Murdoc, após receber a notícia de que a ilha flutuante em que Noodle estava (Slowboat) caiu em cima do Estúdio Kong, destruindo tudo em volta, decide achar outro lugar para montar seu estúdio, e depois de muito tempo, já com o dinheiro que conseguiu com o seguro do Estúdio Kong, adquire um novo local para montar seu estúdio. Trata-se de uma ilha feita de todo o lixo jogado no mar, localizada no meio do Pacífico. A ilha, nomeada de Plastic Beach, é um amontoado rosa de plástico, borracha e lixo. É ali onde Murdoc planeja gravar seu terceiro álbum. Lá, o rapaz montou um novo estúdio, além de um porto para navios/aviões anfíbios.
Era seu novo projeto, talvez o mais ambicioso detodos. Pretendia gravar um novo álbum, este totalmente escrito por ele. Porém,a banda estava completamente em pedaços após o acidente com Noodle. Coube àMurdoc e sua loucura reunir o que precisava para gravar "PlasticBeach", assim, por não ter encontrado Noodle em lugar nenhum, apenas mexasde seu cabelo, ele resolve cloná-la em um corpo cibernético e, assim, cria aCYBORG NOODLE. Um ciborgue-clone da japonesa que é muito mais perigosa eagressiva, o que faz dela a nova guarda costas de Murdoc.
Além disso, 2D estava deprimido e nem um pouco afim de gravar um novo disco, talvez pela "morte" de Noodle. Murdoc, que não podia perder seu vocalista amado pelos fãs, chama Boogieman, que o ajuda o sequestrar 2-D e leva para a Plastic Beach, para que ele grave o novo disco a força. Para garantir que o rapaz de cabelos azuis não fugisse de lá, Murdoc alojou o mesmo em um quarto na parte submersa da ilha, onde uma baleia, o maior medo de 2D, o vigiaria para que ele não fugisse. Agora Murdoc só precisaria de Russel, mas não encontrando o baterista em lugar nenhum, ele resolve gravar o álbum sem ele, o substituindo por batidas automáticas adicionadas na edição do álbum.
Se isso não prova a maluquice sociopática e egocêntrica do baixista, ele ainda compra briga com uma organização secreta chamada Black Cloud, pois vendeu armas falsas para este grupo. Assim, sendo esse grupo os responsáveis por diversos ataques a banda, atrapalhando a produção do novo álbum, mas é graças a Cyborg Noodle, que acaba com quase o grupo inteiro, sendo assim possível a produção de "Plastic Beach".
Porém, sua fome de poder e sucesso não parava aí. Ele queria mais, queria artistas que fizessem participações especiais no álbum, o que era uma marca oficial dos Gorillaz. Para isso, Chamou artistas como Snoop Dogg, Mos Def, Lou Reed, Mick Jones e Paul Simonon do The Clash, entre outros.
Cumprindo seu período de 5 anos de distância entre um disco e outro, os Gorillaz trazem para esta nova década mais uma obra de arte. Dessa vez, em Plastic Beach, lançado em Março de 2010.
A ambientação de todo o CD segue nos mesmos moldes de Demon Days: uma história de pano de fundo e músicas derivadas desse tema. Nesse caso, a "plasticidade" da nossa sociedade, seja no lixo que produz ou no lixo que consome. Seja na destruição do meio ambiente ou na destruição da música. Para muitos, este álbum é, e muito bem justificado, o favorito. Temos hits, temos as músicas calmas, temos o pop "de raíz", temos a crítica social. Tudo dos Gorillaz está aqui, só que maior, mais grandioso, mais diversificado. As contribuições são tantas que, pode-se perceber que, mais da metade do álbum é cantado por algum cantor convidado. Desde o rapper Snoop Dogg até a dupla do The Clash, Paul Simonon e Mick Jones. São gêneros musicais que, apesar de tomarem vários rumos, não deixam de circundar o pop que é o tema principal de Plastic Beach.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Gorillaz: A Banda Mais Esquisita do Mundo
AcakStuart Pot tinha uma vida tranquila trabalhando no armazém de seu pai, até o dia em que conhece Murdoc Niccals, o responsável por criar a banda mais louca que já existiu. Capa feita por: @PinkLetterProject