• Já disseram que é difícil entender você?
• Já se perguntou porque as outras pessoas parecem ter relacionamentos mais profundos que você?
• Você tem dificuldade em expressar emoção e afeto?Sinto-lhe informar mas talvez você seja tão frio, sem emoções e pouco afetuoso a ponto de ter a quinta limitação deste livro, o frio.
Para começar esse capítulo, vou te contar a história de uma professora. Brenda Campos era uma professora, ela realmente amava as pessoas. Em casa era uma mãe exemplar, excelente nos termos de afeto e apoio. Na escola porém, em sua sala de aula, era bem diferente. Ela acreditava que a única maneira de ganhar e manter respeito, controle e obediência era através da força. Não era ríspida e rude em excesso como os críticos do capítulo anterior mas era dura, não aceitava desculpas e evitava ao máximo ser amigável, pois pensava que os alunos se aproveitariam de uma professora assim. Visto de fora, em vários aspectos essa tática parecia perfeita! Ela era elogiada por seus superiores e até mesmo por alguns alunos, em casa era parabenizada pelo seu trabalho competente. Tudo parecia dar muito certo, ela realmente tinha o respeito dos alunos mas faltava algo que os ligava, o afeto. Ela era boa em ponto de vista acadêmico, mas em relacionamento não. Em consequência, se mantinha afastada dos alunos.
Porém, depois de tudo que ela aprendeu ouvindo conselhos de uma pessoa especial em sua vida, Brenda percebeu o erro que cometia e o reparou. Passou a cumprimentar os alunos que passava por ela, passou a conversar melhor com eles e se impressionou com o resultado bom que isso trouxe.
Pessoas frias não interagem bem com pessoas comuns ao seu redor e geralmente não tem a menor necessidade de se preocupar ou se importar com o bem-estar e os sentimentos das outras pessoas. Não me refiro a timidez, que é uma outra limitação. Me refiro a pessoa que tem uma enorme dificuldade em demonstrar afeto e por isso, não cria vínculos com pessoas, passam a vida inteira se preocupando com negócios, não com indivíduos.
Mas é sempre importante lembrar, que muitas pessoas frias são como é, por motivos de infância, por rancor ou por algum trauma que na maioria das vezes tem uma forte ligação com a família e o modo que a criança foi tratada. Em poucos casos isso tem ligação com o modo em que a criança foi tratada em convívio social, ou seja, junto com outras crianças. E por último e não menos importante, uma pessoa "fria" é capaz de sentir muitas emoções assim como qualquer outra pessoa, a única diferença é a dificuldade para demonstrar as próprias emoções, coisa que uma pessoa comum não tem.
ENTRE OS SINTOMAS DO TESTE ABAIXO MARQUE EM UM PAPEL COM QUAIS VOCÊ SE IDENTIFICA E DEPOIS SOME E VEJA O RESULTADO:
( ) Você acha que as pessoas devem e podem resolver os seus próprios problemas sozinhas.
( ) Em geral você só visualiza as mensagens e só responde se for importante.
(O famoso visualiza e não responde hahahaha)( ) As pessoas costumam dizer que você não é uma pessoa afetuosa.
( ) É raro você elogiar alguém.
( ) Você se fecha muito mais quando está perto de pessoas com as quais não se sente à vontade.
( ) Demonstrar comportamentos emotivos te deixa muito constrangido, mesmo sendo com as pessoas mais próximas de você.
( ) Você raramente pensa no que poderia fazer por outra pessoa.
( ) Em geral, não faz questão de cumprimentar conhecidos, muito menos estranhos.
( ) Não é raro ver alguém perguntar no que você está pensando, pois você é muito fechado.
( ) Na sua opinião, não é responsabilidade sua fazer alguém se sentir bem consigo mesmo.
AGORA DEPOIS DE SOMAR VEJA O RESULTADO:
Entre 0 e 3:
Não se preocupe, porque o que tudo indica você me parece alguém bem emotivo e afetuoso.Entre 4 e 6:
Esse resultado só pede cautela para que você jamais se permita passar desse 6. Pois uma vez com mais da metade das características citadas acima será muito difícil quebrar essa casca.Entre 7 e 10:
Existe uma frase que diz "Nós não somos responsáveis somente pelo que fazemos, mas também por aquilo que não fazemos." Muitas pessoas que pontuarem esse resultado, não vão admitir, mas sei que se sentem sozinhas e incompreendidas, pois as pessoas não conseguem entender o motivo de você ser assim tão na sua e estoico, e então você se fecha ainda mais e é difícil alguém receber um afeto seu mesmo que seja a cada mil anos. Vamos tentar reparar isso? Pois você verá, quando se soltar e demonstrar melhor as suas emoções todo esse sentimento de incompreensão acabará. Sei o quanto é difícil, e que mesmo querendo demonstrar chega uma hora em que fica bloqueado e é difícil sair alguma coisa, porém, nada que o esforço e a boa vontade não resolva. Leias as etapas para praticar.ETAPAS DE SOLUÇÃO:
• Envie uma mensagem positiva para alguém. Não precisa ser uma pessoa desconhecida, pode ser para alguém que você se sinta seguro e próximo.
• Quando gostar de alguma coisa que alguém fez, tente elogiar. Porém, lembre-se; somente se for sincero.
• Tente interagir com as pessoas cumprimentando cada uma delas.
• Comece a tentar saber mais sobre as pessoas com quem convive, diga frases como: "Talvez eu tenha passado a falsa impressão de que você não tem valor para mim. Pode me dar a oportunidade de mudar isso?"
• Faça perguntas profundas propositalmente para descobrir o que é importante para os outros; por exemplo: "Como está a sua família?" ou "Em que você tem pensado ultimamente?"
COMO LIDAR COM UMA PESSOA FRIA?
Uma pessoa fria não se envolve em sentimentalismos desnecessários, não deixam que os relacionamentos o façam esquecer de suas prioridades. Se você está conseguindo ver um lado um pouco mais afável da pessoa, ao invés de ficar esperando faça perguntas específicas, tais como: "O que acha disso? Você gostou?" Tenha expectativas realistas pois a pesssoa não mudará drasticamente da noite para o dia. É possível que a maioria diga que você está carente então se prepare para explicar que o errado não é você. Tenha paciência, paciência é a palavra chave rsrsrs.
RECADO:
Muito obrigada por ler mais esse capítulo! O que você achou? Deixe a sua opinião. Quanto você pontuou? Se encontrar algum erro, me avise nos comentários por favor.
Em breve nas férias, essa história de publicar um capítulo por mês vai ter fim. E então, eu vou poder postar com mais frequência as limitações. Demorou mais foi!! Kkk não pensem que eu abandonei o livro, jamais!!
Espero que tenham gostado, até a próxima!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Superando Limitações
DiversosTodos nós temos limitações pessoais que em exagero pede atenção. Pois não passam a afetar somente você, passam a afetar todos aqueles a sua volta. É importante buscar reparar cada uma dessas limitações para que virem algo positivo e a seu favor. A m...