Meu amigo negro

85 12 4
                                    


O Eua aguardava sentado no aeroporto. Vestindo sua jaqueta de 200 dólares ele levantava o gorro na esperança que ninguém visse seu rosto.

—Com licença, — disse um homem de jaqueta preta que se aproximava — esse lugar esta vago?

O homem apontou para o banco ao lado.

— Não! — respondeu ele virando o rosto.

O homem então se sentou no lugar. Uma vez sentado o estranho abriu sua mala e de lá arrancou vários papeis. Com o canto dos olhos Eua notou que aqueles papeis eram currículos.

—Você esta procurando emprego no aeroporto? — perguntou o branco.

—Mais ou menos —respondeu ele com um sorriso de canto — eu estou indo para a América procurar emprego, me disseram que lá tem muitas oportunidades para homens como eu...

O Eua recuou para ter uma visão to corpo todo. O homem ao seu lado era forte, esbelto, tinha cabelo raspado e barba feita. O Eua esfregou os olhos com os dedos e encarou outra vez o homem, foi então que ele notou que o homem tinha a pele negra.

—Ei, você pode trabalhar para mim! —disse o patriota sorrindo.

—Para você? — o homem respondeu surpreendido — O senhor trabalha com o que?

—Nada muito importante —afirmou ele de forma vaga —mas você podia trabalhar sendo meu amigo negro!

—Como é? —ele cambaleou para trás —Senhor, isso é racismo!

—É, é... todo mundo vive falando isso pra mim...

—Senhor eu não acho isso uma boa ideia, eu tenho que ir...

Mas antes que o homem pudesse se levantar, Eua sacou um de seus cheques prontos.

—Esse pode ser seu primeiro salário!

O estranhou ficou de boca aberta.

—Como é? — ele disse sem reação, era a primeira vez que via tantos zeros em um cheque.

—Isso é um sim?

O homem não respondeu.

—Ótimo, me da isso.

Eua agarrou as folhas de curriculo do estranho. No topo da folha ele leu Roger.

—Meu amigo Roger! —ele diz se abanado com as folhas —Não vejo a hora de esfregar você na cara do inútil do México!

A Nova Potência MundialOnde histórias criam vida. Descubra agora