Erasmino fora trazido para a tenda de Umbanda pela ação de Euzália que auxiliada também por uma equipe de guardiões que ficaram em sua residência, pôde trazê-lo até nós para as atividades que se realizariam.
Anselmo modificou sua aparência perispiritual e manifestou-se à vidência de um dos médiuns da casa, convidando-o ao trabalho como o preto velho Pai Damião, tão querido por todos dali.
A equipe estava formada para a primeira parte do trabalho espiritual.
Erasmino foi colocado deitado em frente ao altar, numa maca estruturada com fluidos do nosso plano. Caboclos e pretos velhos adentravam o ambiente sob a orientação de Euzália, a Vovó Catarina da tenda que, bondosamente ia indicando o que fazer. Envolvendo o médium desdobrado, Anselmo/ Pai Damião procedeu ao fenômeno de incorporação no plano espiritual, quando o perispírito do médium foi-se ajustando vibratoriamente ao do espírito que o orientava. O fenômeno era maravilhoso de se observar. A aparência externa do médium foi aos poucos se modificando até assumir a mesma conformação de Damião, o velho africano que agora assumia as tarefas.
Erasmino, sonolento, não registrava a nossa presença, apenas ficava passivo ante aos acontecimentos. O espírito de um índio aproximou-se trazendo uma vasilha que continha uma espécie de remédio, que deu a Erasmino para beber. Imediatamente ele vomitou algo visguento e malcheiroso, que Euzália disse tratar-se de resíduos colocados pelas entidades das trevas em seu perispírito, a fim de provocar doenças físicas, que o distraíssem do verdadeiro problema.
Os guardiões ou exus foram chamados para realizarem outra tarefa. Acompanhando Francisco e Otávio, iriam conosco até o reduto das trevas, para desativarem a base de operações deles. Necessitavam de médiuns encarnados, embora desdobrados, por possuírem ectoplasma, energia necessária para a desativação das bases das sombras.
Deixamos Erasmino desdobrado aos cuidados de Euzália e sua equipe e fomos para a região astralina onde se localizava a base de operações das trevas.
Assim que chegamos, pudemos notar intensa movimentação nos arredores. Francisco e Otávio estavam tranqüilos e muito seguros na realização da tarefa. Pensei que os habitantes daquela construção estavam sabendo da nossa visita e que haviam se precavido contra nós. Novamente Arnaldo esclareceu a todos:
_ A movimentação que presenciam é resultado dos trabalhos dos guardiões, que recrutaram seus amigos para auxiliarem na tarefa. Embora todo o movimento, como vêem, comportam-se com a máxima disciplina e executam com rigor a sua tarefa.
Observei mais e vi uma grande quantidade de espíritos que se aproximavam furtivamente do prédio. Pareciam comandados por uma equipe que se colocava à frente, trazendo algo semelhante a um mapa, ora olhando para o prédio à frente, ora para o papel que tinham na mão. Longas fileiras de espíritos se colocavam em volta do edifício das trevas, em movimentos precisos, estudados e com o máximo de silêncio. Vestiam-se como soldados e traziam nas mãos uma espécie de tridente. Segundo fui informado, eram armas elétricas que descarregavam energia e davam choques nos outros espíritos que haviam de ser capturados. Funcionavam com eletromagnetismo. Eram as mais eficazes contra as investidas das sombras. Tudo parecia uma operação de guerra.
Um dos guardiões aproximou-se de nós trazendo nas mãos instrumentos pequenos, que foram entregues a Francisco e Otávio. Eram duas "bombas mentais", conforme esclareceram. Foram ajustadas na freqüência vibratória dos dois médiuns e assim que retornassem ao corpo físico, iriam explodir e desativar a base das sombras. Os médiuns não correriam nenhum risco, pois nós os acompanharíamos nas tarefas e eles seriam escoltados de volta ao corpo físico com segurança.
Por sua vez, os espíritos não sofreriam nenhum mal; afinal, eram espíritos e o efeito das bombas mentais seria um choque vibratório tão profundo que queimaria as criações fluídicas do edifício, destruindo a base e desestruturando mentalmente seus habitantes por algumas horas, tempo suficiente para que os guardiões os recolhessem com suas redes magnéticas e os conduzissem para aos devidos lugares. Toda a operação fora preparada com esmero e nos mínimos detalhes.