As dicas a seguir é para quem quer revisar seu texto sozinho. Aconselho também para quem tem um Beta Reader, afinal, você otimiza ainda mais o papel dele; ao invés da pessoa perder tempo corrigindo erros "grosseiros" que você mesmo podia detectar sozinho, ele se preocupa com coisas mais importantes, como a coerência na história.
Vamos às dicas:
Deixe o texto de molho: de longe, é a PRINCIPAL dica. Quando estamos escrevendo, ficamos alienados com o texto, não só nas ideias, mas também na escrita. Na hora, achamos que as coisas não estão boas, está faltando descrição, não está muito real... Experimente deixar o texto de lado por uma semana, quando voltar, sua percepção sobre a obra será outra! Para segurar a ansiedade de querer apagar tudo e reescrever, siga para o capítulo seguinte enquanto isso.
Leia o livro em voz alta: em nossa mente, o texto soa coerente, mas quando você o lê em voz alta, percebe alguns "engasgos", a falta de fluidez em alguns trechos do parágrafo. Esta técnica ajuda também a detectar a falta de pontuação ou o seu excesso. É válido escutar o texto na voz de outra pessoa também, para isso você pode usar o Google Tradutor ou a ferramenta "Ler em Voz Alta", na aba Revisão, no Word.
Leia o texto em outras mídias: nada substitui o prazer em revisar um texto impresso, mas, como nem todos podem se dar ao luxo (e o planeta agradece que você não o faça), reler o texto em telas menores como no celular, por exemplo, aumenta sua atenção na leitura e você detecta erros ortográficos de forma mais fácil que na tela grande de um notebook. Gosto de corrigir pelo note e depois enviar o arquivo para o celular e passar o pente-fino no que sobrou.
Dicionário de sinônimos: se não conhece o site, trate de pesquisá-lo, pois ele é incrível! Todos nós temos vícios de linguagem, identifique o seu e troque por palavras similares (ou até novas descrições). Só cuidado para não encher o texto com palavras "diferentonas", que nem você sabe o significado.
Dicionário convencional: já se pegou pensando em uma palavra, achou que ela era perfeita para aquela frase, mas não sabia se o significado dela era exatamente o que você achou? Pesquise. Melhor pecar pelo excesso de zelo que pela falta. Vira e mexe, encontro essas palavrinhas mágicas em textos por aí cujo autor a usou em um lugar errado.
Revise quando tiver tempo livre: esse é um momento que requer muita atenção. Só assim perceberá que está repetindo informações, se contradizendo ou trocou o nome de algum personagem. Se não se concentrar, esses furos passam sem que você note.
Quais outras dicas você daria para quem pretende revisar seus capítulos sozinho? Comenta aí embaixo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como Escrever um Livro
Non-FictionEste livro foi feito especialmente para você: contista, ficwriter, aspirante ou escritor, obter dicas e discutir sobre o universo da escrita criativa. A troca de experiência é a palavra de ordem por aqui!