Capitulo 1

9 0 0
                                    

O meu nome é Laura e eu cheguei ao mundo no dia 18 de abril de 1972, em Valongo, o parto foi feito em casa, como era costume na época, tudo correu bem e nasci com saude graças a Deus.
Era a terceira mais nova em 11 irmãos, somos 8 raparigas e 3 rapazes e somente uma nasceu no hospital.
Viviamos todos em uma casa pequena, tendo em conta o número de pessoas, mas acolhedora, eramos 3 irmãos em cada quarto e os meus pais tinham o seu quarto.
Infelismente não conheci 4 dos meus irmãos, 3 mureram ainda bebés de doença(meningite) e o outro de acidente de trabalho com os seus 14 anos.
A minha mãe sofreu muito com a morte dos filhos, nenhuma mae deveria passar pela perda de um filho muito menos de 4. Sempre que penso nela lembro me da mulher forte devido ao que vivenciou e da mulher cheia de luz. Amo te muito minha querida mãe!
Devido as dificuldades finaceiras passavamos muita fome, lembro me que em uma altura eu foi a procura de comida nos armarios, pois eu estava cheia de fome, e lá apenas tinha um bocado de pão cheio de bolor, limpei o pão e comi, lembro -me também que quando chegava o meu aniversario ou o dos meus irmãos, a minha mãe oferecia-nos pão com marmelada e um sumol, e me dizia com as lagrimas nos olhos:
"Minha filha vai para a eira comer porque eu não tenho para dar aos teus irmãos!"
Até hoje eu adoro a marmelada devido a esse acontecimento.
Mas nem sempre foi assim!
Houve tempo de alguma fartura.
Nao me esqueço, que adorava o seu assado de peixe...
As brincadeiras com as minhas irmas eram do melhor, e com os vizinhos, e claro que no meio das brincadeiras, tambem havia brigas( risos) .
Dormia- mos tres em cada cama, ao acordar era grande algazarra. Nao deixava mos o meu pai dormir, ele entao se levantava- se pegava no cinto e nos batia na pele extrema. Como crianças  só  queria- mos brincar.

Todos os dias são um recomeçoOnde histórias criam vida. Descubra agora