Não entendi todo seu desespero, mas vejo ele correndo para recolher as coisas que estavam no chão. Não sei o que eram aquelas coisas. Nunca tinha vista algo assim antes.
- O que são estas coisas?- resolvi perguntar
- Isso... é... - Ele hesita em me dizer
- O que foi? Qual é o problema?
Ele recolhe aquelas coisas e colocam- nas na cama. Em silêncio caminha até a porta e então fecha e tranca. Eu não consigo disfarçar minha curiosidade. O que será tão importante que não pode ser dito de qualquer jeito? Então ele senta na cama e pega um dos objetos.
- Olha só... estou te falando isso, mas tem que ser um segredo nosso tá?
Eu faço que sim com a cabeça.
- Não sei se você já ouviu falar, mas isso a aqui é... são livros..- ele me mostra um daqueles objeto que caiam da caixa.- Eles foram proibidos há 10 anos atrás aqui no nosso país, por isso tem que ser segredo..
- Mas por que foram proibidos?
- Eles são fonte de conhecimento, algo que os governantes não querem que nós tenhamos...
Ele começou a folear o livro e continuou.
- ...Antigamente as pessoas buscavam aprender coisas novas e queriam entender como tudo funcionava. Tudo novo que era descoberto era guardado de alguma forma e depois era escrito em documentos e depois impresso em grandes quantidades para que as pessoas pudessem ler e compartilhar sua aprendizagem, assim surgiram os livros... Com o tempo surgiram escolas, que eram lugares onde as pessoas iam para aprender coisas novas e esse conhecimento acordava as pessoas para a realidade, assim sabiam o que era certo e o que estava errado...
- Mas o que aconteceu?
- Tendo esse conhecimento as pessoas passaram a reivindicar seus direitos e isso não agradava os governantes, pois eles queriam fazer tudo do jeito deles e muitas vezes deixava de lado as necessidades das pessoas, foi quando Antônio Serafim pegou o comando do país com a ajuda militar e resolveu tirar as fontes de conhecimento das pessoas.
- Nossa.. Nunca soube disso!
Cada vez que ele falava mais um pouco, mais assustada eu ficava. Não entedia como tudo aquilo podia ter acontecido. E também não entendia como ele sabia de tudo isso.
- E como você sabe de tudo isso ? Como você tem livros?
- Não posso te contar, mas você tem que prometer segredo, se não... eu posso ser preso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
É proibido ler livros
Fiction généraleE se fosse proibido ler livros? Quem já parou para pensar sobre isso percebeu como a vida seria triste e vazia. Nesta história nos deparamos com este problema no Brasil após a proibição dos livros ser feita numa nova ditadura militar, agora chamada...