Cap 01

4.7K 305 17
                                    

                             ♡

Hoje é sexta-feira, são cinco horas da manhã. No cronograma de hoje, preciso lavar a roupa de Dona Maria Clara, apanhar os ovos das galinhas para por nas caixas, pescar alguns peixes para fazer o jantar aqui em casa e por fim deixar a mansão limpissima, são dez quartos, preciso deixá-los impecáveis o casamento é na próxima semana e os noivos e alguns convidados chegarão no sábado para passar alguns dias curtindo o campo.

-Esmeralda!

Mamãe teme que eu não dê conta de todo trabalho que tenho para hoje e me chama mesmo que eu já tenha acordado.

Depois de tomar banho e tomar meu rápido café da manhã, ponho um vestido vermelho estampado colado no busto e rodado na parte de baixo, ele é de alcinhas e feito com um tecido mole e fino, minha mãe mesma costura as minhas roupas ; eu tenho olhos arredondados que são estreitos no canto interno e externo, como uma japonesa só que não tão japonesa assim (risos), eles são amendoados quase verdes mas sem dúvida são um tom de mel, minha pele é morena e tenho leves sardas no nariz e nas bochechas. Meus lábios são carnudos mas não de um jeito exagerado, meu cabelo é longo e muito preto, liso da raiz até pouco depois do meio, encaracolado nas pontas, estou quase sempre de coque, minha mãe disse que eu fico bem assim, e é mesmo.

Agora é hora de calçar os chinelos e correr.
Pego o carrinho e vou empurrando até o galinheiro. Abro a porta ; as galinhas cacarejaram como loucas (risos) mas já tenho o jeito de pegar os ovos sem que elas percebam. Após duas longas horas pegando os ovos e encaixotando os bons e deixando os outros para que nasçam os pintinhos, levo as caixas de três em três no carrinho até os portões principais, onde uma Van espera para levá-los a cidade. Hora de lavar as roupas da dona Maria Clara, ela gosta que eu lave somente as roupas dela, ela diz que eu sou delicada, cuidadosa. Lavo as peças em uma cachoeira que tem pouco distante da nossa casinha, em seguida as estendo ao sol junto com as roupas de cama da mansão. Aproveitei a lavagem das roupas e deixei uma rede para pescar o meu jantar e o de mamãe, agora só falta limpar a mansão, são quatro e meia da tarde, é melhor me apressar, mamãe limpa a mansão e faz a comida eu limpo apenas os dez quartos é como trabalhar nos hotéis dos filmes que assisto na TV. São oito e meia da noite. Estou no último quarto, ele fica bem no alto do terceiro andar, tem sacada e até uma mesa com quartro cadeiras nela, e a vista da para a nossa casinha abaixo do pomar.

-Esmeralda?

-Dona Maria Clara...

-Ai querida antes de você começar a limpar este, eu tenho umas recomendações especiais.

-Tudo bem dona Maria Clara, pode falar...

-É que o meu Edgar chega amanhã, ele não vem aqui na fazendo desde os doze anos, sempre fomos nós que íamos vizita-lo em New Village, quero que ele se sinta confortável, e que não lhe falte nada.

-Como a senhora desejar.

-Bom, primeiro certifique-se de que o armário fique  limpo e com perfume de alfazema que comprei e deixei na dispensa, esvazie a sapateira branca que está desocupada também na dispensa e traga para cá, se precisar de ajuda para carregá-la nas escadas peça ao jardineiro, troque a tampa do vazo sanitário por uma nova que comprei e coloquei no armário da suíte, ponha uma partilha  no ralo do banheiro e abasteça o frigobar com água, iogurte, queijo e morangos frescos lá do pomar, ah faça um pouco de chantilly caseiro e ponha também no frigobar. Na cama ponha as cobertas brancas de algodão lisas e o travesseiro de pena de ganso, está tudo ali naquelas caixas, eu sei que estou fazendo você e a Beatriz trabalharem muito esses dias, mas assim que o casamento passar darei uma semana inteira de folga a vocês.

-Que isso dona Maria? E como é que essa casa vai andar sem a gente por uma semana??? (risos)

-Eu não sei (risos) mas descobriremos.

-Então está certo dona Maria Clara, assim que terminar tudo chamo a senhora para checar.

A meia noite estou na casinha, sentada em um dos janelões que dão para a mansão, comendo meu jantar enquanto mamãe dorme cansada no sofá quando a TV fala sozinha;estou de camisola, folgada, feita de xita, o prato de peixes fritos está entre as minhas pernas, até estou cansada, mas quando lembro de tudo que fiz hoje me sinto feliz com sensação de dever cumprido. Amanhã a mansão estará uma correria, sobrará para mim e minha amada mãe, por isso assim que terminar o jantar, irei dormir em minha deliciosa cama de madeira e um colchão molinho.

                          01

 𝔼𝕤𝕞𝕖𝕣𝕒𝕝𝕕𝕒Onde histórias criam vida. Descubra agora