Depois do grande sucesso de Humanz, a banda finalmente voltou a crescer, tanto que foi contatada pela empresa de energia E.ON que no momento passava por uma crise sendo posicionada como "sem utilidade".
Quando a E.ON resolveu promover sua tecnologia de armazenamento solar, procurou a banda Gorillaz para transmitir uma mensagem de inovação técnica, criatividade e colaboração.
Para permitir que as pessoas se aproximassem da tecnologia e a experimentassem fisicamente, a marca criou o Kong Solar Studios, uma réplica do original Kong Studios do Gorillaz, um estúdio musical movido a energia solar.
A campanha em seguida, gravou junto aos integrantes do Gorillaz uma faixa musical no estúdio durante a noite usando apenas uma carga de baterias solares E.ON. O resultado final foi um EP de três musicas, sendo elas Szél, Meadows e Frequency (No Dormir), hospedado no Soundcloud, cuja criação foi totalmente alimentada pelo sol. A ativação teve como objetivo mostrar a tecnologia solar da E.ON de maneira inesperada. E isso foi tão bem-sucedido que a empresa ganhou vários prêmios junto a banda .
O estúdio saiu em turnê com o Gorillaz pelo Reino Unido, Alemanha e Hungria, enquanto o Guardian Labs no Reino Unido, o MusikExpress na Alemanha e o Stenk na Hungria documentaram a campanha. Isso foi então amplificado pelas mídias sociais para garantir maior alcance e engajamento.
O estúdio virou atração turística, tanto que os fãs fizeram fila por mais de duas horas só para entrar no estúdio. Tudo isso resultou em um aumento de 146% no interesse da marca e um aumento de 97% no interesse criativo no Reino Unido. Houve picos ainda maiores em outros mercados, como na Itália - onde os juros da marca subiram 443% e criativos em 243%.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Gorillaz: A Banda Mais Esquisita do Mundo
AléatoireStuart Pot tinha uma vida tranquila trabalhando no armazém de seu pai, até o dia em que conhece Murdoc Niccals, o responsável por criar a banda mais louca que já existiu. Capa feita por: @PinkLetterProject