05. Vinícius em "O babá do irmão adolescente".
Dias atuais: 2014.
O irmão de Vinícius era o verdadeiro enviado de Deus. Enviado de Deus para fazer Vinícius pagar por todos seus pecados. Leonardo tinha quase 14 anos de idade e se comportava como uma criança de cinco. Pior: crianças de cinco anos não precisam ser levadas em carrinhos, já Leonardo precisava; crianças de cinco anos não falavam só sobre ETs e todos seus possíveis tipos de raça; crianças de cinco anos não insistiam que seus irmãos mais velhos os levassem para bairros pobres da cidade para assistirem os eventos culturais das outras escolas. "Espero que falem sobre ETs", dizia repetidamente o irmão de Vinícius. "Espero que encontrem um cura para o Autismo logo", pensava Vinícius.
****
Isadora, às vezes, não tinha paciência para ser irmã de Isaac. Porém quisera Deus, muito bem-humorado, que Isaac fosse justamente irmão gêmeo de Isadora – Isaac era seis minutos mais velho que a ruiva, o que para ela era um tempo considerável.
– Dora, pegue para mim a minha cueca azul da sorte. Acho que ela está no cesto de roupas limpas – exigiu Isaac. – Estou com preguiça de ir até lá e, como seu irmão sete minutos mais velho e homem da casa, preciso ser obedecido.
– Seis...foram seis minutos. Seis minutos e 38 segundos! A Raquel cronometrou e ela não iria mentir sobre isso – respondeu Isadora. – E você já é bem grandinho e pode organizar suas roupas sozinho. Não sou tua empregada e... ah, me passe logo meu vestido florido. Eu sei que foi você quem roubou.
– Não fui eu. Foi o Juliano.
– Não, Isaac, eu não uso vestidos floridos. Isso é coisa tua – defendeu-se Juliano.
– Que belo amigo eu tenho, viu? Não tem nem coragem de me proteger da ira da minha irmã... Você só precisava validar o meu álibi, Juliano... Só isso! – reclamou Isaac.
– Crianças, o papo está bom, mas vocês precisam se apressar. O cenário da apresentação de vocês não se montará sozinho – disse Tereza, colocando a cabeça na porta do quarto de Isaac. – A Raquel já chamou um táxi para vocês três.
– Sinceramente, não sei como a tia Tereza aguenta vocês dois – declarou Juliano, indo em direção ao táxi.
****
Paulo Vítor teria orgulho de Juliano. Teria orgulho da discrição dele, do amigo que ele havia se tornado para Isaac e Isadora, do seu bom gosto musical. Para se ter uma ideia, Juliano gostava de bandas que não eram da sua geração: Legião Urbana, Capital Inicial, Engenheiros do Hawaii eram algumas delas. Sim. Paulo Vítor adorava essas bandas, talvez até mais do que o crucifixo de Jesus Cristo que decorava o seu quarto na adolescência.
– Eu não quero que a senhora sinta que eu não te amo – disse Juliano, quebrando o gelo. – Eu só acho essa música muito massa para não ser cantada.
– Eu sei que você me ama e também acho essa música muito massa. Só não quero que você crie expectativas irreais em relação a uma família que você não conhece. As chances de você se decepcionar são imensas... – respondeu Raquel. – Aliás, você terá que passar por muitas decepções na sua vida. Elas são o laço vermelho que você tem que cortar para chegar à fase adulta.
– Espero que esse laço seja cortado bem depressa... E que a tesoura seja afiada.
****
Tereza e Raquel sabiam que Isadora, Isaac e Juliano haviam escolhido interpretar Pais e Filhos no Projeto Cultural Sagrado Coração de Jesus como uma forma de dizerem que sentiam a ausência de seus respectivos pais. No entanto, não era só isso que as deixavam apreensivas: a mensagem transmitida pela letra da música era muito forte. "É uma música muito linda, mas tem uma origem triste. Por que eles não escolhem Monte Castelo? Também é do álbum As Quatro Estações", sugeriu Raquel. De fato, o clássico de Legião Urbana fora inspirado no suicídio de uma amiga de seu letrista e nem o próprio gostava de cantar aquela música mais de uma vez no mesmo show. Era óbvio para Isadora que a personagem principal da música crescera em um ambiente familiar degradante e era justamente isso que Isadora e os outros queriam evitar ao buscar pelos respectivos pais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
MUNDO PEQUENO
Novela JuvenilIsadora, Isaac e Juliano nasceram, cresceram e se decepcionaram juntos. A vida perfeita, conduzida pela cumplicidade do trio, só estava incompleta diante o total desconhecimento de suas linhagens paternas. Guiados por uma confissão no diário de Raqu...