Dois meses se passara desde que ali chegara. Meus familiares acabaram por aceitar a ideia de mais um filho na família, mais uma boca para alimentar e um corpo infantil para cobrir com roupas.
Para me tornar querido por eles e pagar por este trabalho que lhes causavam sempre, ajudava mamãe em suas atividades domésticas.
Era de manhã, já próximo do horário de almoço, ajudava mamãe a preparar um macarrão com frango ensopado para nossa refeição, semelhante a que se fazia aos domingos em nossa casa de italianos, misturado com suecos que somos.
— Sabe que dia é hoje, maninho? — perguntei a Regis, que passava pela cozinha com a maior cara de sono, por acabar de acordar. Nesse tempo, seus cabelos se tornaram novamente semelhante aos meus, que foram cortados, embora por papai, com mais cuidado.
— Terça-feira! — afirmou ele convicto.
— Dia do mês, eu perguntei!
Ele pensou um pouco e, balançando os ombros arriscou:
— Vinte e cinco.
— De...
— Sei lá!
— Junho. Que data importante que é hoje?
Ele tornou a pensar por algum tempo, arriscando:
— Descobrimento do Brasil...
— O loco! — achei graça. — Isso já foi faz tempo!
— Dia da pátria...
— O dia de hoje é muito mais importante do que tudo isso!
— Sei lá! Eu acho que não estudei ainda!
— E nem vai estudar! — ironizei. — O dia de hoje é muito importante pra ser estudado na escola desse mundo.
— É dia de Deus... — arriscou o menino.
— Hoje a gente comemora o seu natal. E o meu também!
— Natal é em dezembro! — exclamou ele.
— Natal de Jesus é em dezembro. O nosso é hoje. Dez anos de idade. Aqui ninguém faz questão desse dia, mas eu digo que é muito importante.
Abracei o maninho, dei-lhe três tapinhas nas costas, dizendo feliz:
— Parabéns, maninho! Que Deus proteja sempre a nossa vida sagrada.
Ele aceitou o meu abraço, porém não entendeu muito minhas felicitações.
Mamãe, que estava por perto, sequer se manifestou sobre tal atitude, então tomei a iniciativa de abraçá-la, dizendo:
— Obrigado, mamãe, por ter nos dado vida. Obrigado por cuidar da gente durante estes dez anos e tenho certeza que cuidará até ficarmos velhinhos.
É®Ê
Durante as férias escolares de inverno, o irmão José Carlos arranjou um trabalho na olaria, quinhentos metros de nossa casa, onde, a princípio começou a trabalhar sozinho, depois, com a promessa de nos dar algum dinheiro, passou a nos levar juntos para a fabricação de tijolos.
Nos primeiros dias tudo parecia festa e a gente fazia de conta que estava brincando de trabalhar e ainda tinha mais dinheiro do que o pouco que mamãe sempre nos dava para nossos gastos e eu até consegui, inclusive obrigar o maninho a comprarmos duas bermudas cada um, um pouco mais longa do que nossas calças curtas de francesinhos, as quais usávamos principalmente para irmos à missa das crianças, aos domingos pela manhã, celebrada pelo bondoso Frei Marcelino.
YOU ARE READING
Através das Barreiras do tempo
AventuraA partir de um encontro inusitado com antigo amigo de sua infância, o senhor Regis começará a viver a maior aventura de sua vida. Um ancião ao qual ele jamais pensaria que reencontraria ainda neste mundo lhe concederá um passaporte para a mais espl...