"feliz aniversário?"

558 22 0
                                    

16 de maio de 2017, 21:30

Já tinha passado meia hora desde que Eva se despediu dos seus amigos em Braga, acenando-lhes da porta da sua casa enquanto eles partiam em direção a Lisboa. O aniversário de Rafa seria em poucas horas e o grupo resolvera ir ter com ele para festejarem juntos a data. Apenas ela tinha ficado para trás, não se sentindo pronta para encarar o ex-namorado depois da conversa que tiveram e de ter ignorado as suas mensagens.

Faltavam poucos minutos para a meia-noite quando Pedro Santos tocou à campainha do prédio do jogador dos encarnados. Quando a sua voz se fez ouvir através do intercomunicador, estava ensonada e rouca, mas denunciava facilmente a surpresa que sentia ao vê-los todos, ou quase, ali.

"O que é que vocês estão aqui a fazer?" foi não só a primeira frase que Rafa disse quando abriu a porta do seu apartamento ao grupo de amigos, mas também a sua primeira frase com vinte e quatro anos. Como resposta, obteve, como era de esperar, um abraço de grupo e descoordenados desejos de um feliz aniversário.

Quando a euforia do momento passou, o aniversariante começou a cumprimentar e a agradecer a todos, o seu sorriso diminuindo um bocadinho mais a cada vez pessoa que via que não era ela. É claro que estava grato por poder passar um dia tão especial com eles, mas faltava ela. Faltava sempre ela.

||
Mensagens ◾ Eva Duarte

Inês
já chegámos, a viagem correu bem

Eva
ainda bem! divirtam-se, beijinhos

Inês
deixa-te disto, Eva!! podes enganar toda a gente mas eu sei que sentes falta dele

Eva
não inventes maria inês
vai lá divertir-te e aproveitem todos bem, amanhã falamos

||

Na manhã seguinte, Eva começava a arrepender-se das atitudes que tivera nos dias anteriores. Tinha sido infantil e nem ela se reconhecia nos seus próprios atos. Nunca fora pessoa de fugir aos seus problemas e estar a fazê-lo agora fazia com que se sentisse revoltada consigo mesma. O ex-namorado nunca fora nada para além de bom para ela, mesmo depois de ela abandonar o país, e a forma como fugiu dele por não conseguir lidar com os seus sentimentos envergonhava-a.

Foi com o pensamento em Rafa e no quanto ele devia odiá-la que Eva passou o resto do dia, massacrando-se outra e outra vez com os seus atos, que via agora terem sido pouco adultos e pouco pensados.

A quilómetros de distância, Rafa aproveitava o dia do seu aniversário tanto quanto possível. O grupo tinha tudo planeado para o dia inteiro, incluindo nos planos os amigos que ele tinha feito em Lisboa e alguns dos seus familiares. Do pequeno almoço à hora de jantar, estava tudo preparado ao mais ínfimo detalhe para que o rapaz começasse o seu vigésimo quarto ano de vida da melhor maneira!

- Rafa! - Inês chamou da sala. - Daqui a meia hora temos de estar no restaurante e já só faltas tu!

O rapaz acabou de abotoar a camisa preta que envergava, passou rapidamente os dedos pelo cabelo, ajeitando-o, e juntou-se depois aos restantes na sala de estar. De facto, ele era o único que lá faltava, estando todos os seus amigos já prontos para jantar.

O caminho até ao restaurante foi curto e não demorou muito até que o grande e variado grupo estivesse reunido à volta da mesa, num ambiente descontraído e animado. Entre conversas e brincadeiras, o tempo voou e estavam já perto das onze da noite quando decidiram dar o jantar por terminado, uma vez que o dia seguinte era um dia de semana. O grupo despediu-se à porta do local, com os bracarenses a seguir diretamente dali para Braga e Rafa a regressar para sua casa, sozinho.

O relógio marcava precisamente as vinte e três e quarenta e cinco quando o toque da campainha soou dentro da casa, provocando o espanto num Rafa já descalço e sem camisa, quase pronto para se deitar. O rapaz começou, de imediato, a procurar pelo caminho aquilo de que os seus amigos se podiam ter esquecido, embora sem frutos, uma vez que não encontrou nada deles. Quando abriu a porta, toda a sua confusão se transformou em espanto, achando, por momentos, que os seus olhos o estavam a trair.

- Feliz aniversário?

habits of my heart || rafa silva [pt]Onde histórias criam vida. Descubra agora