Dica 4

2.9K 265 45
                                    

Cuidado com os problemas mais comuns em fanfics.

Fanfics, da maneira que as conhecemos, não são obras profissionais. Elas são uma maneira de entreter e treinar escritores amadores, que muitas vezes só querem um bom hobby. Mas, é sempre bom se esforçar para fazer o melhor trabalho possível, não é?

Justamente por serem obras amadoras escritas por fãs apaixonados, existem alguns problemas que são bastante comuns nesse tipo de texto. Se você quer escrever uma fanfic incrível, fique ligado para fugir desses problemas:

Não crie uma Mary Sue.

As “Mary Sues” são personagens perfeitinhas, que se destacam de todos com suas habilidades incríveis e não tem absolutamente defeito algum. Logo, são personagens mal desenvolvidas.

O principal motivo para se criar uma Mary Sue é a vontade de realizar suas vontades e suprimir suas inseguranças criando uma personagem que é virtualmente perfeita. O problema nisso é que pessoas reais não são perfeitas, logo, personagens também não devem ser.

É por meio das imperfeições que podemos realmente nos identificar com a trama.

Então, escreva personagens complexas. Aceite que elas também podem ter defeitos, também podem ter atitudes erradas. Vai fazer muito bem para a sua escrita.

Não seja OOC (Out of Character)

No mundo das fanfics, usamos o termo “OOC” para se referir a personagens que são caracterizadas de maneira totalmente infiel ao original. Isso é muito comum, afinal, não é a coisa mais fácil do mundo desvendar personagens criadas por outra pessoa. Ainda assim, é um erro.

Quando lemos fanfics, estamos procurando uma extensão da experiência canônica. Se amamos uma personagem, é pela sua personalidade única e complexa. Não adianta escrever uma personagem com o mesmo nome, mas que age de forma completamente diferente.

A solução para isso é nada mais, nada menos do que se empenhar para capturar a essência das personagens. Leia ou assista bastante a obra original. Reflita sobre a personagem. Tente escrever diálogos exatamente da mesma forma que ela falaria. E, acima de tudo, aceite as críticas dos seus leitores!

•─────────────────────────•

7 Dicas para escrever uma boa fanfic Onde histórias criam vida. Descubra agora