❀ Epílogo ❀

475 110 56
                                    

Epílogo | O Silêncio das Flores


No ano seguinte, Zoey mudou-se de escola. Precisava recomeçar do zero. Apesar da mudança ainda ser difícil, ela queria tentar. Seria mais fácil ser ela mesma sem toda aquela pressão e expectativa de seus antigos colegas e professores sobre ela. Na nova escola, ninguém saberia de nada.

Zoey achou que seria fácil, já que comunicar-se com estranhos estava cada vez mais natural. Mas não foi. Ainda era difícil se enturmar e falar quando era preciso. No primeiro dia de aula, já no segundo ano do ensino médio, ela achou que não conseguiria. Porém, quando disse seu nome na frente da turma pela primeira vez – envergonhada e ansiosa, mas consciente que ia conseguir falar – tudo começou a melhorar. Com passos pequenos, Zoey conseguia ver claramente seu progresso. E estava muito orgulhosa de si mesma. Foi enfrentando pequenos desafios – nada que lhe causasse sofrimento demais – e sempre falava para si mesma que era preciso ser paciente.

Ela sentia falta de Liam na sala de aula. Mas, quando podiam, se encontravam na casa um do outro e conversavam. Conversar com o garoto estava cada vez mais fácil. Sua fala soava naturalmente, e a amizade de Liam fazia-lhe bem. Na verdade, Zoey estava convencida de que sempre teve uma queda por ele – desde o momento que se sentou pela primeira vez a sua frente no primeiro dia de aula. Ela nunca lhe disse nada sobre seus sentimentos, pois não tinha coragem.

O autoconhecimento foi o que mais ajudou Zoey no processo de superação. As consultas com a psicóloga especialista no assunto – a qual Zoey agora conseguia conversar normalmente – e o apoio de Lana e a família foi onde a moça arranjara força e coragem para conseguir dar cada passo.

Aos poucos, olhar-se no espelho estava se tornando mais suportável. Mudara o corte de cabelo. Até mesmo algumas roupas ela separou para doar – nada daquilo parecia pertence-lhe mais. Sua expressão fechada e o comportamento inibido aos poucos foram se suavizando e, mesmo com a excessiva timidez, Zoey já conseguia se expressar melhor e o sorriso tornava-se cada vez mais espontâneo. Sua autoestima de fato melhorava, mas era tão instável quanto um oceano.

Nada foi um mar de rosas, entretanto. Crescer e se superar – sobretudo na fase da adolescência – podia ser bastante doloroso. E para Zoey não foi diferente. Às vezes ela se sentia extremamente feliz, e outras vezes, estava tão mal que era difícil levantar da cama todas as manhãs para ir à escola. Mas ela levantava. Estudava, fazia as provas, trabalhos e começava a tirar dúvidas com o professor em particular. Todos eles admiravam a dedicação de Zoey, apesar das dificuldades dela.

Fazer amizades ainda era difícil, mas Zoey cada vez mais gostava da própria companhia. Às vezes sentia-se extremamente sozinha – principalmente na escola – mas ela tinha Liam, e sua amizade era o suficiente para ela. Além disso, havia Lana, que sempre fazia questão de incluí-la nos passeios que faziam e nos almoços de fim de semana. Aos domingos, às vezes, Zoey ia até a casa de Liam para comer pizza e se divertir com jogos de tabuleiros.

Ao se formar no ensino médio, Zoey já havia se tornado outra pessoa. Os estudos exigiram muito dela, e ela agradeceu por finalmente ter um período de descanso. A maioria dos colegas entrou para a faculdade, mas Zoey optou por cuidar de si mesma no ano seguinte. Precisava respirar e absorver tudo que havia passado e conseguido superar. Ainda não havia chegado aonde queria. Talvez arranjasse um trabalho que não exigia muito dela.

A cada dia, ela descobria coisas sobre si mesma – e nem sempre era agradável. Aceitar suas limitações e lidar com elas era um tanto complicado, mas Zoey nunca desistiu dela mesma. O futuro não mais a amedrontava. O passado ainda lhe doía, e havia muitas pessoas da sua família as quais ela ainda não conseguia se comunicar. Ter contato direto com essas pessoas machucava Zoey, pois aquele sentimento de medo e ansiedade que a invadiam não lhe cabiam mais.

Sempre haveria dias tempestuosos e ensolarados que a fariam florescer – mas Zoey estava disposta a enfrentar cada um deles.



FIM.

Finalizado em: 9 de fevereiro de 2020

Copyright © 2020 by Liza S.V

O Silêncio das Flores

O Silêncio das FloresOnde histórias criam vida. Descubra agora