Celebrity Takedown

869 46 6
                                    


Murdoc, com o dinheiro que ganhou em alguns shows, comprou e virou proprietário do Estúdio Kong, um grande galpão no meio de um cemitério onde a banda começou a gravar seu primeiro álbum e onde também começaram a morar. Os rumores de que zumbis infestavam o cemitério que cercava o estúdio não os assustavam.

 Os rumores de que zumbis infestavam o cemitério que cercava o estúdio não os assustavam

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Em Março de 2001, a banda faz o lançamento de seu primeiro CD, Temos um primeiro álbum bastante ligado ao hip-hop e ao punk, este último em um tom mais de deboche, fazendo a banda um sucesso imediato. Mas o clima mesmo é mais de uma banda bem alternativa, não economizando nas parcerias com rappers e influências latinas, sendo uma das parcerias justamente o melhor amigo de Russel, o fantasma Del, que aparece cantando em duas músicas do álbum ("Clint Eastwood" e "Rock the House"). Era ele, junto com os outros colegas rappers, que trouxeram e fixaram o hip-hop para o primeiro álbum dos Gorillaz. Eles não fogem também muito do pop-rock, pouco arriscando em músicas mais eletrônicas.

Pode-se considerar um disco "punk" também, por sua rebeldia com os padrões de música antes vistos. Inclusive, uma das faixas do CD é justamente uma paródia (sendo uma homenagem ou deboche) à esse estilo, que lembra bastante Green Day nos anos 90.

Neste álbum de estreia, temos conceitos usados por 2-D e sua forma de falar "desleixada" e de ter o dialeto cheio de sotaque e erros de gramática presente nesse álbum que viraram marca permanente das músicas desse cd, intitulado, também, de "Gorillaz".

Depois do lançamento, muitas pessoas enxergaram referências à drogas no CD. E é claro que sim, Gorillaz definitivamente fizeram letras que fazem essa apologia, porém, isso foi uma sacada da banda em não deixar nada explícito. A apologia está ali, mas ela usa de tanta poesia e argumentos abstratos que fica difícil de explicar o porquê que aquela música fala de narcóticos.

Mas além desse conceito de drogas no CD, a banda também optou por deixar em algumas músicas como mais sobre o espírito de ser livre que reina por elas. Espírito esse que 2D parecia transpassar mais evidentemente, como se ele realmente estivesse feliz em estar gravando e cantando suas músicas.

O álbum também tem várias características diferentes como na música 5/4, que traz um belo exemplo das referências "escondidas" ao uso de drogas e à puxada mais para o punk, para a música "suja". E a música Clint Eastwood, onde o rap de Del, o fantasma azul da cabeça de Russel, que chega para te dar um tapa na cara, caso você não goste do gênero. Tomorrow Comes Today também é um dos melhores exemplos da melancolia clássica dos Gorillaz. Essa música representa o sentimento de aprisionamento, perseguição, depressão e tristeza que só os Gorillaz sabem fazer. E a música 19-2000, que tem seu clima tão inocente e divertido, como um passeio de carro pela estrada, te faz esquecer de qualquer problema. A letra faz uma crítica ao estilo de vida atual, onde devemos comprar um tênis da Nike não importa o problema que estejamos passando. É um recado para que essa geração não se deixe levar pelo império do comércio.

 É um recado para que essa geração não se deixe levar pelo império do comércio

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.


Em pouco tempo, a banda adquiriu uma fama inesperada. Murdoc, enquanto nos Estados Unidos em turnê, já demonstrando suas tendências megalomaníacas, fundou novamente um outro "culto" à imagem da banda. Uma seita ligada à demônios e magia. Entre os membros, estava seu velho amigo Jimmy Manson, um fedelho obcecado e apaixonado por Murdoc que, com igual obsessão, queria matar o baixista por tê-lo abandonado e criado o Gorillaz, a sorte foi que Murdoc logo que soube da notícia, abandonou e fugiu de Manson novamente.

Após ganhar fama, fortuna e ressacas, a banda começou a negociar com produtores e diretores a criação de um filme sobre eles. Enquanto a banda se alojou em Los Angeles para resolver e eventualmente filmar o filme, o Estúdio Kong foi abandonado e fechado.

Apesar de animadora, essa ideia deu errado. Assim como na vida real, problemas entre a produção, a direção e os executivos do estúdio ocasionaram o cancelamento do vindouro filme. O diretor se mostrou alguém insano que não sabia o que estava fazendo, Murdoc então, arrumar briga com todos da produção, o que o fez perder a chance de estrelar seu próprio filme. Os outros integrantes da banda, ainda sim, queriam gravar o filme, mas depois de tantas brigas com Murdoc, a banda decidiu dar um tempo e enfim, se separou.

Nesse tempo, seus membros se separaram cada um para um caminho: Murdoc resolveu ir para Tijuana no México, uma cidade onde poderia expandir seus horizontes e conseguir suas drogas de forma mais fácil. Lá, foi sentenciado a 30 anos de cadeia por passar cheques falsos para prostitutas com quem saía. Enquanto na prisão, conheceu e fez amizade com um corvo, de quem precisaria muito no futuro. Além de se tatuar nas costas com os nomes dos sete pecados, o baixista, surpreendentemente adquiriu doutorado em "Administração de Remédios Farmacêuticos Amadora", ganhando o título de "Dr. Niccals". Após toda essa maluquice, conseguiu fugir da prisão graças à seu amigo corvo e outros dois presos que o ajudaram, após a fuga, os dois presos fizeram um boneco de papel-machê moldado para parecer Murdoc, que estaria "dormindo" na cama da cela onde estava.

Russel voltou para a casa de seus pais, lá ele buscou a ajuda do mesmo padre que o ajudou na infância para exorcizar os demônios e espíritos de sua cabeça, o que conseguiu, mas ao realizar o processo, sua sanidade e alguns dos talentos que tinha foram embora. Quando perdeu os espíritos de sua cabeça, arrasado, acabou indo morar no porão de Ike Turner, e lá planejava fazer seu álbum solo de hip-hop, porém, não conseguiu finalizá-lo pois estranhos fenômenos paranormais, criados pelos espíritos de seus amigos rappers o impediram.

Noodle voltou para o Japão para descobrir sobre seu passado e acaba descobrindo tudo isso quando, ao entrar em um sushi bar, acaba ouvindo a palavra-segura que por coincidência, era onde Mr. Kyuzo trabalhava como chef. Após ouvir a palavra que também por coincidência, foi dita por Kyuzo, Noodle ganhou a memória de sua vida passada e muitas de suas habilidades, como a fluência em muitas línguas. Noodle ficou paralisada, até que Kyuzo aparece e reencontra a menina que já estava um pouco mais velha. Mr. Kyuzo fica emocionado e após se aproximar da garota, Noodle fica assustada e foge do local, para a tristeza de Kyuzo.

2D resolve voltar para a casa de seu pai, em Eastbourne. Lá, ele passa a viver uma vida mais simples, se esquecendo completamente da banda. Após 4 anos longe da música e vivendo uma vida mais divertida e sem compromissos, 2D recebe um sms de Noodle que agora falando inglês e com muito mais confiança, resolve voltar para o abandonado Estúdio Kong para reunir a banda novamente e gravar um novo disco, provavelmente 2D só voltou pelo carinho que sempre teve com Noodle. O importante é que, após tanto tempo, ele aceita melhor seu status de celebridade e que ele era responsável pelo sucesso de uma banda. Assim, vemos um 2D mais confiante no novo álbum, Demon Days. 

Apenas o que Noodle não contava era com a presença de zumbis no estúdio, os quais ela precisou derrotar com suas habilidades de luta antes que pudesse chamar seus ex-companheiros de volta.

Gorillaz: A Banda Mais Esquisita do MundoOnde histórias criam vida. Descubra agora