Jamais imaginava que conseguiria um emprego tão rápido, ainda mais no time que o primo jogava. Alice contara aos seus pais a novidade, Jordan ria de felicidade, mas ainda ficava com um pé atrás sobre o emprego no time "do contra".
Durante algumas horas livres que teve, conversou com Guillermo que comentava um pouco sobre sua vida e também sobre seu pequeno filho, Petrus. A esposa dele havia morrido no parto do menino e mesmo assim, levava uma vida tranquila cuidando do pequeno.
Naquela manhã, a organização do clube marcou a primeira sessão em grupo com todos os jogadores e isso deixava Alice bastante nervosa. Não seria simples estar na frente de tantos jogadores sensacionais, dando apoio e preparamento psicológico.
Em minutos, a sala estava cheia de jogadores gritando, enquanto Alice finalizava alguns slides para passar para eles. Foi autorizada a começar, e ficou em pé, arrumando o jaleco que usava enquanto todos olhavam para ela em um momento de silêncio.
— Bom dia, rapazes!
— Bom dia — responderam juntos.
— Eu me chamo Alice, alguns de vocês já me conhecem — deu uma risadinha. — Eu sou a nova psicóloga do clube, e desde já peço que vocês tenham um pouco de paciência, pois vocês são novos para mim, e estou um pouco nervosa sobre isso.
— Mas para que a gente precisa de psicólogo? — Castro perguntou, recebendo uma vaia de alguns.
— Já de antemão: psicólogo não é para louco! A psicologia nada mais é do que a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais — Alice explicou andando de um lado para o outro. — E a psicologia do esporte tem o objetivo de compreender e lidar com os fatores psíquicos que podem interferir as ações de cada atleta.
"Em meu trabalho, ajudo cada um de vocês a explorar ao máximo suas habilidades e também para aprender a lidar com as diversas emoções e sentimentos que ocorrem durante as competições — ela abriu o slide das competições que o clube participava. — Essas emoções podem ajudar, ou até mesmo atrapalhar o rendimento de vocês, e é esse o principal objetivo da Psicologia do Esporte.
Para manter o equilíbrio, em geral, o psicólogo entra com um trabalho de promover a saúde e ajudar o atleta a controlar o comportamento e melhorar seu rendimento. Meu trabalho é focado no planejamento, na percepção e na concentração pré-jogo.
Em relação ao planejamento, analisamos condições ambientais, ou seja, onde está sendo realizado o treino, as interferências do ambiente no corpo do atleta, no seu comportamento e outros.
A percepção é estimulada para discriminar o que está acontecendo com seu corpo, com seus músculos, articulações e tendões, bem como, de outros órgãos que estão envolvidos com a execução dos movimentos.
E a concentração ensina o atleta a focalizar a atenção naquilo que é relevante no momento do treino e de sua competição.
Um dos suportes principais é o emocional, proporcionando condições para lidar com as cobranças, expectativas, competitividade, ansiedades, derrotas e vitórias. E neste mesmo nível não podemos esquecer que o atleta fica ocioso em relação à lesões.
Devido a todas estas interferências que muitas vezes afetam o rendimento de vocês, e o alcance de seus objetivos no dia-a-dia, as metas, a visualização positiva da conquista e a rotina de treinos são muito importantes."
— Ela é muito boa! — comentou Bürki, batendo palmas, trazendo os outros caras também, deixando Alice com mais vergonha.
— Vamos ter que dividir essas sessões, pois são muitas coisas a serem explicadas — explicou passando de slide. — Todos concordam?
VOCÊ ESTÁ LENDO
IMPEDIMENTO [COMPLETA]
Fiksi PenggemarDepois de meses da lesão que tirou Reus da copa de 2014, ele se vê mais uma vez agonizando no chão de um gramado, na final da bundesliga de 2016, e é cortado imediatamente da Euro. Quando se recupera e começa a fisioterapia, não imagina que o clube...