OUTRO LADO

5 1 6
                                    


O BARULHO DA SINETA DA PORTA TOCANDO ME TIROU DE CONCENTRAÇÃO, SERIA KIER,COM CERTEZA. MEU ALÍVIO FOI ATÉ GRANDE POR ELE PODER FINALMENTE ME ENCONTRAR NO QUARTO E OUTRA PARTE ERA CURIOSIDADE PELO O QUE ELE HAVIA DESCOBERTO.ENTÃO DEIXEI O LIVRO ABERTO NA PÁGINA QUE PAREI E FUI ABRIR A PORTA.
_OI._ELE SORRIU. SEU JEITO ESCORADO NO VÉRTICE DA PORTA ERA BEM DIVERTIDO.SEU OLHAR ERA BEM FIXO NOS MEUS.SEUS LÁBIOS SE MOVIMENTANDO...NÃO KIER.ERA DONY.
_OI._EU DISSE NORMALMENTE,ESCONDENDO MINHA SURPRESA.
_TÁ OCUPADA?_ELE SORRIA,COLOU O ANTEBRAÇO NA PORTA DE FORMA QUE PÔDE RECOSTAR SUA TESTA ALÍ.SEUS OLHOS ESTAVAM ESTREITOS E ISSO ME FEZ LEMBRAR DA FOTO DELE.DE QUANDO ERA PEQUENO E SEGURAVA UM CHAPÉU ENORME.NA VERDADE SEU ROSTO NÃO MUDARA QUASE NADA.
_AH... NÃO.EU ESTAVA LENDO...PERDI A NOÇÃO DO TEMPO...JÁ É TARDE?_EU REALMENTE HAVIA PERDIDO.SERIA QUASE HORA DO SOL SE PÔR?NÃO...O SOL BRILHAVA FORTE LÁ FORA.
_NÃO SEI...ACHO QUE NÃO.É HORA DO ALMOÇO.VOCÊ NÃO ALMOÇOU?_SEU JEITO ERA MUITO LEGAL DE SE OBSERVAR.AS PERNAS ESTAVAM FAZENDO UM X PERTO DAS CANELAS E UM PÉ ESTAVA APOIADO SOMENTE EM UM DEDO,SEM ENCOSTAR NO CHÃO.ELE NÃO PARECIA ESTAR NERVOSO.
_NÃO._EU NÃO HAVIA COMIDO NADA DEPOIS DA PIZZA DO DIA ANTERIOR.
_ENTÃO ME FAZ COMPANHIA?
_SIM, TE FAÇO COMPANHIA, MAS ANTES..._EU FUI ATÉ A CAMA PEGAR OS DOIS LIVROS QUE EU JÁ HAVIA LIDO. ELE OLHOU MEU TRAJETO._ENTRE._EU DISSE,VIRANDO DEPOIS E O VENDO DO MESMO JEITO NA PORTA.
_OK..._ELE MURMUROU E CAMINHOU ATÉ MIM,COÇANDO A NUCA._O QUÊ? NÃO VAI LER?_ELE DISSE ASSIM QUE PAROU DO MEU LADO E EU INCLINEI OS LIVROS PARA ELE.
_EU JÁ LI... ESTOU NESSE AGORA._APONTEI PARA O LIVRO ABERTO NA CAMA.DEPOIS VOLTEI A OLHAR PARA ELE.DONY OLHAVA PARA MIM COM A EXPRESSÃO MAIS DIFERENTE QUE NOTARA.ERA INCREDULIDADE.E COM ISSO AGREGADO A SEU ESTADO DE MÚMIA REPENTINA, UMA VONTADE SÚBITA DE RIR SE APODEROU DE MIM._O QUE HÁ?_EU PERGUNTEI EM MEIO AO RISO.
_VOCÊ NÃO ESTÁ FALANDO SÉRIO ESTÁ?_SUAS SOBRANCELHAS ARQUEADAS FORAM A MELHOR PARTE.
_SOBRE OS LIVROS?SIM. EU OS LÍ E ESTOU LHE ENTREGANDO. NÃO DEU TEMPO DE LER OS OUTROS DOIS,COMO PODE VER..._APONTEI PARA O LIVRO ABERTO NA CAMA NOVAMENTE._ESTOU NO COMEÇO DAQUELE.
_UMTY..._ELE FINALMENTE PEGOU OS LIVROS DA MINHA MÃO._TÊM EM MÉDIA 500 PÁGINAS.
_NA VERDADE ESSE DE FILOSOFIA TEM 450 E O OUTRO DE ARTES TEM 505._EU DISSE,SEM SABER DE ONDE EU HAVIA TIRADO AQUELA VONTADE DE CORRIGI-LO.NOTEI SUA BOCA SE ABRINDO LENTAMENTE.
_SE PASSARAM ALGUMAS HORAS APENAS...
_NÃO ACREDITA EM MIM?
_EU..._ELE OLHOU PARA OS LIVROS DE NOVO E FOLHEOU O QUE ESTAVA POR CIMA._ACREDITO, MAS... ISSO NÃO É COMUM._ENTÃO ENTENDI O ESPANTO DELE.OS HUMANOS DEMORAVAM MUITO PARA LER PORQUE RELIAM O MESMO PARÁGRAFO VÁRIAS VEZES ATÉ ENTENDEREM.ALÉM DISSO,SEUS CÉREBROS NÃO DIVIDIAM A ZONA DA ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO.QUALQUER COISA OS TIRAVAM DE SINTONIA COM O QUE O LIVRO ABORDAVA,FOSSE UMA GRANDE CONFUSÃO,FOSSE UM MÍNINO PENSAMENTO.
_É QUE EU LEIO RÁPIDO._RESPONDI JÁ COM O RISO CONTIDO.
_RÁPIDO?_ELE RIU._TERÃO QUE INVENTAR ALGUM NOME PRA ISSO.RÁPIDO É FRACO DEMAIS._EU SORRI COM ELE._BOM...MAS DEIXE ELES AQUI...AMANHÃ EU PEGO...OU DEPOIS DE AMANHÃ.NÃO TEM PRESSA._ELE DEIXOU PERTO DOS OUTROS,ALÍ NA CAMA.SEUS OLHOS CAMINHARAM PARA O RESTO DA CAMA E PARA A MESINHA.SE ESTAVA SENTINDO FALTA DE RETRATOS, ELE NÃO DISSE._ENTÃO...VAMOS?
_VAMOS. E..._FUI CAMINHANDO PARA A SAÍDA COM DONY AO MEU ENCALÇO._COMO ACHOU MINHA PORTA?
_AH..._ELE COÇOU A NUCA DE NOVO, SE DEMORANDO MAIS ESSA VEZ._EU ...É...FOI BEM DIFÍCIL.BATI EM TODAS AS PORTAS E POR FIM ENCONTREI A SUA._ELE OLHAVA PARA O CHÃO.
_SÉRIO?_EU PERGUNTEI POR IRONIA, JÁ SABENDO QUE ELE NÃO TERIA FEITO AQUILO.
_BRINCADEIRA... EU OLHEI SEU NOME NA LISTA DO HOTEL...ISSO NÃO É BEM RECOMENDÁVEL...MAS ACHO QUE VOCÊ NÃO SE IMPORTA CERTO?
_CERTO. NÃO ME IMPORTO.GOSTEI DA VISITA._EU SORRI E JÁ NO CORREDOR,FECHEI A MINHA PORTA.
_QUE BOM... UMITY...VOCÊ NÃO TINHA SOBRENOME NA LISTA,FOI ATÉ DIFÍCIL ACHAR PORQUE PENSEI QUE SEU NOME COMEÇAVA COM “A”._ISSO NÃO ERA BOM.ERA BEM RUIM LEMBRAR DA VERDADE E NÃO PODER DIZER.
_AH...ACHO QUE FOI POR CONTA DA CORRERIA DE QUANDO CHEGAMOS.E NÃO... “A” NÃO._EU SORRI TENTANDO JÁ LEVAR A CONVERSA PARA OUTRO RUMO.ELE NÃO PODERIA INSISTIR SABER MEU SOBRENOME.QUE ERA NA VERDADE APENAS NÚMEROS.E HUMANOS NÃO TINHAM NÚMEROS COMO SEUS SOBRENOMES.
_ENTENDI._ELE SORRIU E FOMOS CAMINHANDO PELO CORREDOR.EU QUASE ME ESQUECI QUE ESPERAVA KIER,NÃO ELE. E COMO EU ESTAVA SAINDO PARA ALMOÇAR NAQUELE MOMENTO,ERA PROVÁVEL QUE KIER ME VISSE LÁ FORA._UAU! A TEMPERATURA SUBIU MUITO HOJE..._DONY FEZ CARETA PARA O CÉU AO SAIRMOS PELO SAGUÃO._SÓ PARA ESCLARECER...PODEMOS PASSAR POR DENTRO,MAS ACHO QUE ESSE CAMINHO DO JARDIM É BEM MELHOR._ELE ME DISSE,ENQUANTO FAZÍAMOS O MESMO CAMINHO PARA OBSERVAR O SOL.
_POR QUÊ?_OLHEI AO REDOR E NÃO HAVIA NINGUÉM A VISTA.NÃO QUE EU ESTIVESSE ACOSTUMADA A VER MUITAS PESSOAS POR ALÍ,MAS GERALMENTE TINHAM ALGUMAS ESPALHADAS.
_AHH NÃO SEI._ELE TINHA A TESTA FRANZIDA E OS OLHOS ENTREABERTOS. O SOL O ESTAVA ATRAPALHANDO NESSA PARTE._MAS PREFIRO PASSAR POR AQUI._DISSE E EU AINDA O OBSERVAVA.DEPOIS ELE RIU.
_OK...
AO CHEGARMOS A MESA,A MAIS AFASTADA DAS OUTRAS,DONY FOI SE MOVENDO BASTANTE PARA SE SENTIR CONFORTÁVEL.ELE ARRASTOU A CADEIRA PARA FRENTE,PARA TRÁS E PARECEU DAR ALGUNS PULOS ATÉ SE AJEITAR.ENQUANTO ISSO EU BUSCAVA NAS OUTRAS MESAS,DISTRIBUIDAMENTE OCUPADAS,SINAIS DE KIER. DRUH HAVIA FALADO ALGO SOBRE ELE NÃO ENCONTRÁ-LO NO LIVRO. NÓS TÍNHAMOS RASTREADOR?NÃO ERA DE SE ALARMAR QUANTO A ISSO,MAS SERIA POSSÍVEL QUE NÓS PUDÉSSEMOS TER ACESSO A ESSE PROCESSO?DONY ESCOLHIA SUA REFEIÇÃO NA TELA, E EU SENTIA PRESENÇA HUMANA. ALGO EM MIM,ESTAVA CONFIGURADO PARA SABER EXATAMENTE DISTINGUIR HUMANOS.MAS NÃO MÁQUINAS.NÃO TINHA ALGO EM MIM QUE APITAVA AVISANDO TER UMA MÁQUINA.DEVIA SER BEM DIFÍCIL TAMBÉM,JÁ QUE TUDO ERA MAQUINIZADO.
_ME PERDOE UMITY... EU NEM PERGUNTEI SE VOCÊ QUERIA ALMOÇAR EM OUTRO LUGAR..._DONY ME DISSE,ME AFASTANDO DE MEUS PENSAMENTOS SENSATOS,ESTRANHOS,MAS SENSATOS.
_NÃO SE PREOCUPE... AQUI ESTÁ ÓTIMO. E EU NEM ME LEMBRARIA DE ALMOÇAR SE NÃO FOSSE POR VOCÊ._RIMOS ,MAS ERA VERDADE.EU TERIA TERMINADO DE LER TODOS OS LIVROS E ESPERARIA A HORA DO SOL SE PÔR PARA VER DONY.ISSO NA ESPERANÇA DE ANTES SABER O QUE KIER HAVIA CONSEGUIDO.
_FOI BOM TER IDO TE CHAMAR ENTÃO. SENÃO...O QUE TERIA FEITO?DEVORADO TODOS OS LIVROS ANTES DO SOL SE DESPEDIR._ELE COMENTOU SORRINDO, SUAS MÃOS MEXENDO OS CABELOS ACIMA DA TESTA, E ME ADMIREI QUE SEU PENSAMENTO TIVESSE CHEGADO PRÓXIMO AO MEU.
_SIM...TERIA FEITO ISSO._EU CONTINUEI SORRINDO E FUI,FINALMENTE,OLHAR AS OPÇÕES DE CARDÁPIO NA TELA E FAZER MEU PEDIDO.DONY SE LEVANTOU DE REPENTE FICANDO DO MEU LADO,COM A MÃO APOIADA NA MESA E OS OLHOS OBSERVANDO MINHA ESCOLHA.ELE APERTAVA OS LÁBIOS NOVAMENTE. DEPOIS ENTENDI QUE DONY ESTAVA FAZENDO O PAPEL DE BOM DONO,ELE TINHA CERTO CONHECIMENTO SOBRE A COMIDA E FOI ME EXPLICANDO MAIS A RESPEITO DOS PRATOS. ERA QUASE IMPOSSÍVEL VER COMIDA E NÃO LEMBRAR DE COMO KIER GOSTAVA DA NOSSA SALA DE ALIMENTAÇÃO EM AIM.DE TODOS OS OUTROS,DEPOIS DE DIRLY,EU CONSIDERAVA KIER,A MÁQUINA MAIS HUMANA DE AIM.TALVEZ FOSSE ESSE, O OUTRO MOTIVO QUE FACILITOU NOSSA AMIZADE.
_ESTOU COM MUITA FOME._SE QUEIXOU ELE RINDO, SEGUNDOS DEPOIS DE FINALIZARMOS NOSSO PEDIDO.EU O AGRADECI E JÁ ESTAVA ME ACOSTUMANDO COM A HABILIDADE DELE DE SE MOVER.ELE REALMENTE SE MOVIA MUITO RÁPIDO,FAZENDO VÁRIOS GESTOS AO MESMO TEMPO.ENQUANTO ELE APERTAVA A BOCA,EU TENTEI DISTRAIDAMENTE PASSAR AS MÃOS NO MEU CABELO,E MAIS UMA VEZ UMA ONDA ESTRANHA SE PASSOU POR MIM.EU GOSTARIA QUE MEU CABELO FOSSE LONGO.PARECIA NÃO CRESCER...E SE NÃO CRESCESSE?SERIA ESTRANHO ME CONSTRUÍREM PARA SER UMA HUMANA,FALTANDO CARACTERÍSTICAS HUMANAS...COMO O CRESCER DE CABELO.TERIAM ELES ESQUECIDO DAQUELE MERO DETALHE?
_E POR QUE ESTAMOS ESPERANDO..._EU FIZ MENÇÃO DE LEVANTAR.
_NÃO... NO ALMOÇO TEMOS ENTREGADORES. PRA NÃO CAUSAR TUMULTO...
_É... FAZ SENTIDO.VOCÊ QUE PLANEJA O ANDAMENTO DO HOTEL?_PERGUNTEI TENTANDO MANTER A CONVERSA COM MEU MAIS NOVO AMIGO, MAS ESTAVA ALERTA PARA QUALQUER MOVIMENTO DE KIER.ELE FICARIA BRAVO POR EU NÃO ESTAR SEMPRE DISPONÍVEL PARA ELE MAIS?JÁ QUE EM AIM,SÓ NOS SEPARÁVAMOS NA HORA DE SERMOS DESLIGADOS.NÃO...ELE MESMO ME ACONSELHARA A FICAR PERTO DE DONY.
_BEM...TEMOS EMPREGADOS...ADMINISTRADORES,MAS EU FICO COMO ESTAGIÁRIO...SEMPRE PRECISAM DE AJUDA EM ALGUMA COISA,ENTÃO EU ESTOU ALÍ._SEUS DEDOS MOVIAM-SE DURANTE A EXPLICAÇÃO.ELE ME DAVA TRANQUILIDADE TAMBÉM,EXCETO QUANDO FAZIA PERGUNTAS QUE EU ERA OBRIGADA A NÃO RESPONDER CORRETAMENTE.
_LEGAL..._EU DISSE E NOSSA COMIDA CHEGOU.O CHEIRO BOM AO REDOR,NAQUELE MOMENTO SE TORNOU INTEIRAMENTE NOSSO._OBRIGADA._EU DISSE A MOÇA QUE SERVIU NOSSOS PRATOS.DONY FEZ O MESMO.
_HUM...SEUS AMIGOS...FAZ TEMPO QUE NÃO OS VEJO...ELES NÃO ANDAM COM VOCÊ PORQUE ISSO É NATURAL,OU POR VOCÊ ESTAR COMIGO?_ELE DISSE TRANQUILO,MEXENDO EM SEU PRATO COM A FACA,ATÉ CHEGAR NA ÚLTIMA PALAVRA.PARECEU TER DITO ALGO ERRADO._...QUERO DIZER...ESTAMOS BEM PRÓXIMOS..._SEU ROSTO FICOU LEVEMENTE ROSADO,ENTÃO LEMBREI QUE ELE ESTAVA NERVOSO.MAS TINHA ALGO A MAIS ALÍ.ELE DISSE,CLARAMENTE NO QUARTO DELE NAQUELA MANHÃ,QUE FICAVA NERVOSO POR EU SER BONITA.MAS COMO ME EXPLICARIA FICAR NERVOSO ÀS VEZES SIM,ÀS VEZES NÃO?EU FICAVA MAIS BONITA EM ALGUNS MOMENTOS E MENOS EM OUTROS?
_NÃO TEM A VER COM VOCÊ...CADA UM TEM ..._COMO EU PODERIA DIZER?_TAREFAS PARA FAZER...TAREFAS DE AIM._ENGATEI UMA PERGUNTA PARA FUGIR DA QUAL CERTAMENTE ELE FARIA PARA MIM._DONY? POR QUE VOCÊ FICA COM O ROSTO MAIS ROSADO ÀS VEZES?
_ÉR..._ELE DEU UMA OLHADA PARA OS LADOS ATÉ FINALMENTE FITAR A CLARIDADE LÁ FORA._O CALOR... FICO CORADO COM O SOL FORTE...DEVE SER ISSO._ELE DISSE,MENTINDO.EU DESCOBRI PORQUE ELE ESTAVA SE ENROLANDO COM AS PALAVRAS.E EU NÃO SENTIA TANTO CALOR ASSIM,ESTAVA VENTILANDO ALÍ FORA.
_ESTÁ BEM..._EU SORRI E VOLTEI A ATENÇÃO PARA MEU PRATO. A COMIDA ESTAVA ADMIRÁVEL,TINHA FILÉ,ARROZ DE UM MODO ESPECIAL,UM MOLHO QUE COBRIA O FILÉ E MUITA CEBOLA SOBRE O TOMATE.KIER,KIER,KIER.EU GOSTARIA MUITO QUE ELE APARECESSE LOGO.ESSE SENTIMENTO SERIA SAUDADE?SIM, EU ESTAVA COM SAUDADE DE KIER. ERA ÓBVIO.ENTÃO UMA IDEIA ME CRUZOU O PENSAMENTO._VOCÊ SABE OU ESTUDOU ALGUMA COISA SOBRE SENTIMENTOS?
_SENTIMENTOS?_DONY FRANZIU MAIS A TESTA,DEIXANDO CLARO QUE ELE NÃO ESPERAVA AQUELE TIPO DE PERGUNTA.
_SIM._EU MANTIVE MEU SORRISO.ELE ERA BEM INTELIGENTE,SERIA LEGAL OUVIR COISAS DELE,PREFERÍVEL A TER QUE IR SEMPRE BUSCAR NA INTERNET.ALGO QUE JÁ NÃO ME SERVIU UMA VEZ.
_QUE..._ELE PARECEU ENGOLIR O RESTO DA COMIDA E BEBEU O LÍQUIDO EM SEGUIDA._QUE SENTIMENTOS VOCÊ QUER FALAR?
_TRISTEZA...SAUDADE...PODEM SER ESSES._EU ESTAVA ANIMADA PARA OUVÍ-LO.SEU SEMBLANTE ERA PENSATIVO,UMA DAS MÃOS SUBIU ATÉ A BOCA PARA APERTAR OS LÁBIOS.
_RUINS...EU NÃO GOSTO DE SENTIR TRISTEZA E NEM SAUDADE.
_EU NÃO GOSTO...TAMBÉM.
_A SAUDADE ACABA GERANDO TRISTEZA. DE UMA FORMA OU DE OUTRA._ELE DISSE E SE VOLTOU PARA O COPO NOVAMENTE.SUA AFIRMAÇÃO NÃO ERA COMPLETAMENTE VERDADE.EU SENTIA SAUDADE DE KIER NAQUELE MOMENTO,MAS NÃO ESTAVA TRISTE.
_TEM CERTEZA? DÊ-ME UM EXEMPLO?_EU O DESAFIEI E COLOQUEI UMA GARFADA PARA DENTRO DA BOCA.
_TÁ... DIGAMOS QUE EU GOSTE MUITO DE ALGUÉM, E ESSE ALGUÉM ESTAVA PERTO DE MIM POR ALGUM TEMPO,MAS O LUGAR DELA,DESSE ALGUÉM, NÃO ERA ALÍ...UMA HORA ELA TEVE QUE VOLTAR PARA O SEU...LOCAL DE ORIGEM.E EU FIQUEI SEM TÊ-LA POR PERTO UM BOM TEMPO E AGORA SINTO SAUDADE.COMO O TEMPO SÓ PASSA,A SAUDADE CRESCE E EU FICO TRISTE.PORQUE EU NÃO TENHO ELA ALÍ COMIGO._SEUS OLHOS BUSCARAM CADA LOCAL VAGO AO REDOR DURANTE SEU DISCURSO,E AQUILO ME FEZ IMAGINAR A MIM MESMA.EU ESTAVA ALÍ COM DONY SÓ POR UM TEMPO.EU TERIA QUE VOLTAR PARA AIM DALÍ A QUATRO DIAS.E...EU NÃO QUERIA ISSO.EU IA SENTIR SAUDADE DO DONY E FICAR TRISTE?COM CERTEZA EU FICARIA TRISTE SÓ POR VOLTAR A AIM E FICAR PRESA LÁ._É...SÓ UM EXEMPLO._COMPLETOU DEPOIS DE SEGUNDOS.
_ÓTIMO EXEMPLO.OBRIGADA._MEU TOM DE VOZ SAIU MAIS DISTRAÍDO.
_POR QUE ESTÁ PERGUNTANDO ISSO?_ELE QUIS SABER VOLTANDO PARA MAIS UMA GARFADA DA COMIDA.EU FIZ O MESMO ANTES DE RESPONDER.
_PORQUE ACHO UM ASSUNTO INTERESSANTE,OS SENTIMENTOS DOS...DE NÓS.NOSSOS SENTIMENTOS._NÃO ERA NECESSÁRIO RESTRINGIR SENTIMENTOS SÓ PARA HUMANOS.EU TINHA SENTIMENTOS.ELES ESTAVAM NA MINHA CONFIGURAÇÃO.
_SÉRIO?_ELE SORRIU E OLHOU PARA A MESA.DEPOIS PARA MIM._VOCÊ É DEFINITIVAMENTE... SURPREENDENTE.
_ISSO É BOM?_PARECIA ALGO REPETIDO.EU JÁ DEVIA TER PERGUNTADO AQUILO ANTES.
_MUITO._TROCAMOS UM SORRISO ANTES DE VOLTARMOS AO ALMOÇO. DURANTE ESSE PERÍODO,FALAMOS SOBRE SE SENTIR BEM UM COM O OUTRO.DONY FRISOU QUE ERA ISSO QUE IMPORTAVA,ESTAR COM ALGUÉM E ESTAR BEM.EU CONCORDEI E ASSIM QUE TERMINAMOS,CAMINHEI COM DONY PARA TRÁS DA ÁREA DE REFEIÇÃO.NENHUM SINAL DE KIER.
_E SEUS AMIGOS? VOCÊ PERGUNTOU DOS MEUS... MAS E OS SEUS? ELES NÃO ANDAM COM VOCÊ POR VOCÊ ANDAR COMIGO?_QUESTIONEI, SENTINDO MESMO QUE A TEMPERATURA HAVIA AUMENTADO.ESTÁVAMOS PRÓXIMO A PAREDE PORQUE ALÍ HAVIA SOMBRA.
_NÃO._ELE RIU._ELES...ESTÃO MUITO OCUPADOS COM A VIDA DELES._COMO EU NÃO DISSE NADA, ELE ME OLHOU E CONTINUOU._QUANDO EU DISSE QUE VOCÊ É PARECIDA COMIGO,EU TAMBÉM QUIS DIZER PASSAR UMA SURPRESA...PORQUE NINGUÉM MAIS É COMO EU.VOCÊ ACHA QUE ELES “PERDEM”..._ELE FEZ O SINAL DAS ASPAS NO AR._TEMPO INDO NA CASA UM DO OUTRO PRA CONVERSAR SOBRE ALGUMA COISA?NÃO. TUDO O QUE ELES PRECISAM FAZER É TECLAR UM COM O OUTRO. ÀS VEZES EU FALO COM ELES POR MENSAGENS... E SÓ.BASTA.SOMENTE ISSO.FIM.TÉRMINO.ENCERRAMENTO._EU COMECEI A RIR._E MAIS ESSA...
_O QUÊ?_EU NÃO PAREI DE RIR.AINDA MAIS VENDO O SORRISO DELE MEIO ABAFADO NO ROSTO.
_SE EU ESTIVESSE COM ELES, TECLANDO NO MEU QUARTO OU EM OUTRO CANTO, EU PERDERIA ESSE SOM.
_QUE SOM?
_DA SUA RISADA.
_SÉRIO?_ISSO ME FEZ RIR MAIS. O SOM DE UMA RISADA PODERIA SER ALGO MAGNÍFICO EM UM HUMANO, MAS EM MIM?
_SIM, É MELHOR QUE MÚSICA._ELE OLHAVA PARA OS PÉS ENQUANTO CAMINHÁVAMOS.
_NÃO MESMO._RESPONDI E ASSIM PASSAMOS NO SOL PARA CHEGARMOSDO AO OUTRO LADO DO JARDIM.
_TO FALANDO SÉRIO UMITY. NAS MENSAGENS TROCADAS PRA RIR,SÓ SE COLOCA AS CARINHAS RINDO.
_MAS COM TANTA TECNOLOGIA AVANÇADA, NÃO INVENTARAM ALGO PARA PODER SAIR O SOM DA RISADA...COMO...ANTIGOS TELEFONES?_ISSO EU TINHA LIDO EM ALGUM LIVRO DE DONY... DEVIA SER O DE FILOSOFIA.
_FALOU CERTO.ANTIGO...AS COISAS “EVOLUEM” MUITO RÁPIDO...ELES JÁ INVENTARAM MUITA COISA.E AINDA TEM..UM APARELHO QUE VOCÊ FAZ TUDO POR VOZ.MAS A TAL MODA VAI E VEM... PARECEM TER PREGUIÇA ATÉ DE FALAR.
_CONFUSO._CHEGAMOS PERTO DE UM BANCO E UMA ÁRVORE MUITO AGRADÁVEL SÓ POR NOS CEDER SUA SOMBRA.
_POIS É... ESTOU CURIOSO PARA CONHECER AIM.TALVEZ EU ME MATRICULE LÁ..._ELE RIU E SENTOU NO BANCO,ALONGANDO OS OMBROS.
_POR QUÊ?_EU NÃO QUIS PARECER CONTRARIADA, POR ISSO MANTIVE O SORRISO DIANTE DAQUELA DECLARAÇÃO.
_PELO SEU JEITO, O PESSOAL DE LÁ PARECE VIVER MAIS ISOLADO...SERIA UMA EXPERIÊNCIA LEGAL.VÁRIAS PESSOAS COMO VOCÊ.
_NÃO SÃO IGUAIS A MIM._EU DISSE, PARA MINHA SURPRESA O TOM FOI RÁPIDO E SECO.
_EU QUIS DIZER COM AS MESMAS IDEOLOGIAS... VIVENDO SÓ PARA ESTUDAR E...ESTUDAR.
_ESTUDAR SIM, MESMAS IDEOLOGIAS... NEM SEMPRE._RESPONDI E ELE ASSENTIU,BUSCANDO A PISCINA PARA OLHAR.
_TEM RAZÃO.ME DESCULPE...É QUE EU SÓ IMAGINO QUE LÁ SEJA MELHOR QUE AQUI.
_NÃO...BEM, NÃO É ASSIM.EU GOSTO DAQUI.COMO VOCÊ MESMO DISSE, VIVEMOS ISOLADOS LÁ.ISSO NÃO É TÃO BOM._ELE SUSPIROU E ME OLHOU,MAS NÃO DISSE NADA._SOU MAIS LIVRE AQUI._ESSA FRASE SAIU BAIXA, DONY SÓ ESCUTOU POR ESTAR PRÓXIMO A MIM.
_ME FEZ LEMBRAR DE RLT AGORA..._ELE SORRIU._ “HÁ LUGARES E LUGARES,E O NOSSO É AONDE FAZEMOS”
_EXATO._EU CONCORDEI E FIQUEI EM SILÊNCIO.IMAGINANDO DONY EM AIM.SOTNAS E ZORES,PELO MENOS OS DOIS QUE EU JULGAVA MAIS TERRÍVEIS EM QUESTÃO DE NÃO TEREM PIEDADE, SERIAM CAPAZES DE...MATÁ-LO?NÃO DUVIDARIA DISSO.AINDA MAIS LÁ, COM TUDO O QUE APRENDEMOS E TREINAMOS. AQUELAS ARMAS QUE FAZIAM COISAS HORRÍVEIS. EU NÃO QUERIA AQUELE FIM PARA DONY.SE DESINTEGRANDO NA MINHA FRENTE...NÃO. DEPENDENDO DE MIM, DONY NUNCA CHEGARIA PERTO DE AIM.
_DAQUI A POUCO..._DONY PARECEU TER ACORDADO, ESTALANDO A LINGUA ANTES DE FALAR E VIRANDO-SE PARA MIM._AQUELE LADO ESTARÁ COM SOMBRA. GOSTARIA DE NADAR E REFRESCAR UM POUCO? TENHO PENA DESSA PISCINA DE TÃO ABANDONADA QUE É._ELE APONTOU PARA A PISCINA. E EU TAMBÉM TIVE PENA.
_SIM... VAI SER LEGAL..._EU SORRI,ME ANIMANDO COM A IDEIA.NADAR DE PISCINA...ERA ALGO NOVO PARA MIM._AS PESSOAS NÃO ENTRAM MUITO POR...ESTAREM OCUPADAS._EU OPINEI SORRINDO E FITANDO A ÁREA DA REFEIÇÃO.
_MELHOR ASSIM...SOBRA ESPAÇO PRA NÓS._ELE DISSE E RECOSTOU NO BANCO.SEU SORRISO ESTAVA SUAVE E ELE FOI FECHANDO OS OLHOS,PROVAVELMENTE PARA SENTIR O VENTO QUE NAQUELE MOMENTO ABRANDAVA O CALOR.SERIA A ÁRVORE VERDADEIRA?OU ARTIFICIAL?MAS ALGO AINDA MAIS IMPORTANTE QUE ISSO. EU NÃO TINHA UMA ROUPA ADEQUADA PARA BANHOS AO AR LIVRE.
_DONY...PRECISO IR NA LOJA.COMPRAR UM BIQUINI._EU DISSE,LEMBRANDO DA VEZ QUE CHEGUEI E DA MOÇA QUE ME AJUDOU. PARECIA TER PASSADO TANTO TEMPO.MAS NA VERDADE NÃO TINHA.
_TÁ...OK..._ELE ME OLHOU SORRINDO._VAMOS LÁ._COLOCOU A MÃO NO JOELHO COM MENÇÃO PARA LEVANTAR.EU FIZ O MESMO, ACHANDO MUITO GENTIL DA PARTE DELE EM QUERER ME ACOMPANHAR.
_VOCÊ TAMBÉM VAI?
_CLARO...A MENOS QUE NÃO QUEIRA...
_NÃO É ISSO. É QUE É GENTIL DA SUA PARTE.OBRIGADA.
_NÃO PRECISA AGRADECER._ELE RESPONDEU E VALTAMOS PELO CAMINHO ENTRE O JARDIM. CHEGANDO NA ENTRADA DO SAGUÃO,EU LEMBREI QUE PRECISARIA DE DINHEIRO.
_VOU LÁ NO MEU QUARTO PEGAR O DINHEIRO..VOCÊ VAI OU ESPERA AQUI?_PERGUNTEI PERCEBENDO UM MOVIMENTO MAIOR DE PESSOAS ALÍ.
_TE ESPERO AQUI._ELE AFIRMOU COM A CABEÇA.
_OK..._PASSEI POR ENTRE UMA PEQUENA MULTIDÃO NA PORTA E FUI PARA O QUARTO. KIER AINDA ESTAVA NA MINHA CABEÇA E EU ESTAVA TORCENDO QUE ELE APARECESSE E ME ENCONTRASSE.PEGUEI O DINHEIRO NO ARMÁRIO,JÁ SABENDO QUE ERA UMA QUANTIA MUITO GRANDE PARA COMPRAR APENAS UM BIQUINI.SEM DEMORAR,SAÍ.
DAS PESSOAS ALÍ NO SAGUÃO,METADE HAVIA SUMIDO.DONY ESTAVA RECOSTADO NA PAREDE DO LADO EXTERIOR DO SAGUÃO.
_VAMOS?_EU DISSE AO CHEGAR PERTO DELE.
_VAMOS._DONY ASSENTIU SORRINDO E CAMINHAMOS PARA FORA DO HOTEL.
NO CAMINHO EU DISSE A ELE SOBRE A LOJA QUE EU IRIA. SIM, TINHA MUITAS OUTRAS, MAS EU IRIA NA PRIMEIRA QUE FUI QUANDO CHEGUEI NA CIDADE.
_É...A COISA LEGAL É QUE TUDO AQUI É DE FÁCIL ACESSO QUANDO SE PRECISA._ELE DISSE E ERA VERDADE.NÃO DEMORAMOS NADA PARA CHEGAR ATÉ A LOJA E FOI IMPRESSIONANTE A QUANTIDADE DE PESSOAS CONTIDAS ALÍ. ATÉ QUE EU CONSEGUISSE ACHAR A MOÇA QUE ME ATENDEU ANTERIORMENTE, LEVARIA MUITO TEMPO.
_PARECE QUE TODO MUNDO RESOLVEU FAZER COMPRAS._EU DISSE PARA DONY QUE ESTAVA EM MEU ENCALÇO.
_É DE SE ESTRANHAR... O SISTEMA DE REDE DEVE ESTAR FORA DE ÁREA._ELE RESPONDEU RINDO._PRA TODO MUNDO ESTAR DESCONECTADO ASSIM..._SEU COMENTÁRIO,QUE ERA POR UM MOMENTO ENGRAÇADO,SE TORNOU SÉRIO PARA MIM.SERÁ QUE ZORES HAVIA CONSEGUIDO ENFATIZAR SEU PLANO?SERIA MESMO AQUELE O OBJETIVO DE SEU PLANO?
_OLÁ...POSSO AJUDAR?_UMA MOÇA, DIFERENTE DA QUE EU PRETENDIA,PERGUNTOU QUANDO DONY E EU JÁ ESTÁVAMOS ENTRE UM TUMULTO DE 5 OU 6 PESSOAS NO MEIO DA LOJA.
_EU SÓ QUERO UM BIQUINI._EU DISSE OLHANDO PARA OS LADOS MUITO CONTENTE POR ESTAR RODEADA POR HUMANOS.
_CLARO...AQUI TEM DE VÁRIOS ESTILOS..._ELA SAIU DE PERTO DO PEQUENO TUMULTO NOS GUIANDO PARA O SETOR QUE TINHA O QUE EU QUERIA._OLHE...VÁRIAS CORES...TAMANHOS..._NA VERDADE O TAMANHO ERA MÍNIMO.TIVE QUE ME SITUAR QUE AQUILO ERA APENAS PARA TOMAR BANHO DE PISCINA,NÃO EXIGIA MUITA COBERTURA. AINDA MAIS ESTANDO CALOR._O NAMORADO VAI AJUDAR NA ESCOLHA?_ELA PERGUNTOU SORRINDO TRAÇANDO O OLHAR DE MIM PARA DONY.
_AH...NÃO SOMOS..._ELE JÁ ESTAVA UM TANTO CORADO PELO SOL,E NÃO DEMOROU MUITO PARA ELE COÇAR A NUCA.
_AHH SIM, DESCULPEM..._ELA DISSE. FOI ALGO EMBARAÇOSO QUE EU NÃO TINHA UM PREPARO PARA TRATAR... NAMORADO...EU TERIA QUE ANALISAR ISSO DEPOIS.
_TÁ...EU VOU QUERER...ESSE._PEGUEI O PRIMEIRO NA FILA DE BIQUINIS DE COR ESCURA.
_O PROVADOR É LOGO ALÍ._ELA ME INDICOU E EU FUI ATÉ LÁ, DEIXANDO QUE DONY ME ESPERASSE ALÍ MESMO PERTO DELA.
MINHA ANÁLISE PARA TAMANHO ERA MUITO BOA, POIS O BIQUINI SERVIRA PERFEITAMENTE.O DEIXEI NO CORPO MESMO E VESTI MINHA ROUPA POR CIMA.DEPOIS, SAINDO DO PROVADOR,VOLTEI NO LOCAL DOS BIQUINIS,DONY CONVERSAVA ALGUMA COISA COM A MOÇA QUE ME ATENDEU.
_CERTO?_ELA ME PERGUNTOU QUANDO EU ESTAVA BEM PRÓXIMA.
_SIM OBRIGADA... VOU LEVAR MAIS ALGUNS DESSES._EU DISSE JÁ PEGANDO OUTROS QUE ESTAVAM NA MESMA FILA ,APENAS COM CORES DIFERENTES, MAS TODAS FORTES...AZUL-ESCURO,VERDE-ESCURO,MARROM,PRETO,VERMELHO-VINHO.E DEPOIS ENTREGUEI PARA ELA.QUE OS COLOCOU NA SACOLA.
_VOCÊ É RÁPIDA._DONY ME DISSE NA FILA PARA PAGAR.
_É... TENHO SORTE._RESPONDI, E DEPOIS DEPOSITEI O VALOR NA MÁQUINA._E VOCÊ? NÃO QUIS COMPRAR NADA?
_NÃO..._ELE RESPONDEU ENQUANTO SAÍAMOS DA LOJA. FOI BEM FÁCIL LEMBRAR DE KIER ME FAZENDO COMPANHIA ALÍ DIAS ATRÁS.
_PORQUE A MOÇA ACHOU QUE FÓSSEMOS NAMORADOS?_EU PERGUNTEI NA CAMINHADA DE VOLTA AO HOTEL. ESTÁVAMOS ANDANDO PELA SOMBRA E MAIS DEVAGAR QUE NA IDA.
_BOM..._DONY DEU UMA RESPIRADA LONGA DEMAIS._É QUE... BOM, SÓ PORQUE ESTÁVAMOS JUNTOS._ELE DISSE POR FIM,SEUS OLHOS FITAVAM O CHÃO E SIM, SEUS LÁBIOS ESTAVAM SENDO ESPREMIDOS,UM CONTRA O OUTRO.
_NÃO FAZ SENTIDO.
_É... EU SEI.MAS AS PESSOAS PENSAM MUITO ALÉM DO QUE OS OLHOS MOSTRAM.
_TEM RAZÃO._E EU FUI PENSAR NISSO. AS PESSOAS JÁ DEVIAM TER PENSADO NAQUILO... A FITTE DEVE TER PENSADO AQUILO... ERA CLARO.MAS NÃO FAZIA NENHUM SENTIDO MESMO.PODÍAMOS ANDAR JUNTOS E NÃO SERMOS NAMORADOS.O POUCO QUE EU SABIA SOBRE NAMORADOS ERA O QUE APRENDI EM AIM.E O QUE EU APRENDI LÁ, EU NÃO PODIA SABER SE ERA VERDADE.NAMORO PARA ELES ERAM JOGOS DE INTERESSE.NINGUÉM AMAVA NINGUÉM DE VERDADE,ERA FALSIDADE,PORQUE O SER HUMANO GOSTAVA DE VER O OUTRO SOFRER.EU NÃO ACREDITAVA TOTALMENTE,SEMPRE FICARIA NAQUELA DÚVIDA.MANDEI OS PENSAMENTOS IREM EMBORA PARA PODER ME CONCENTRAR AO MENOS NA ENTRADA DO HOTEL.
_EU NÃO LIGO... PRA ISSO. VOCÊ LIGA?_DONY TINHA A VOZ MODERADA, COMO SE AQUELE FOSSE UM ASSUNTO DELICADO DE SE TRATAR.
_NÃO. NÃO É ALGO RUIM TAMBÉM._E DE FATO NÃO ERA.EU ME SENTIA BEM COM DONY E ELE DISSERA O MESMO SOBRE MIM,ENTÃO NÃO TINHA COMO HAVER FALSIDADE ALÍ.
_É...
_EU JÁ VOLTO. VOU DEIXAR ESSAS COISAS NO QUARTO._AVISEI AO CHEGAR NO SAGUÃO MOSTRANDO AS SACOLAS.NÃO TINHA QUASE NINGUÉM NAQUELE MOMENTO.
_TUDO BEM._ELE ASSENTIU SORRINDO.EU DEVOLVI O SORRISO E CAMINHEI PARA DENTRO.MINHA ESPERANÇA DE VER KIER AINDA NÃO TINHA IDO EMBORA.NO CORREDOR PENSEI EM BATER NA PORTA DELE,SÓ QUE EU NÃO FAZIA IDEIA DE QUAL ERA.REALMENTE O MUNDO DOS HUMANOS HAVIA NOS SEPARADO.SERIA ISSO? EM SEGUIDA DEIXEI OS BIQUINIS NO GUARDA-ROUPA E GUARDEI MEU DINHEIRO.
_DAQUI A POUCO A GENTE ENTRA... É QUE AINDA ESTÁ BEM FORTE O SOL...NÃO QUEREMOS PEGAR INSOLAÇÃO CERTO?!_DONY COMENTOU COMIGO, ENQUANTO VOLTÁVAMOS PARA NOSSO BANCO ABAIXO DA ÁRVORE.
_CERTO._ELE ESTAVA CERTO,POR ISSO DEIXAMOS OS MINUTOS PASSAREM, MAS EU PROVAVELMENTE NÃO TERIA UMA INSOLAÇÃO. EU NÃO FUI CRIADA PARA TER DOENÇAS OU COISAS PARECIDAS._DONY...ESSA ÁRVORE É...DE VERDADE OU...
_ARTIFICIAL? NÃO...ESSA É VERDADEIRA.É MAIS FÁCIL COMPRAR PEQUENOS ARBUSTOS E TAPETES DE GRAMA DO QUE ÁRVORES COMO ESSA._ELE EXPLICOU,SEUS OLHOS PERCORRERAM A GRAMA QUE EU, ATÉ O MOMENTO, PENSAVA SER VERDADEIRA.
_ONDE SE COMPRA?
_NA FÁBRICA,ESSAS COISAS ELES PEGAM DIRETAMENTE DE LÁ.
_LEGAL._DONY QUE ERA LEGAL. NUNCA DEIXAVA DE ME RESPONDER NADA. ESTAVA SEMPRE EXERCENDO SUA GENTILEZA DE COMPARTILHAR CONHECIMENTOS COMIGO.
_VOCÊ..._ELE FITAVA A PISCINA AO FALAR._ESTÁ COM O BIQUINI JÁ? DEBAIXO DA ROUPA?_ME OLHOU RAPIDAMENTE DEIXANDO ELES PAREREM NA PISCINA NOVAMENTE.
_SIM.EU NÃO TIREI DEPOIS QUE CHEGAMOS DA LOJA...VAMOS ENTRAR DE UMA VEZ?LÁ EM AIM NÃO TEM PISCINA._EU DEI UMA RISADA ANSIOSA.
_VAMOS._ELE ME ACOMPANHOU COM O SORRISO.
_E VOCÊ?VAI FICAR DE ROUPA E TUDO?_NOS LEVANTAMOS DO BANCO E FOMOS PARA A ÁREA QUE CERCAVA A PISCINA.
_NÃO É MÁ IDEIA._ELE RIU E PASSAMOS PARA DENTRO DO CERCADO.
_SÉRIO?
_NÃO._ELE RIU E TIROU A CAMISA.DEPOSITOU OS CHINELOS EM UM CANTO E ENCAROU A PISCINA._ESTOU PRONTO E VOCÊ?_HOMENS NÃO USAVAM BIQUINIS,EU SABIA DISSO DE ALGUMA FORMA DENTRO DE MIM.
_OK..._EU TIREI MEU CHINELO TAMBÉM,E OLHEI PARA DONY.ELE ESTAVA AGACHADO COM UMA MÃO DENTRO DA PISCINA.
_ESTÁ BOA._ELE AVISOU E SE AFASTOU DA BEIRADA UM POUCO.EU NÃO ME IMPORTAVA TANTO COM A TEMPERATURA DA ÁGUA.DEVIA SER ALGO MARAVILHOSO NADAR.
_QUE ÓTIMO._RESPONDI E MAL PISQUEI QUANDO VÍ DONY JÁ PULANDO NA ÁGUA. NÃO ESPIRRARA MUITO E PUDE VER DONY RETORNAR DO FUNDO, COM SEUS CABELOS ESPALHADOS NA TESTA SEM ORDEM ALGUMA.
_NÃO VAI VIR?_ QUESTIONOU ELE SORRINDO E TENTANDO TIRAR O EXCESSO DA ÁGUA DO ROSTO.A ÁGUA COBRIA DO INÍCIO DO SEU PESCOÇO PARA BAIXO.
_VOU.CLARO QUE VOU._RESPONDI E TIREI MINHA BLUSA,EM SEGUIDA A CALÇA.DEIXEI AS DUAS PEÇAS EM CIMA DA CAMISA DE DONY E VOLTEI A OLHAR PARA ELE.DONY ESTAVA DIFERENTE,OS OLHOS CRAVADOS EM MIM,PARECIA QUE NADA MAIS IMPORTAVA A NÃO SER EU. ME APROXIMEI DA BEIRADA,SEM INTENÇÃO DE PULAR COMO ELE.ENTÃO IGNOREI SEU OLHAR E ME CONCENTREI ONDE EU AFUNDARIA MEUS PÉS.SENTADA E DEPOIS COM OS PÉS NA ÁGUA,FOI FÁCIL SORRIR.
_NÃO É MUITO FUNDA...SEGURA NA MINHA MÃO._OUVI DONY DIZER.SUA VOZ PARECEU SAIR ROUCA.OLHEI PARA ELE QUE ESTAVA ALÍ PERTO,A CENTÍMETROS DE MIM COM A MÃO ESTENDIDA.EU A SEGUREI E PRATICAMENTE FUI AO SEU ENCONTRO.ME SENTI BOIAR.EU ESTAVA TÃO LEVE DE REPENTE. UMA DÚVIDA SURGIU EM MIM. EU SABIA NADAR?_VAMOS ATÉ A SOMBRA._DONY PEDIU,A SOMBRA ESTAVA DO OUTRO LADO DA ÁGUA E POR MOTIVOS DE TREINAMENTO E CONFIANÇA EM MIM MESMA,SOLTEI A MÃO DE DONY E MERGULHEI.SÓ PODERIA SABER,JÁ QUE MORRER ERA IMPOSSÍVEL PARA MIM. E EU ESTAVA CERTA,ERA UMA SENSAÇÃO MARAVILHOSA.EU BATIA MEUS PÉS ATRÁS DE MIM E DEIXAVA MEUS BRAÇOS GUIAR-ME ATÉ A PONTA DA PISCINA.MEU CABELO PARECIA SE MOVIMENTAR ENTRE AS ÁGUAS.ERA LIBERTADOR.
QUANDO MEUS DEDOS TOCARAM NO PISO FRIO,EU VOLTEI A RESPIRAR O AR,QUE NAQUELE MOMENTO PARECIA MUITO MAIS LEVE.
_VOCÊ É..._DONY CHEGOU DO MEU LADO,SEUS BRAÇOS SE ACOMODARAM NA BEIRA DA PISCINA E SEU SORRISO SE DIFUNDIU.
_SURPREENDENTE?_EU DISSE ANTES QUE ELE TERMINASSE A FRASE.
_É. VOCÊ É INCRÍVEL._QUASE UM SUSSURRO.
_INCRÍVEL É ESSA PISCINA._EU SORRI DEIXANDO MEUS BRAÇOS BOIAREM ABERTOS.
_DEVEMOS VIR MAIS VEZES._ELE SORRIU. ERA PURA CALMARIA.MEU CORAÇÃO ESTAVA EM RÍTMO AGITADO EM PENSAR NAQUILO TUDO.ERA TUDO TÃO PERFEITO...
_SIM, SIM..._EU SORRI COM EMPOLGAÇÃO. ME AFUNDEI POR ALGUNS SEGUNDOS NA ÁGUA E DEPOIS RETORNEI._ VOCÊ GOSTA DE VIVER?_MINHA PERGUNTA SAIU DE REPENTE. DONY DEVE TER FICADO SURPRESO.
_ERRR...GOSTO._ELE RIU.AQUELE SORRISO DE ESTREITAR OS OLHOS.ERA ALGO MUITO BONITO DE SE VER NELE.E SIM, ELE FICOU SURPRESO COM A PERGUNTA._A VIDA É BELA QUANDO...
_QUANDO...?_EU O ENCAREI.AS GOTAS DE ÁGUA ESCORRIAM PELO MEU ROSTO E MEU CABELO PARECIA MAIS CURTO DO QUE NUNCA.E EU BALANÇAVA MEU CORPO DE UM LADO PARA O OUTRO LENTAMENTE...ERA TÃO FÁCIL.
_QUANDO TEMOS ALGO PARA AGRADECER. SE VOCÊ PENSAR QUE ESTÁ NO SEU LIMITE E JÁ NÃO TEM MAIS NADA, NEM FAMÍLIA,EMPREGO,LAR, AMIGOS,ALIMENTO,VOCÊ AINDA TEM MOTIVOS PARA AGRADECER.
_QUAIS SÃO OS SEUS MOTIVOS?_AQUELE ASSUNTO ESTAVA ME DEIXANDO EMOCIONADA. ALÉM DE TUDO, DONY FALAVA MUITO BEM, TINHA SABEDORIA NÃO SÓ DE ESTUDOS,MAS ELE PARECIA TER NASCIDO COM AQUILO.NASCIDO.NASCIDO E NÃO CRIADO.HUMANO E NÃO MÁQUINA.
_NÃO SEI...ACHO QUE A FÉ. E VOCÊ?_ELE APOIOU O COTOVELO NA BEIRA DA PISCINA E ESCOROU A CABEÇA NA MÃO.
_EU._FIQUEI COM VONTADE DE ABRIR TODA A VERDADE PARA ELE. COMO SERIA? “DONY, EU NÃO VIVO.EU SOU UMA MÁQUINA,PERMANEÇO LIGADA VINTE E QUATRO HORAS POR DIA.ISSO AQUI,MAS EM AIM, NÓS ÉRAMOS DESLIGADOS.”ELE GUARDARIA SEGREDO?MAS TAMBÉM QUEM ACREDITARIA?ELE NÃO ACREDITARIA._ACHO A PRÓPRIA VONTADE DE VIVER._EU CONSEGUI DIZER EM OUTRAS PALAVRAS QUE EU QUERIA SER UMA HUMANA.
_ISSO SIM É COISA DE GENTE FORTE. EU VOU TE AJUDAR A VIVER UMITY,VOCÊ FICOU MUITO TEMPO EM AIM,ENTÃO PRECISA VER O QUE HÁ DE BOM NO MUNDO.
_EU VEJO... VOCÊ, ESSA PISCINA._NÓS RIMOS,MAS DONY NÃO DISCORDOU.
_E VERÁ MUITO MAIS AINDA...UMITY?QUANDO VOCÊ VOLTARÁ PARA AIM?_ELE MEXEU NOS CABELOS,DEIXANDO-OS BEM DESARRUMADOS.DONY NÃO SORRIA E EU NÃO TINHA UMA RESPOSTA PARA LHE DAR.O CERTO SERIA VOLTAR EM QUATRO DIAS.MAS SE EU VOLTASSE E NÃO PUDESSE SAIR MAIS?EU TERIA CORAGEM DE DESACATAR AS ORDENS DE SOTNAS?PASSAR DO PRAZO QUE ELE NOS DEU?
_EU NÃO SEI. POR QUÊ?
_EU SÓ..._ELE ENTÃO PARECEU TRISTE, FITOU A ÁGUA ENQUANTO A EMPURRAVA COM A MÃO._NÃO QUERIA QUE VOCÊ FOSSE PARA SEMPRE._SUAS PALAVRAS FORAM DE GRANDE EFEITO PARA MIM.DONY NÃO QUERIA QUE EU FOSSE PARA AIM E O DEIXASSE SEM UMA AMIGA,JÁ QUE OS AMIGOS DELE FUNCIONAVAM A BASE DE INTERNET.ELE SENTIRIA SAUDADES DE MIM E FICARIA TRISTE.COM CERTEZA.
_EU NÃO VOU. NÃO PARA SEMPRE._EU DISSE DECIDIDA A SEGUIR AQUILO, POIS EU PODERIA CUMPRIR MEU TRABALHO COM SOTNAS E VOLTAR PARA PERTO DE DONY.MESMO QUE PRECISASSE DE UM PLANO PARA EU CONSEGUIR AQUILO.MESMO SE FOSSE PRECISO MENTIR PARA SOTNAS OU AIM INTEIRA.EU SÓ NÃO PODIA FICAR TRANCADA LÁ PARA SEMPRE.
_É BOM OUVIR ISSO._ELE DISSE,MAS MEUS OLHOS FOCARAM EM UM GRUPO DE PESSOAS QUE ESTAVAM INDO EM NOSSA DIREÇÃO.NA VERDADE ERA UM GRUPO COM 4 GAROTAS,ESTAVAM DE BIQUINI E COM SEUS ELETRÔNICOS NAS MÃOS.
_ACHO QUE NÃO SOMOS OS ÚNICOS QUE GOSTAMOS DE NADAR DONY._EU COMENTEI SEM TIRAR OS OLHOS DAS GAROTAS.
_ACHO QUE NÓS SOMOS EXEMPLOS..._ELE FALOU PENSATIVO._É ISSO... PODEMOS... FAZER COISAS E QUEM QUISER QUE NOS ACOMPANHE._ELE SORRIU ABERTAMENTE.
_ESTÁ DIZENDO QUE NÓS DOIS, AO ENTRARMOS NESSA PISCINA, INFLUENCIAMOS AS OUTRAS PESSOAS A ENTRAREM?_EU SABIA QUE ERA,MAS ALGO EM MIM QUIS SOAR DIVERTIDO.
_EXATO._EU VOLTEI O OLHAR PARA AS GAROTAS. DUAS ENTRARAM NA ÁGUA,NO LADO OPOSTO AO NOSSO, E AS OUTRAS DUAS SENTARAM NA CADEIRA QUE TINHA ALÍ.DEPOIS QUE ACHARAM UMA POSIÇÃO CONFORTÁVEL E AJUSTARAM SEUS ÓCULOS ESCUROS,ELAS SIMPLESMENTE FICARAM MEXENDO NO CELULAR.UMA IGNORANDO A OUTRA.
_PELO MENOS AQUELAS DUAS ESTÃO SE DIVERTINDO._EU DISSE PARA DONY, LEVANDO O OLHAR DELE PARA AS DUAS MENINAS QUE ESTAVAM DENTRO DA ÁGUA, MESMO QUE MEXENDO NO CELULAR, ELAS FAZIAM ONDINHAS COM O BALANÇAR DO CORPO, DEIXANDO UM SORRISO SATISFEITO SALTAR DO ROSTO.
_É... DE CERTA FORMA..._DONY SORRIU COMO SE TODA SUA ESPERANÇA TIVESSE SIDO LEVADA EMBORA. ELE AFUNDOU O ROSTO NA ÁGUA E DEPOIS SUBIU, DEIXANDO SEU CABELO FINALMENTE ARRUMADO. ME LEMBROU O CABELO DE ALGUMAS MULHERES EM AIM, AS QUE NOS GUIARAM ATÉ O CENTRO COMUNICACIONAL NO PRIMEIRO DIA EM QUE FOMOS LIGADOS.
_ME DEIXA ARRUMAR..._EU DIZIA PARA DONY COM UM SORRISO FORTE NO ROSTO QUANDO VÍ KIER LÁ TRÁS. EU PAREI DE SORRIR PORQUE FIQUEI SURPRESA. MAS ELE NÃO TINHA ME VISTO E PARECIA COM MUITA PRESSA.NA VERDADE FOI SORTE A MINHA TER DESVIADO O OLHAR DE DONY POR BREVES SEGUNDOS,CASO CONTRÁRIO EU NÃO TERIA PERCEBIDO KIER.
_O QUE FOI?_DONY SEGUIU O RASTRO DOS MEUS OLHOS E ESTREITOU OS DELE.
_O MEU AMIGO...EU JÁ VOLTO.PRECISO FALAR UMA COISA COM ELE._EU DISSE SEM TIRAR OS OLHOS DA PORTA DO SAGUÃO,MESMO QUE KIER JÁ NÃO ESTIVESSE MAIS LÁ.ELE PODERIA ESTAR INDO PARA MEU QUARTO ME AVISAR SOBRE O QUE DESCOBRIRA.EU PRECISAVA IR ATÉ ELE.
_OK..._DONY RESPONDEU BAIXO E EU FUI. SAI DA PISCINA QUE PARECIA MAIS UM IMÃ,FAZENDO PRESSÃO PARA QUE EU FICASSE.PEGUEI MINHA ROUPA, MEUS CHINELOS E ANDEI RÁPIDO EM DIREÇÃO A PORTA.EU PINGAVA,MAS NÃO PODIA FAZER NADA A RESPEITO DAQUILO,ENTREI ASSIM MESMO E QUANDO CHEGUEI AO CORREDOR,SÓ TIVE TEMPO DE LIGAR O BARULHO DE UMA PORTA BATENDO.FUI ATÉ ONDE O SOM SAÍRA,NA ESPERANÇA DE SER A PORTA DE KIER.
_KIER?_EU O CHAMEI ATRAVÉS DA PORTA DEPOIS DE TER APERTADO A SINETA. ESPEREI ALGUNS SEGUNDOS MOLHANDO O CHÃO DO CORREDOR, ENTÃO RESOLVI ABRIR A PORTA. VÍ UM ARMÁRIO EM PRIMEIRO PLANO,TAMPAVA QUASE TODA A VISÃO DO QUARTO.E TORCENDO PARA SER MESMO O QUARTO DE KIER AVANCEI OUTRO PASSO._KIER?_CHAMEI DE NOVO.
_UMITY._ELE RESPONDEU.SÓ ENTÃO RESPIREI MAIS TRANQUILA,ERA O QUARTO CERTO.
_ONDE VOCÊ ESTAVA?_EU ME APROXIMEI,ELE ESTAVA INCLINADO PARA O GUARDA-ROUPA PEGANDO ALGO COM MUITA URGÊNCIA E EU SÓ VIA SUAS COSTAS,E DEPOIS EU PERCEBI QUE ERA MELHOR MESMO TER VISTO SÓ AQUILO,MAS ELE SE VIROU PARA ME ENCARAR._KIER...O QUE HOUVE COM SEU ROSTO?E SUA ROUPA ESTÁ..._EU ESTAVA SURPREENDENTEMENTE ASSUSTADA. KIER APRENSENTAVA VERMELHIDÃO E ROXOS NO ROSTO E SUAS ROUPAS ESTAVAM SUJAS E ALARGADAS NO COLARINHO.
_EU NÃO POSSO EXPLICAR AGORA UMITY,PRECISO SAIR._ELE PEGOU UMA SACOLA E SE APROXIMOU DE MIM.EU TAPEI A BOCA COM A MÃO, PORQUE EU NÃO IMAGINAVA,NUNCA,VER KIER MACHUCADO.ÉRAMOS MÁQUINAS!
_QUEM FEZ ISSO COM VOCÊ? VOCÊ ESTEVE COM O SOTNAS? FOI ELE?_EU QUERIA RESPOSTAS URGENTES,MAS ELE NÃO APRESENTAVA SINAL DE DOR,SÓ DE PREOCUPAÇÃO.
_EU JÁ VOLTO._E ASSIM SAIU SEM ME DAR AS RESPOSTAS.FIQUEI MOLHANDO SEU TAPETE E FITANDO A PORTA DO GUARDA-ROUPA DELE.NÃO PUDE ME MEXER POR QUESTÃO DE CONFUSÃO.EU NÃO SABIA AO CERTO O QUE PENSAR.VESTI MINHA ROUPA POR CIMA DO BIQUINI MOLHADO E ESPEREI KIER ALÍ.SIM,EU FUI ATÉ A JANELA,MAS ESTA NÃO DAVA VISÃO PARA A FRENTE DO HOTEL.MESMO ASSIM FIQUEI OLHANDO LÁ PARA FORA,O SOL ILUMINAVA A MAIOR PARTE DO CHÃO.AS POUCAS SOMBRAS ERAM DOS PRÉDIOS, DOS ARBUSTOS E ÁRVORES.REPAREI QUE TINHA BASTANTE ÁRVORE E QUE PELO TAMANHO, DEVIA SER VERDADEIRA E NÃO ARTIFICIAL.
E ASSIM MINUTOS SE PASSARAM ATÉ KIER VOLTAR PARA O QUARTO. ELE PARECIA MAIS ARRAZADO QUE ANTES,SEU SEMBLANTE MOSTRAVA PURA TRISTEZA E SEU ANDAR ERA DESANIMADO.ELE SE SENTOU NA BEIRA DA CAMA E EU CORRI ATÉ ELE.EU PRECISAVA DE UMA EXPLICAÇÃO.
_E ENTÃO?POR QUE ESTÁ MACHUCADO?QUEM FEZ ISSO... O QUE ACONTECEU?_EU REPETI AS PERGUNTAS COM URGÊNCIA. ME AJOELHEI PERTO DELE,ADMIRANDO MINHA ATITUDE DE AJOELHAR,JÁ QUE EU NUNCA FIZERA AQUILO.DONY DEVIA TER FEITO PARA EU COPIAR A MANEIRA,MAS FOI ALGO ÚTIL PARA AVALIAR BEM O ROSTO DE KIER E AINDA NÃO MOLHAR A CAMA COM MINHA ROUPA.
_FOI HORRÍVEL._FOI O QUE ELE CONSEGUIU DIZER.EU FITEI SEUS LADOS AFETADOS NO ROSTO SEM SABER O QUE FAZER._NÃO ESTÁ DOENDO._ELE ME AFIRMOU,OBVIAMENTE POR PERCEBER MINHA PREOCUPÇÃO EM RELAÇÃO AOS SEUS HEMATOMAS.
_MAS ME CONTE...EU NÃO ENTENDO...
_ELES NÃO SÃO COMO IMAGINÁVAMOS. SOTNAS TINHA RAZÃO._SUA VOZ NÃO TINHA EMOÇÃO ALGUMA,NA VERDADE APRESENTAVA AMARGURA.
_O QUÊ?_EU ESTAVA COM OS OLHOS FIXOS NOS DELES, QUERENDO QUE ELE EXPLICASSE LOGO SEM RODEIOS.
_VOU CONTAR DESDE O COMEÇO._DISSE DEPOIS DE SEGUNDOS.PARECIA TANTA COISA AO MESMO TEMPO.PERDIDO,CONFUSO,DETERMINADO,TRISTE,SURPRESO...
_OK.
_LEMBRA QUANDO FUI PESQUISAR SOBRE FESTAS E ENCONTROS QUE PODERIA NOS LEVAR A CÍRCULOS DE AMIZADE PELA INTERNET?_EU AFIRMEI._ENTÃO, EU CONSEGUI. ACHEI UM SITE QUE DIZIA O HORÁRIO PARA NOS INSCREVERMOS PARA PARTICIPAR DA FESTA._EU REDOBREI MINHA ATENÇÃO._EU FUI LÁ TE CHAMAR,MAS NÃO TIVE RESPOSTA ,ENTÃO ACHEI MELHOR IR SOZINHO E INSCREVER NÓS TRÊS,EU ,VOCÊ E DRUH.O LOCAL ERA UM TANTO LONGE DAQUI, NA ENTRADA DE UM BAIRRO.E EU ESTAVA INDO CERTO QUANDO UM GRUPO DE PESSOAS CHEGOU MUITO RÁPIDO ATÉ MIM,ME ARRASTANDO PARA UM CANTO._A CADA PALAVRA DELE,EU SENTIA MEU CORAÇÃO ACELERAR._ME DIZIAM COISAS COM A VOZ ABAFADA E EU NÃO ENTENDI...DOIS SEGURAVAM MEUS BRAÇOS POR TRÁS E O OUTRO ME REVISTAVA E GRITAVA COMIGO.EU TENTAVA ME SOLTAR,MAS TINHA MAIS DELES._SENTI ALGO MUITO RUIM DENTRO DE MIM OUVINDO AQUILO._E DEPOIS FALARAM DE MANEIRA MELHOR, ELES QUERIAM DINHEIRO.EU RESPONDI QUE NÃO TINHA, E ELES ME INDAGARAM QUE EU DEVIA PARAR DE MENTIR, EU ERA NOVO NO PEDAÇO E AQUELE ERA UM BAIRRO DE CLASSE.E EU INSISTI QUE NÃO TINHA,PORQUE ERA VERDADE._ELE SUSPIROU LEMBRANDO DO PRÓPRIO HORROR QUE VIVERA._E ENTÃO GRITARAM E ME BATERAM._DELE NÃO ESCORRIA NENHUMA LÁGRIMA,MAS EM MIM ESTAVA PRESTES A CAIR.IA SER A PRIMEIRA VEZ QUE EU FARIA ALGO MUITO HUMANO.CHORAR DE TRISTEZA._SÓ DEPOIS QUE ELES ME MANDARAM ARRANJAR DINHEIRO.DISSERAM QUE COM CERTEZA EU TERIA EM ALGUM LUGAR,E ME COLOCARAM UM TIPO DE BOMBA NO BRAÇO PARA EU VIR BUSCAR O DINHEIRO E ENTREGAR PARA ELES EM UM LOCAL DO OUTRO LADO DA RUA,EM FRENTE AO HOTEL.SE EU NÃO VOLTASSE RÁPIDO,EM UMA HORA, ELES EXPLODIRIAM A BOMBA NO MEU BRAÇO.EU NÃO SENTIA DOR ALGUMA.ESSA PARTE MÁQUINA PERFEITA FOI DE MUITA IMPORTÂNCIA,MAS SE CASO ELES ME EXPLODISSEM,EU NÃO TERIA RECONSTRUÇÃO E AINDA PODERIA AFETAR MAIS GENTE._EU NÃO PUDE AGUENTAR.CHOREI.EU REALMENTE CHOREI DE HORROR E MEDO.UM MEDO MUITO GRANDE E LEMBRANDO QUE UM ABRAÇO ERA COMUM ENTRE OS HUMANOS COMO DONY,EU ME LEVANTEI E ABRACEI KIER.ERA O MÍNIMO QUE EU PODERIA FAZER PARA TENTAR NÃO SENTIR MEDO MAIS.
_EU ESTOU HORRORIZADA KIER... NÃO SEI O QUE FAZER...OU DIZER...
_EU TAMBÉM.ACHEI QUE HUMANOS FOSSEM...BONS.EU REALMENTE ACREDITEI NISSO.MAS AGORA VEJO QUE SOTNAS ESTAVA CERTO O TEMPO TODO.OS HUMANOS...NÃO SÃO CONFIÁVEIS._EU ME AFASTEI PARA ENCARÁ-LO.KIER SEMPRE CONCORDOU COMIGO QUE DEVÍAMOS CONHECER OS HUMANOS PRIMEIRO PARA DEPOIS JULGÁ-LOS.E ELE ACABARA DE CONHECER ALGUNS QUE POR AZAR,NÃO ERAM BONS COMO DONY.EU FIQUEI COM RAIVA DELES.
_ALGUNS SÃO._EU DISSE BAIXO, PENSANDO APENAS EM TODAS AS PESSOAS ALÍ DO HOTEL,NÃO SÓ EM DONY.ELES ERAM HUMANOS BONS.
_EU QUERO VOLTAR PARA AIM._KIER DISSE SE LEVANTANDO. ELE NEM HAVIA RETRIBUIDO MEU ABRAÇO DIREITO.
_KIER,VOCÊ OUVIU O QUE EU DISSE?ALGUNS SÃO HORRÍVEIS. MAS NEM TODOS.DONY E A MÃE DELE.AS MOÇAS DE LOJAS...
_EU VOU VOLTAR PARA AIM UMITY. AQUI NÃO É SEGURO._ELE SE MANTEVE FIRME NA DECISÃO.
_É O QUE VOCÊ ACHA AGORA?_PERGUNTEI, E OLHAR PARA O ROSTO DELE... A ROUPA,ERA COMO UMA PROVA A FAVOR DO QUE ELE DIZIA.
_EU ACHO QUE SOTNAS NOS MANDOU TÉ AQUI PARA QUE TIRÁSSEMOS POR CONCLUSÃO PRÓPRIA QUE ELE DISSERA A VERDADE. SERIA MUITA COINCIDÊNCIA MANDAR LOGO AS PESSOAS QUE MAIS TINHAM DÚVIDAS SOBRE ELE. SOBRE ELE E TODA OPERAÇÃO DE AIM._ELE ESTAVA ABALADO COM O QUE ACONTECERA,ERA NORMAL KIER QUERER SAIR DALÍ.E SE ELE NÃO ESTIVESSE COM PROVAS O SUFICIENTE PARA AGIR DE TAL MANEIRA,EU PENSARIA QUE SOTNAS O HAVIA PEGADO E ALTERADO SUAS CONFIGURAÇÕES.
_EU NÃO ACHO QUE SEJA O CASO.
_EU DIRIA PARA VOCÊ VOLTAR COMIGO E COM O DRUH.NÃO DÁ PARA CONFIAR NELES.TIVE SORTE POR NÃO TEREM TIRADO MINHAS VEIAS,E PRECISO IR ATÉ LÁ,PARA RELATAR O OCORRIDO E PARA RESTAURAR MEU ROSTO...ELES DEVEM TROCAR MINHAS VEIAS._ELE DISSE DEVAGAR COM EXPRESSÃO PENSATIVA.EM SEGUIDA FOI PARA O GUARDA-ROUPA QUE ERA BEM PRÓXIMO.
_SIM...VOCÊ PODE IR E VOLTAR...
_COM QUE EXPLICAÇÃO?E MESMO QUE EU ESCONDESSE O QUE ACONTECERA,ELES NÃO ME DEIXARIAM VOLTAR SENDO QUE EU FALHEI EM ALGUM MOMENTO._ELE PEGOU O LIVRO DE UMA SACOLA E PEÇAS DE ROUPA.
_PROVAVELMENTE._EU NÃO PODIA ME IMAGINAR VOLTANDO A FICAR LÁ.AULAS E MAIS AULAS E MAIS AULAS.APENAS UMA PRISÃO INÚTIL.
_EU VOU DIZER AO DRUH O QUE DISSE PARA VOCÊ. SÓ VOU TOMAR UM BANHO.FAÇA O MESMO UMITY.ISSO AQUI NÃO É LUGAR PARA NÓS.EU TE ESPERO,POIS DEVEMOS VOLTAR JUNTOS.
_MAS KIER... E NOSSA PERSPECTIVA SOBRE OS HUMANOS?_MEU DESESPERO COMEÇOU A REAPARECER.
_NÃO TEM MAIS ESPERANÇA UMITY, ESSAS COISAS NÃO SÃO PARA NÓS. VOCÊ E EU QUERÍAMOS CONHECER OS HUMANOS E AGORA CONHECEMOS. EU MESMO QUERIA SABER COMO ERAM PESSOALMENTE E DESCOBRI. ELES PODEM FINGIR,TE ENGANAR...NOSSO LUGAR NÃO É DO LADO DELES,POR ISSO PRECISAMOS VOLTAR PARA AIM._ELE FEZ SINAL PARA A SACOLA,INDICANDO QUE ELE ESTAVA DISPOSTO A IR DE QUALQUER MANEIRA.
_EU NÃO POSSO IR PARA AIM KIER. NÃO POSSO FICAR PRESA LÁ.O QUE VOCÊ ACHA QUE VAI ACONTECER DEPOIS?O QUE VOCÊ QUER QUE ACONTEÇA DEPOIS?_EU SENTIA MUITO POR KIER, ELE SEMPRE TIVERA MAIS RAZÃO,ERA A MÁQUINA MAIS PARECIDA COM HUMANO.MAS ERA EU A QUE QUERIA SER HUMANA.
_GUERRA._ELE RESPONDEU COM OLHOS FIXOS NOS MEUS, BEM DECIDIDOS.ELE TINHA MESMO TOMADO UM PARTIDO,ME DEIXANDO EM PLENA CONFUSÃO.

Umity Onde histórias criam vida. Descubra agora