N/A: Hello cuties!
Olha só! Quem é vivo sempre aparece, né? Huahuahuahu!
Como é capítulo final, terá uma nota inicial e uma nota final bem grande. Peço que tenham paciência comigo e deem uma lidinha, ok?
Eu recebi algumas críticas no capítulo passado sobre o braço do Sasuke. Umas foram mais brandas afirmando que eu não interpretei corretamente o fato do Sasuke "desejar" ficar sem o braço no capítulo 699, como uma forma de redenção do seu passado e de se lembrar de tudo que ele passou, conforme alguns membros do fandom SNS defendem. Outras pessoas foram menos educadas, afirmando que eu fiz o Sasuke implantar o braço no Capítulo 7 de Owari por uma questão estética, para deixá-lo mais bonito e perfeito, e que isso era uma atitude superficial da minha parte (claro que as palavras não foram tão boazinhas assim).
Aos que me deixaram reviews a respeito, eu já expliquei meu ponto de vista. Mesmo assim, quero fazer uma explicação a todos sobre a tomada da minha decisão:
Antes de mais nada, quero deixar claro que minha interpretação do mangá é única e exclusivamente minha, e que obviamente eu não sou obrigada a interpretar as coisas como os outros leitores interpretaram, nem eles são obrigados a interpretar da mesma forma que eu. Mas a fanfic é minha, por isso é impossível deixar de lado meus conceitos pessoais e interpretações próprias na hora de escrevê-la, então é natural que vocês não gostem de algum aspecto dela (ou muitos).
Eu li o 699 e entendi o fato do Sasuke sair de Konoha sem o braço de uma forma diferente do que a "maioria do fandom SNS" (se bem que nem sei se há como afirmar que essa opinião é unanime, porque não vi muito problema com relação a isso no fandom internacional, que é o que eu mais acompanho, e é muito maior que o brasileiro). No 699, ocorre o seguinte diálogo (sem grandes divergências de tradução em todas versões em inglês e português):
> Sakura: "Tsunade-sama está prestes a completar seu braço protético feito com células do Hashirama-sama..."
> Sasuke: "Eu... eu preciso ver o mundo por mim mesmo. Como o mundo está no momento. Sinto que poderei ver melhor essas coisas que eu deixei de observar... E, se eu perder essa chance... não acho que terei outra. Além do mais, tem algumas coisas que estão me incomodando" [...] "É o meu caminho da redenção, você não tem nada a ver com meus pecados".
Para mim, no 699 o Sasuke expressou sua urgência em sair imediatamente na viagem de descobrimento e redenção dele, e por isso não tinha interesse em esperar a prótese. Não ter interesse no momento não significa que detestou a oferta — é uma questão de definir suas prioridades. A redenção dele, na minha interpretação do mangá e como ficou claro por tudo que eu disse nessa fanfic inteira, foi a viagem que ele fez e não o fato de não aceitar o braço. E, se por acaso ele falou algo sobre o braço no material que foi lançado após o 700, eu não tive acesso a esse material e pedi para que vocês não o levassem em conta em Owari, pois eu deixei de acompanhar esses lançamentos.Também é bom deixar claro que eu li uma versão de Naruto que pode ter sido traduzida diferente da versão que vocês leram, e como vocês podem ver há bastante diferença nas traduções. O sites de mangá em português traduzem em cima do inglês nos sites, geralmente o mangapanda ou mangastream (e quando eu comecei Owari, ainda não tinha sido publicado o último volume no Brasil, então obviamente li online), os quais muitas vezes possuem traduções bem diferentes do japonês, então imagine o tanto de erro de interpretação que gera esse "telefone sem fio" das traduções.
Independente disso, em Owari, a ordem de implantar o braço foi do Naruto, pelos motivos que vocês lerão nesse capítulo final da fanfic. Todavia, Sasuke havia expressado interesse em fazer isso já no Capítulo 1 de Owari, e transcrevo aqui o trecho:
VOCÊ ESTÁ LENDO
Owari
FanfictionSasuke, possuído por toda prepotência natural de um Uchiha, acreditava que o Mangekyou Sharingan era "os olhos celestiais que vêem a verdade de toda a criação, sem qualquer obstrução", tal como descrito na pedra do Santuário Naka. Todavia, ao fim da...