É melhor você se sentar.

315 42 18
                                    

A primeira coisa que percebo quando chego em casa é o cheiro de bolo. Minha casa nunca cheira a bolo.

A segunda coisa é que minha mãe conversa com alguém na cozinha. E minha mãe nunca conversa com ninguém.

Coloco minha bolsa com meus equipamentos em cima do sofá e sigo para a cozinha, parando na batente da porta. Minha mãe está sentada na mesa - que tem um bolo em cima - e na sua frente - de costas pra mim - há uma cabeça ruiva.

Minha mãe percebe a minha presença e sorri pra mim. A mulher se vira pra mim e percebo que é a Rita, a mulher do apartamento 54, que só conversa com a minha mãe para falar mal dos outros. Eu tento forçar um sorriso no rosto quando a comprimento.

- Selena, finalmente, onde você estava? - Minha mãe pergunta.

- Tirando fotos, você sabe, eu te avisei.

- Ah, sim, sim. - Ela olha para a Rita erguendo as sobrancelhas. - Com a Demi, né?

Rita engole em seco.

- Sim, com a Demi. - respondo, cruzando os braços, enquanto as duas se encaram. Mas que porra tá acontecendo aqui?

- Selena, querida, é melhor você se sentar. - Rita diz baixinho arrastando uma cadeira pra mim.

- Eu tô bem aqui. - permaneço parada na porta. - O que foi?

- Selena, por favor. - Minha mãe pede com um olhar suplicante. Bufo mas acabo me sentando.

- Então, eu vim te falar uma coisa muito difícil. - Rita coloca a mão em cima da minha. - Sobre a Demi.

- Ela morreu? - é o meu primeiro pensamento. Até porque só isso pra justificar essa atuação toda.  - Impossível, acabei de deixar ela no apartamento dela.

- Não seja boba, Selena, o que ela veio falar é sério. - Minha mãe me repreende. Solto o ar da boca e afasto minha mão de Rita.

- Então, o que é? - pergunto mal humorada. As duas detestam Demi e a mãe dela, já sei que vão inventar qualquer merda.

- Bom... O porteiro, seu Durval... - Rita começa a falar. - ...ele viu pelas câmeras de segurando, na semana passada, a Demi, bom... - ela se  aproxima de mim e sussurra: - ...beijando uma garota.

Continuo a encarando e ela parece esperar alguma reação minha.

E eu nem sei como reagir a isso.

- Selena, você sabia disso? - Minha mãe pergunta.

- Não. - respondo. - o Seu Durval simplesmente bisbilhotou as câmeras de segurança e saiu fofocando?

- Ele não bisbilhotou, é o trabalho dele. - Rita responde.

- E ele pode sair fofocando sobre a vida dos outros assim? Deve ter alguma regra no manual dos porteiros que proíba isso... Ou sei lá, ética.

- Selena, esse não é o ponto. Demi é... sapatão. - Minha mãe sussurra a última palavra como se fosse uma doença transmissível.

- E daí? - falo sem entender o estardalhaço. Rita parece chocada.

- Por Deus, Selena, isso não é normal.

- Ah, por favor! - reviro os olhos. - Vocês realmente fizeram esse auê todo por isso?

- Por isso? Selena, eu não quero mais você andando com essa garota. - Minha mãe diz. - Eu sempre te falei que ela e a mãe dela são estranhas, que era melhor manter a distância, mas você "nãooooo, elas são ótimas!". Mas olha aí, como te falei, ela não soube como criar uma filha, ela também deve ser sapatão e criou mal a filha, pra ser igual a ela. Dá pra acreditar? Um absurdo!

- Meu Deus, mãe, você é um monstro! - digo horrorizada. Sinto meus olhos cheios de lágrimas e tento segurá-las. Ela me encara surpresa.

- Você concorda com isso?

- Não é questão de concordar, isso só diz respeito a ela. Pelo amor de Deus, estamos nos anos 50 e ninguém me avisou?

- Selena, só estamos te falando pelo seu próprio bem. - Rita diz. - Você tem que tomar cuidado, vai que ela tenta te transformar também...

"Já transformou" tenho vontade de responder, mas apenas respiro fundo.

- Você que tem que tomar cuidado com essa sua língua.

- Selena. - Minha mãe me repreende. - Eu estou te pedindo pra se afastar de Demi, por favor, eu sempre soube que ela era mal caminho

- Mãe, eu sou uma mulher adulta, eu sei o que é bom ou ruim pra mim, por favor, eu tô cansada de você sempre me dizendo o que fazer e me impedindo de fazer as coisas. Eu decido sobre a minha vida. Por favor, me deixa em paz. E deixe minhas amigas em paz também.

Minha mãe me encara com os olhos queimando de ódio. Acho que ela vai me estrangular a qualquer momento. Rita suspira. Me levanto pronta pra ir embora daquele ambiente tóxico.

- Selly... - Rita começa a dizer.

- Selena. - a corrijo.

- Selena, você precisa entender que isso é apenas errado.

- Errado é vocês duas se juntarem apenas pra criticar os outros. - respondo e saio da cozinha, ignorando os chamados de minha mãe.

***

Coloco meu celular para carregar e assim que ele liga várias mensagens chegam. Várias mensagens de Camila e Ariana. Nenhuma de Demi. A fofoca já deve ter se espalhado pelo condomínio inteiro.

Me jogo na cama e deixo as lágrimas escaparem.

Nunca tinha visto minha mãe dizer tantas maldades e nunca me senti tão mal por ter que conviver com uma pessoa assim.

Tinha ficado tão afetada emocionalmente por saber que minha mãe era tão preconceituosa que nem sequer parei para pensar no que tinha acontecido.

Demi beijou uma garota no elevador.

No nosso condomínio.

Nosso elevador.

Não me contou.

Demi é lésbica.

Ou bi.

Beijou uma garota.

E essa garota não era eu.

Friends Onde histórias criam vida. Descubra agora