Estava uma tarde maravilhosa. Sara dirigia-se à piscina. Após pousar a toalha, descalçou os chinelos. Depois, tirou o vestido que levava. Apenas de fato de banho, sentara-se com os pés na água e ia-se molhando lentamente para se habituar à temperatura. Só depois mergulhou... Nadou, sensualmente, de uma ponta à outra. Foi quando tirou a cabeça da água que viu alguém aproximar-se. Era Cláudia, filha mais nova de Afonso, que tinha passado pela piscina para cumprimentar Sara.
- Boa tarde inspetora! A água está boa? - Perguntou com a sua voz doce.
Sara, admirada com a preocupação daquela rapariga reservada, respondeu:
- Está óptima Cláudia, não quer vir para aqui um pouco?
Cláudia afirmou que apenas tinha passado por casa para levar alguma papelada para a empresa, pois de manhã tinha-se esquecido, logo não ia demorar muito. Quando Constança lhe disse que a inspetora estava na piscina, então decidiu ir ter com ela. Sara pensou: "Que desculpa tão conveniente! Ou será verdade? Isso para mim já se torna inconveniente!"
Posteriormente, Sara lembrou-se de fazer uma pergunta à rapariga sobre a investigação. Era a sua grande oportunidade!
- Quem é que acha que pode ser o chantagista? - Perguntou.
- Ora essa inspetora Sara! Eu não vejo aquilo que os outros andam a fazer! A minha avó Carolina é muito má, mas acho que estas chantagens não são convenientes para alguém que protege tanto "a moral e os bons costumes!". A meu ver, pela personalidade e pelo modo como atentam aos outros, a tia Letícia ou a Constança!
Sara pensou porque todos suspeitavam das mesmas pessoas. Mas, como sempre, não ficou satisfeita:
- Acha que a Isabel ou a Dória podem ter alguma coisa a ver com isto, minha querida? - Perguntou a inspetora.
Cláudia, cheia de troça no seu interior, respondeu à pergunta:
- Acha mesmo?! Eu acho-as tão boas pessoas! A melhor coisa que o meu pai fez foi refazer a vida dele. E digo mais... Não podia ter escolhido melhor mulher. Simples e humilde! O contraste de muita gente desta família!
Entretanto, Cláudia teve de ir para o seu trabalho num dos hotéis da família. Sara aconselhou-a a não se ausentar de Sintra até o caso ficar resolvido, já que Cláudia era uma das embaixadoras da empresa e viajava bastante. Após a saída da jovem, a profissional de polícia continuou a nadar. Pensava: "Será que o Gaspar vem?". Posteriormente, ouve alguns passos. Quando olhou para a zona das espreguiçadeiras, não queria acreditar que o rapaz cumpria tudo aquilo que prometia.
- Está aqui há muito tempo? - Perguntou Gaspar.
Sara, orgulhosa, mas também cuidadosa, respondeu:
- Ia agora mesmo sair!
Posteriormente, com o seu tronco comprido e pernas altas, Gaspar fez um mortal na piscina que não só moveu bastante a água, como a própria Sara. Uma inspetora que devia estar preparada para tudo, ficou abalada com o que acabara de acontecer.
- Não me diga que se assustou inspetora? Não se vai já embora pois não?
Sara, só pensava: "Que mal é que eu fiz para merecer esta tortura? Ele disse que sabia bem como havia de me abordar... E não é que sabe mesmo? Tem calma Sara! Tem calma!":
- Sim Gaspar, já ia sair. Não acha que demorou muito?
Gaspar, atónito com a complexidade daquela mulher, respondeu:
- Você não marcou horas comigo! Por isso, não cheguei adiantado nem atrasado!
Sara nem queria acreditar que, pela primeira vez, alguém lhe estava a fazer frente na vida. Mas, respondeu:
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Chantagista
Mystery / ThrillerSara é uma inspetora recém formada de 31 anos que enfrenta agora a sua maior investigação, que não se revelará nada fácil. Na mansão da família Vasconcelos tem de descobrir a identidade de um chantagista lá infiltrado. No entanto, terá de enfrentar...