestismo, pois se você acredita em si mesmo quem vai se atrever a mudar a sua palavra? Pessoas assim, em uma conversa tendem a falar muito mais de si mesmas do que ter interesse em saber de quem está a ouvir. Falam do que conquistaram, do que ganharam ou do que pretendem conquistar. E dependendo da pessoa que está a ouvir ela nem tem espaço para falar algo sobre ela mesma também.

Se você se identifica com tudo digitado acima, vamos concordar em fazer um teste para comprovar se você realmente tem tendência a ser egocêntrico (a) demais.
Abaixo vai ter algumas afirmações, marque em um papel quais delas você costuma cometer com mais frequência e no final veremos o seu resultado!
Entre os sintomas a seguir, marque os que se identificar e some quantos marcou.

( ) Eu dificilmente encontro alguém que tenha uma habilidade tão boa quanto a minha.

( ) Quando tenho uma ideia, eu a ponho em ação sem pedir conselhos para ninguém.

( ) Não me preocupa muito saber o que as pessoas pensam ou sentem com relação a mim.

( ) Algumas pessoas me acham arrogante, mas eu simplesmente digo a verdade tal como ela é.

( ) Eu realmente acredito nas minhas opiniões mesmo que elas não façam sentido algum.

( ) Algumas pessoas dizem que não dou ouvidos a elas.

( ) Não gosto de admitir culpa, ou erro. E se admito, logo aponto a falha de quem apontou pra mim também.

( ) Não vejo problema em falar das minhas conquistas para alguém.

( ) O que eu mais quero é o reconhecimento das pessoas a minha volta, isso é prioridade em minha vida.

( ) Se uma pessoa discorda de mim, tenho tendência a entrar em uma discussão.

Agora some quantas afirmações você marcou. E veja o resultado:

Entre 0 e 3:
Não se preocupe, você é uma pessoa que é fiel as suas opiniões mas não é em exagero. Porém, fique atento para não ultrapassar a linha da autoconfiança, pois dentro de você lá no fundo há uma pequena tendência a isso se o resultado for de 2 a 3. Se for 0 a 1, você é uma pessoa normal.

Entre 4 e 6:
Essa pontuação embora não seja a pior, pede atenção. Pois mostra que você está se gabando um pouco mais do que deveria. Fique atento e saiba ouvir o seu próximo com mais frequência.

Entre 7 e 10:
ATENÇÃO! ESSA PONTUAÇÃO ESTÁ EM RISCO. Sua mente está gritando socorro! Mas o que é isso? Fique calmo. Não é o fim do mundo, apesar de que se tiver entre 9 e 10 você provavelmente ultrapassou a linha da autoconfiança e foi pra arrogância. Como sei que você é uma pessoa que não gosta de receber ajuda e muito menos ler conselhos, vou apenas deixar a solução aqui embaixo. A mudança irá depender somente de você! Não tenha medo de admitir o seu erro, ou vergonha de dizer que pontuou tudo isso. Lembre-se que essa limitação pode muito bem ser reparada caso você leve em consideração o que eu disser.

ETAPAS DE SOLUÇÃO:
• Faça perguntas as pessoas do tipo
- "Eu tenho sido muito teimoso com você?"
- "Eu tenho dado atenção a você?"
Peça que uma vez na semana alguém lhe dê uma nota de 1 a 10. Se a nota for baixa, agradeça do mesmo jeito e peça uma sugestão para melhorar.

• Quando alguém discordar de você, não revide imediatamente atacando a opinião da pessoa. Apenas compreenda de que ela tem esse direito.

• Comece a pedir a opinião de pessoas que discordem de você, isso irá lhe ajudar a ser mais tolerante e menos autoritário.

COMO LIDAR COM UMA PESSOA EXCESSIVAMENTE AUTOCONFIANTE?

A pessoa confiante é segura e muito independente. Uma das melhores maneira de lidar com alguém assim é ouvir o que a pessoa tem a dizer, concordar e explicar que você também tem informações que podem complementar o ponto de vista dela.

RECADINHO:
Olá leitores! Obrigada mais uma vez pela leitura de mais um capítulo.
Espero ter ajudado.
Pessoas que se identificaram com a personalidade acima, não fiquem bravas!😛
Se gostou do capítulo não deixe de votar e deixar a sua opinião nos comentários.

Superando LimitaçõesOnde histórias criam vida. Descubra agora