• Às vezes você é incapaz de dizer não?
• Você tem dificuldade em dizer o que realmente pensa?
• Você com frequência costuma se ver desgastado?Sinto-lhe informar mas talvez você seja uma pessoa tão superprotetora que exala submissão sem perceber.
A terceira limitação que esse livro está a te apresentar é a superproteção.
Certa vez, conheci uma mulher de 27 anos que estava procurando ajuda para salvar o próprio casamento, pois, segundo ela estava em crise. Era uma mulher inteligente e bonita, era gentil com todos até mesmo com quem não gostava de sua presença, estava sempre de bom humor que com um sorriso no rosto. Ela se atrasa quando marca um compromisso, e também não cumpre o que costuma prometer (essas são características notáveis de uma pessoa com essa limitação) ela lava as roupas do marido desde que se casaram e além disso todos os dias cozinha para o mesmo. Ao contar a sua história, percebi que lágrimas saiam de seus olhos ao descobrir que o seu próprio marido a traia!
Ela fazia perguntas do tipo:
— Porque ele me trata assim? Sou tão boa com ele!
Então... tentei respondê-la.
— Talvez porque ele tenha percebido que você não vai brigar com ele por causa desse comportamento.
Ela se entregava para todos de forma exagerada como se seu limite de crédito fosse infinito como pessoa. Estava tornando-se submissa e não se dava conta da gravidade dessa limitação.EXCESSO DE GENEROSIDADE FAZ MAL!
Sim, infelizmente tudo tem limite e tudo em excesso faz mal.
Então você me pergunta:
— O que tem demais em ser coração-mole?
E eu te respondo:
Pessoas assim tendem a sofrer por não saber impor limites! O comportamento bondoso e atencioso de superprotetores vai além do saudável para elas e para os outros.
Na escola pessoas superprotetoras ao fazerem trabalhos em grupo sempre fazem tudo e poupam outros integrantes de ajudar caso essa ajuda for forçada da parte deles. Se esforçam e se desgastam em dobro sem dizer não.
Pessoas assim não são bons chefes e nem bons líderes pois tendem a ceder a opinião dos outros.
Alguns leitores (sobretudo os superprotetores) irão perguntar:
"O que tem de errado em ser solidário e tirar um tempinho para os demais?"
A resposta é:
Nada, desde que se trate de uma emergência ou necessidade ocasional.
Porém, se você perceber que está constantemente limpando a sujeira alheia, resgatando gente irresponsável ou gastando demais de seu tempo e sua energia por mau planejamento ou crises de terceiros, aceite o fato de que provavelmente é um superprotetor (a).
Você não precisa tornar-se uma pessoa egoísta e fria, mas deve manter em equilíbrio a atenção que dá aos demais.ENTRE OS SINTOMAS DO TESTE ABAIXO MARQUE EM UM PAPEL COM QUAIS VOCÊ SE IDENTIFICA E DEPOIS SOME E VEJA O RESULTADO:
( ) Acredito que com o tempo as pessoas vão acabar corrigindo os próprios erros.
( ) Se alguém da escola, família ou trabalho está meio deprimido tende a me procurar para pedir ajuda.
( ) É mais importante ajudar alguém que precisa de ajuda do que alcançar meus objetivos pessoais.
( ) Às vezes falo o que a outra pessoa quer ouvir em vez de dizer o que realmente estou pensando.
( ) Pra mim é difícil ser uma pessoa rígida e impor disciplina.
( ) Eu me importo muito com os sentimentos das pessoas e sempre as tiro de encrencas que elas mesmas se meteram.
( ) Tenho muita dificuldade em dizer não.
( ) Todos os dias me sinto muito sobrecarregado (a) com tarefas da vida.
( ) Eu teria dificuldade em dizer algo que pudesse magoar outra pessoa (algo verdadeiro) mesmo que fosse muito necessário dizer.
( ) Às vezes sinto que as pessoas se aproveitam da minha boa vontade em ajudar.
AGORA DEPOIS DE SOMAR VEJA O RESULTADO:
Entre 0 e 3:
Não há com que se preocupar! Você é uma pessoa boa, generosa e que pensa no seu próximo de maneira saudável.
Se tirou 0, tente ser uma pessoa mais afetuosa e solidária.Entre 4 e 6:
Deve tomar cuidado se o seu resultado foi 6, pois pode muito bem subir e ir para o pior resultado. Se foi 4 e 5, não se preocupe muito, porém talvez esteja na hora de pensar um pouco mais em si mesmo.Entre 7 e 10:
Essa pontuação pede muita atenção e é uma pontuação delicada, pois não tem como eu dizer pra uma pessoa gentil e generosa que ela está agindo de forma que não é apropriada. Está na hora de por-se um pouco mais em primeiro plano. Mas antes de dizer outras coisas quero elogiar a sua capacidade de sempre incentivar as pessoas e espero que continue sempre a ajudar todos aqueles que estão à sua volta!
Quando você entra em um avião, lembra das instruções da aeromoça?
"EM CASO DE EMERGÊNCIA MÁSCARAS DE OXIGÊNIO CAIRÃO DO COMPARTIMENTO SUPERIOR, COLOQUE PRIMEIRO A SUA E DEPOIS AJUDE OS OUTROS".Pode refletir nesse exemplo.
Há um motivo para que você ponha sua máscara primeiro: Se tiver usando-a pode ajudar melhor as pessoas ao lado.
Esse conselho pode parecer egoísta, mas não é. Meu objetivo é simplesmente ajudá-lo a encontrar o equilíbrio.ETAPAS DE SOLUÇÃO:
• Comece a impor limites de forma adequada. Se você se sentir tentado a socorrer ou livrar a cara de alguém tenha certeza de que fará isso para o bem de todos.
• Passe a dizer não nos momentos adequeados. Não deixe de ser atencioso e nem de ajudar os outros mas evite que se desgaste demais fazendo isso.
• Dê mais atenção a si mesmo e comece a dizer o que pensa com mais frequência. Se alguém pedir a sua opinião, seja diplomático mas também seja sincero.
COMO LIDAR COM UMA PESSOA SUPERPROTETORA?
Pessoas com essa limitação são atenciosas, encorajadoras, positivas e companheiras.
Para ter uma boa convivência com pessoas assim, é importante elogiar o jeito generoso delas e mostrar admiração por suas qualidades. Tente deixar pessoas assim em uma posição que transforme essas limitações em vantagens.RECADINHO:
Olá leitores e leitoras. Esse capítulo ficou um pouco grandinho mas está aí! Desculpem a demora para publicar, eu tive problemas com o tempo pois tem outros 3 livros para cuidar.
Você é uma pessoa superprotetora? Qual foi a sua pontuação? Comente aí embaixo. Desculpem se tiver algum erro de ortografia, eu fiz esse capítulo rapidamente.
Obrigada por ler mais esse capítulo. Até mais!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Superando Limitações
AcakTodos nós temos limitações pessoais que em exagero pede atenção. Pois não passam a afetar somente você, passam a afetar todos aqueles a sua volta. É importante buscar reparar cada uma dessas limitações para que virem algo positivo e a seu favor. A m...