Tarefa 12. Dominar

283 12 1
                                    

  Dominar e não ser dominada

  Muitas pessoas são dominadas por outras pessoas, pelos dogmas, crendices sem fundamento, horóscopos, dinheiro, celular e redes sociais...
  Talvez você se pergunte: "Mas, o que tem haver com o tema do livro: Cuidando de Mim?" . Tudo haver.
    Um exemplo clássico nos dias atuais: Quem desgruda do celular? Tem pessoas que até para ir ao banheiro e tomar banho não abrem mão dele. Ou seja, um objeto está dominando a pessoa. E, quantas pessoas fazem loucuras em nome do dinheiro? E o que dizer das crendices popular?
Temos que ser livres. Dominar os objetos, coisas e idéias, e não deixar que nos dominem.

Tarefa da Semana:

 
a) identifique uma, duas ou três coisas que estão dominando você. Ou, algo que você "não fica sem."
E, essa semana você vai dominar isso. Vai fazer um jejum disso, e mostrar que consegue sim ficar sem. 
Observação: esse propósito que você irá fazer é um propósito consigo mesma. Você vai mostrar pra si e pra esse objeto ou coisa  que você se basta, que você pode dominá-lo.

Agora, vamos à alguns exemplos práticos:

1. Celular e as redes sociais.  Talvez você não se sinta dominada por ele, mas sempre se vê pegando o aparelho, conferindo as publicações dos amigos, assistindo vídeos, postando...
Faça um jejum de redes sociais. (É só uma semana, nada de pânico. Você vai sobreviver, te garanto. 😉). Vai ser muito bom para você. Se faz uso delas para o trabalho, use apenas para o trabalho e não como distração.
Fique uma semana sem publicar mensagens, compartilhar, curtir, postar fotos... Sem redes sociais. Se limite ao uso do celular apenas para olhar as horas por exemplo, e aproveite momentos consigo. Faça algo realmente útil: leia um livro; ouça/assista programas da fé; faça uma limpeza de pele; organize aquele cantinho da casa...
Mostre quem é que manda em quem!

2. Self.
Tirar self já virou um vício... Não é errado se fotografar, mas não vamos deixar que isso nos domine. Essa semana, evite ao máximo tirar fotos, aproveite o momento. Arranque essa ideia de que precisa compartilhar com as amigas fotos do seu almoço em família rsr 😀.
Não tire fotos, a menos que seja um evento importante como: casamento, chá de bebê etc. Procure aproveitar cada momento consigo mesma e com as demais pessoas. E que tal fazer um jejum de ficar postando seja fotos ou mensagens, ein? 😉

3. Um alimento.
Sabe aquele alimento que talvez você não pode ficar sem comer que fica irritada, mal humorada etc? Ou já virou hábito? Que tal evitar comer por uma semana? É uma boa sugestão. Que tal? 😉

4. Dinheiro.
Tem pessoas que não podem passar um dia sem gastar pelo menos algum valor. Então se esse for o seu caso, você pode se programar pra evitar gastar demais. Por exemplo: ao invés de ficar comprando doces e biscoitos, faça um jejum desses alimentos. Leve  de casa (para o trabalho, por exemplo)  uma fruta ou cereal.

5. Beleza.
Você se importa demais com sua aparência a ponto de ficar um bom tempo se olhando no espelho? Se arrumando?
"Ah não Sarah. O livro tem o nome: Cuidando de Mim. Eu não vou ficar desarrumada não né!"
Claro que não. Mas, você vai diminuir seu tempo em frente ao espelho e parar de ficar se arrumando a todo instante. E aproveitar os momentos a sua volta.

6. Uma Pessoa.
Sabe aquela pessoa que você não para de pensar nela ou fica só correndo atrás? Pois é, amiga, se cuide. Faça um jejum. Não estou dizendo para desprezar ou ignorar. Não.
Talvez, você esteja tão focada no namorado, na amiga, na irmã, na filha, no marido... Que sua vida só gira em torno deles, das vontades deles... Enfim, se concentre um pouco em si mesma. Não é errado, se cuidar, pensar em si mesma, se dar um tratamento especial. Entenda: você é a pessoa mais importante da sua vida. Não pode perder a si mesma.
Então, se esse for o seu caso, faça um jejum. Pare de ficar pensando o tempo todo naquela pessoa, enviando mensagens e ligando sem parar; nos problemas que você tem que resolver por ela, se ele (a) vai te ligar, verificando se ele(a) está sentindo sua falta, olhando o que a pessoa publica nas redes sociais... Esse jejum  será bom pra você se amar e valorizar mais. E enxergar o quanto é importante.

  Enfim, você vai ver uma, duas ou três coisas de que irá fazer um jejum essa semana. Talvez, é algo que não foi citado acima, mas pense na sua vida, em algo que você sentirá falta, mas você decidirá dominar esse algo.
  Sugiro que não abra mão de deixar as redes sociais essa semana e procurar aproveitar os momentos da vida real. E, além das redes sociais, você pode ver outra coisa também.

Obs: eu até sugiro você fazer essa tarefa não apenas por uma semana, mas por duas semana ou até mesmo um mês. Você vai ver como fará bem pra você. (Você consegue. Você sobrevive). É só uma ideia, mas pelo menos se esforce pra ficar uma semana ou duas...

   #Dica Extra:
  Pra compensar a falta de algo por exemplo, não fique parada. Faça algo que será realmente bom e útil para você.
Por exemplo: já que você não vai ficar perdendo horas nas redes sociais, pode ler um bom livro; fazer caça palavras (é muito divertido. Qual foi a última vez que você brincou, hum? 😅) fazer uma esfoliação na pele; aprender algo novo; se inscrever em um curso; cuidar das suas coisas; fazer uma faxina em algum lugar da casa; levar o cachorro pra passear e dar banho; adotar um bichinho de estimação;   procurar uma receita na internet; fazer um bolo; fazer as unhas; ouvir músicas; ler a Bíblia; ler um livro da fé; investir na sua vida espiritual. Etc!

  E aí? Quais coisas ou áreas da sua vida, você vai dominar?

  Bora se cuidar?

#CuidandodeMim

Cuidando de Mim Onde histórias criam vida. Descubra agora