1.
COMO PODEMOS DEFINIR O SUICÍDIO?
Suicídio é um gesto de autodestruição, realização do desejo de morrer ou der dar fim à própria vida. É uma escolha ou ação que tem graves implicações sociais. Pessoas de todas as idades e classes sociais cometem suicídio. A cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo, totalizando quase um milhão de pessoas todos os anos, Estima-se que de 10 a 20 milhões depessoas tentam o suicídio a cada ano. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis .
2.
O QUE LEVA ALGUÉM A SE MATAR?
Vários motivos podem levar alguém ao suicídio. Normalmente, a pessoa tem necessidade de aliviar pressões externas como cobranças sociais, culpa remorso, depressão, medo, ansiedade, fracasso, humilhação etc.
3.
COMO SE SENTE QUEM QUER SE MATAR?
No momento em que quem tem ideias suicidas, o individuo combina dois ou mais sentimentos ou ideias conflituosas. É um estado interior chamado de ambivalência. Ele busca atenção por se sentir ignorado ou esquecido e tem a sensação de estar só.
4.
OS SENTIMENTOS E IMPULSOS SUICIDAS SÃO NORMAIS?
Pensar em suicídio ou ser impulsivo faz parte da natureza humana, e é estimulada pela possibilidade de escolha. Porém é mais comum nas pessoas que estão exaustas por dentro e emocionalmente fragilizadas.
5.
AS PESSOAS QUE TENTAM SUICÍDIO PEDEM SOCORRO?
Sim, é frequente pedir ajuda em momentos críticos, quando o suicídio parece a única saída. A vontade de viver aparece sempre, resistindo ao desejo de se autodestruir.
De forma inesperada, as pessoas se veem diante de sentimentos opostos, o que faz com que considerem a possibilidade de lutar para continuar vivendo. Encontrar alguém que tenha disponibilidade para ouvir e compreender os sentimentos suicidas fortalece as intenções de viver.
6.
COMO O SUICÍDIO É VISTO PELA SOCIEDADE?
O suicídio foi e continua sendo um tabu entre a maioria das pessoas. É um assunto que agride várias crenças religiosas. O tabu também se sustenta porque muitos veem o suicida como um fracassado, como um egoísta.
Muitas vezes, mesmo aqueles que seguem religiões que condenam o suicídio não conseguem respeitar suas crenças e acabam dando fim à própria vida.
7.
QUEM OFERECE AJUDA PARA PESSOAS COM INTENÇÃO DE SE MATAR?
As pessoas que precisam de ajuda podem recorrer ao CVV, grupo de voluntários que oferecem apoio emocional gratuito. E já existem programas de saúde pública que oferecem esse serviço em algumas regiões do país. Há portanto, uma ampla rede de apoio voluntário por meio de telefonia, internet e atendimento presencial.
O CVV atende por telefone, chat, Skype, e-mail e pessoalmente, além de realizar atendimentos especiais em casos de eventos e catástrofes. Eles são um grupo de aproximadamente 2.200 voluntários treinador para ouvir e compreender pessoas que estão abaladas emocionalmente e que correm sério risco de vida.
https://www.cvv.org.br/ OU LIGUE 188
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não é apenas um mês: Ansiedade, Depressão e Suicídio
Não FicçãoBreves palavras sobre o suicídio que costuma ser abordado frequentemente apenas em um único mês, como se nos outros onze meses do ano ele existisse, mas fosse algo normal. Ao contrário do que muitos dizem por aí, suicídio não é frescura e pode ter m...