• Você aprecia espontaneidade?
• Você toma decisões rápidas?
• Você fica entendiado facilmente?Sinto-lhe informar mas talvez você seja muito rápido no gatilho, ou melhor dizendo o famoso impulsivo demais.
Basicamente, pessoas que possuem essa limitação são pessoas impulsivas que possuem pouco autocontrole.
Vamos ver um exemplo disto:Conheço uma mulher, que é apelidada de Mary e embora ela tenha disciplina para trabalhar horas seguidas em um projeto, se alguma coisa demorar demais ela simplesmente fica entediada e então, começa a procurar algo novo para fazer sem concluir o antigo. Se ela não mudar esse comportamento, vai passar o resto da vida em busca do "pote de ouro" no fim do arco-íris. As limitações que são mais perigosas em Mary é sua falta de autocontrole e necessidade excessiva de mudança. Está sempre mudando de um projeto para o outro sem terminá-los, isso pode afetar gravemente sua vida profissional. Mas o que ela pode fazer para resolver isso? Em primeiro lugar, precisa identificá-las por meio de algo chamado autoavaliação (o que é sempre fundamental). A chave para ter sucesso sobre essa limitação é manter o objetivo sempre em mente e pensar no seu rumo a longo prazo. Mary vivia planejando e mudando de ideia. Depois que eliminou esse problema tornou-se extremamente bem-sucedida e está curtindo a vida mais do que nunca.
Ela já havia comentado que confessa que sente falta da emoção de trocar de atividades sempre, mas que a mudança valeu a pena pois agora se sente realizada.
E eu fiquei pensando em quanta gente já teve uma ótima oportunidade e a desperdiçou simplesmente por não levá-la até o fim. Mas é importante saber que há vários tipos de pessoas impulsivas que são impulsivas em situações diferentes, mas para todos no geral, estas soluções funcionam muito bem.
ENTRE OS SINTOMAS DO TESTE ABAIXO MARQUE EM UM PAPEL COM QUAIS VOCÊ SE IDENTIFICA E DEPOIS SOME E VEJA O RESULTADO:
( ) Você adora experimentar coisas novas?
( ) Para você se sentir realizado, precisa fazer algo criativo?
( ) Você tem tendência abandonar projetos ou relacionamentos que apresentam dificuldades?
( ) Você acha complicado monitorar o seu dinheiro por causa das compras impulsivas que você sempre consome?
( ) Para você trabalhar em um ambiente mudando e rotineiro emocionalmente desgastante?
( ) Se você perder o interesse tem dificuldade em continuar desempenhando a tarefa?
( ) Você se considera uma pessoa espontânea e fica facilmente entediada com coisas repetitivas?
( ) Sua natureza é impulsiva e também é motivo de conflitos nos seus relacionamentos?
( ) Você é bom para começar projetos e atividades mas não costuma chegar até o fim delas?
( ) Você não costuma pensar a fundo em uma ideia os detalhes você costuma resolver depois?
AGORA DEPOIS DE SOMAR VEJA O RESULTADO:
Entre 0 e 3:
Como sempre, esse é um ótimo resultado e você não precisa se preocupar com nada. É uma pessoa equilibrada e possui autocontrole.
Entre 4 e 6:
Esse é um resultado mediano mas que pede um pouco de atenção, pois pode ser que você venha a desenvolver essa limitação no futuro. Então passe a ter mais cautela e um pouco mais de autocontrole antes de fazer as coisas e tomar decisões.
Entre 7 e 10:
Se na hora de tomar decisões se você perceber que os outros estão oferecendo resistência as suas ideias as três explicações mais comuns para isso são:
01- Você não comunicou bem a ideia.
02- O momento não é adequado.
03- Você não está com a razão.Uma medida simples de você controlar a sua impulsividade é não falar com ninguém sobre uma ideia antes de anotá-la em uma agenda esperar uma semana. Porque após esse tempo você saberá avaliar melhor o potencial da ideia. Tome cuidado também para não interromper as pessoas, pois é às vezes a sua boca é mais rápida do que você. E, acima de tudo, disponha-se aceitar as opiniões sinceras que os outros lhe derem.
Agora veja abaixo algumas etapas de soluções que podem te ajudar ainda mais a resolver este problema:
ETAPAS DE SOLUÇÃO:
• A primeira etapa que você precisa fazer é parar de interromper as pessoas. Então durante um dia inteiro você não vai dizer nada em uma conversa em grupo antes de deixar passar dois segundos. Essa medida vai te permitir manter o controle.
• Termine as tarefas que começa. É muito simples essa etapa.
• Deixe de agir por impulso. Se você tiver uma ideia nova anote-a e depois de uma semana volte a examinar ela e decidir se realmente vale a pena.
COMO LIDAR COM UMA PESSOA QUE É IMPULSIVA?
A pessoa que possui essa limitação é adaptável e age depressa. Então quando alguém impulsivo tomar uma decisão, pense no melhor momento para confrotá-lo. Mesmo se a decisão estiver errada o mais sábio é tentar tirar proveito da situação e não dar a impressão de estar criticando. Os impulsivos não quero errar; apenas reagem a algo que acreditam que precisa ser diferente. Então enfatize o lado positivo dessa característica, da mesma forma que eles deverão enfatizar o lado positivo da sua opinião.
RECADO:
Olá leitores! Finalmente eu trouxe a última limitação para vocês. Demorou muito mas foi! Espero que gostem, e infelizmente o livro está acabando.
Terá a parte dois, aqui no mesmo livro onde irei relatar minha experiência com minhas limitações e como eu estou conseguindo melhorá-las.
Aguardem!
Espero que a obra tenha ajudado vocês.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Superando Limitações
DiversosTodos nós temos limitações pessoais que em exagero pede atenção. Pois não passam a afetar somente você, passam a afetar todos aqueles a sua volta. É importante buscar reparar cada uma dessas limitações para que virem algo positivo e a seu favor. A m...