A saudade é aquele sentimento que cresce dentro do peito, mas expande tanto que simplesmente escorre como lágrimas pelos olhos.
Há quem diga que esse sentimento é ruim e não podemos discordar totalmente disso, porque a saudade é um sentimento prisional, quanto mais você sente ele, mais aprisionado a alguém você está. Cada vez que este sentimento cresce, mais refém você se encontra.
Todas as vezes que você se debate tentando esquecer ou ignorar o ardente sentimento, mais ele te aprisiona e lhe mostra que você está a mercê dele. Parece que seu corpo está totalmente preso a uma areia movediça, que a cada luta sua, você perde mais um pouco do controle.
Não é fácil abrir mão de quem amamos e de quem foi tão importante em tantos momentos de nossas vidas, mas necessitamos diferenciar se o relacionamento está sendo tóxico ou não. Temos que ter a consciência em distinguir se aquilo está nos matando ou libertando. Eu sei que escrever em um papel, ou no teclado do celular é fácil, mas na prática as coisas são bem complicadas para se lidar e exercer posicionamento, afinal, estamos lidando com algo que está em nosso interior e que mexe com o nosso emocional.
Existem casos que os indivíduos se tornam tão dependentes de outro alguém que quando não se mantêm a mesma relação o que resta é sofrer, ou até mesmo ir atrás demonstrando amor e afeto, mas nem sempre é recíproco o sentimento e este ato pode destruir vidas. A dependência por algo ou alguém toma a maior parte de nós e acabamos ficando viciados nisso. Há casos de pessoas que parecem dependentes químicos, pois, esquecem-se de como a liberdade é prazerosa, mas estão tão viciadas naquilo que buscam a todo instante, pela "paz" que aquilo ou alguém pode proporcionar.
A grande verdade é que aprender a lidar com os sentimentos não é fácil, mas precisamos nos apegar no Senhor para nos livrarmos do excesso de algo, que, no caso, é o sentimento que tenta a todo custo nos dominar. Pedir ao Senhor um direcionamento para nossas amizades é a base para o começo de tudo. Devemos colocá-Lo à nossa frente e chamá-Lo para ser verdadeiramente Senhor em nossas vidas. Estamos colocando Ele como segundo plano e só nos lembramos de orar ou colocá-Lo em alguma causa nossa quando tudo desmorona. Devemos fazer totalmente ao contrário, precisamos convidá-Lo para sentar à mesa conosco e participar de nossas conversas. Necessitamos pedi-Lo por socorro quando não soubermos lidar com a avalanche de sentimentos turbulentos.
Ele não é só nosso ouvinte, Ele não é um "papai noel" que somente é lembrado para fazer petições. Que venhamos permitir que Ele seja o Centro das nossas vidas e nossas vontades. Que deixemos que Ele seja inteiramente nosso Pai, aquele que cuida, zela e nos protege. Que O amor que Ele demonstrou por nós na Cruz do calvário não venha ser somente proclamado em vãs comemorações, mas que venhamos trazê-Lo para viver ao nosso lado, pois Ele nos ama inteiramente e isso basta em nossas vidas. O amor e a graça dEle basta para sermos livres de sentimentos excessivos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Devocionais
SpiritualA caminhada nunca foi um percurso ágil. Há quem diga que encarar a estrada da vida é fácil, mas essas são as pequenas porcentagens de seres-humanos que fecham os olhos para todos os problemas e vivem como se nada acontecesse. Entretanto, sabemos be...