09. Isaac em "Missão impossível".Dias atuais: 2014.
Quando André jurou ser detetive, aos dez anos e em cima do caixão de seu pai, estava descartado envolver suas complicadíssimas questões familiares com assuntos profissionais. Mas isto, por enquanto, era impossível para André. Vejamos: ali estava seu chefe alternando entre lhe dar ordens (sobre a missão que seria encabeçada por André naquela noite, na escola Douglas Monteiro) e informa-lhe como estava Samantha, sua filha de dois anos e dez meses.
– Jura que sua mãe não recebeu visita da sua tia nos últimos meses? Você sabe, não sabe, que Ana Maria da Conceição é uma das principais suspeitas de liderar o tráfico nesse colégio? Você não quer que a Sam tenha proximidade com uma tia traficante, não é isso? – Dissertou Antônio, chefe de André e pai de sua ex-namorada e mãe de sua filha, Paolla.
– Minha tia pode ser viciada, mas não é uma bandida. – Respondeu André. – Ainda tenho fé na humanidade.
– Espero que essa sua fé na humanidade não te impeça de apreender os menores traficantes. Você ainda é meu melhor detetive. Não me decepcione. – Ordenou o avô de Samantha.
– Minha missão é manter o dever e a ordem. – Concluiu o jovem.
****
Os planos de Vinícius estavam temporariamente adiados. Mesmo a família Coelho sendo estreitamente amiga da sua, nenhum cargo fora oferecido ao jovem administrador. Ele não esperava buscar emprego no mercado de trabalho como os outros jovens: ele nascera para trabalhar com empresas grandes e ser um grande empresário.
O único pensamento que fazia Vinícius esquecer, momentaneamente, suas preocupações financeiras atendia pelo nome de Isadora. A bela ruiva de apenas 14 anos havia criado um canal de moda, juntamente ao irmão e ao amigo de infância. Será que Isadora seria seu trunfo, sua descoberta, sua escalada para o sucesso? Não seria ela a moça a mulher ideal para estar ao lado do grande empresário que Vinícius se tornaria um dia?
Com esses planos inquietos e insistentes em sua cabeça, o administrador decidiu, então, fazer uma visita ao recém-casado Carlos Ventura. Claro, ele teria de enfrentar sua ex-namorada e o pivô de seu término simultaneamente, mas isso não importava tanto para o rapaz. Apenas o sucesso iminente e o preenchimento do coração lhe importavam naquelas circunstâncias. Carlos parecia ter retirado aquela noite para uma sessão de cinema com sua riquíssima esposa, Queila Coelho.
O jovem de 21 anos sentiu-se incomodado com sua falta de educação, mas não podia perder de maneira alguma a chance que havia acabado de criar.
– Então, é essa a minha grande descoberta! – Dizia o jovem, mostrando o vídeo postado no canal do YouTube. – E aí, vamos demorar quanto tempo para fazê-la ganhadora do Concurso Criatividade Descolada?
****
Isaac sentia em raros instantes orgulho de ser o irmão sete minutos mais velho de Isadora e aquele era um desses instantes. Vestidos como alunos comuns do colegial (o que eram), o trio inventara para suas respectivas mães a discussão de um trabalho na casa de Lorena e Melissa.
– Mas elas não estudam a mesma série que vocês. – Observou Tereza.
– É um trabalho interclasse. É para a criação de um canal no YouTube. – Disfarçou Isaac.
– Tudo bem, mas voltem cedo, tá? Não é porque eu namoro o Baltazar que vocês têm o direito de ficar atrapalhando a rotina dele...
– Não, a gente não vai ficar na casa dele. – Interveio Isadora. – Vamos discutir o trabalho na escola.
"Vamos discutir o nosso trabalho na escola. Só não diremos qual. Muito bem, maninha", pensara Isaac. De posse da caderneta, caneta e perguntas bem elaboradas o trio partira, enfim, em busca da parte que faltava de suas respectivas identidades.
****
A missão de Isadora teria sido muito mais fácil se não houvesse tanta gente naquela noite na escola Douglas Monteiro. Para piorar a situação, dona Ana Maria tinha sumido antes de falar mais que algumas palavras com os adolescentes. Douglas Monteiro era um colégio bonito e Isadora não se sentiria tão mal se, algum dia, passasse a estudar no cenário que motivou a história de amor de seus pais. A frente do instituto era embelezada por ladrilhos quadrados amarelos, verdes e azuis. Os ladrilhos verdes formavam uma figura triangular e, em seu centro, estava o nome do colégio que, em 2014, abrangia todo o ensino básico. Seus portões tinham a tintura verde clara e a rua em que estava localizado era estreita e calçada.
– Ah, sim. Depois eu entrego o que querem. Preciso proteger meu patrimônio. – Havia dito a avoada mulher.
Sim, foi essa resposta da guarda-noturna após um "Precisamos falar com você" triplo. Não, Isadora não sabia de forma alguma o que a expressão "o que vocês querem" significava.
Quando deu 22h30, Dora sentiu-se na obrigação de procurar dona Ana Maria onde quer que ela estivesse. Após perguntar para alguns estudantes drogados sobre onde poderia estar a guarda-noturna, a ruiva fora imediatamente encaminhada para uma sala dos fundos da escola. O curioso era que naquela sala estavam guardados produtos de limpeza e, definitivamente, Ana Maria não era zeladora da Douglas Monteiro...
– Fiquem os dois aqui. – Ordenou Isadora. – Agarrem essa mulher quando ela passar.
– Não sei, Isadora. Acho uma péssima ideia você ir para o fundos da escola sozinha. – Comentou Juliano. – Conversei com alguns alunos do turno da noite e eles disseram que, além de nós três, se infiltrou muita gente esquisita por aqui. E outra coisa: os alunos desse turno mexem com tráfico de drogas.
– Então a movimentação é óbvia: os visitantes vieram pegar a parte que lhe cabem da maconha. Além disso, ninguém vai querer traficar a Isadora, por mais droga de irmã que ela seja. – Respondeu Isaac.
– Fico lisonjeada com o apoio, Isaac. – Ironizou Isadora. – Não me sigam.
Isadora seguiu adiante até o local indicado. O estranho é que, no fundo, a jovem suspeitava que dona Ana Maria havia "capado o gato". Mesmo assim, seguiu adiante até encontrar-se com a porta indicada aberta. Antes mesmo que pudesse entrar, a ruiva foi parada por um rapaz loiro, vestido totalmente de preto e com um topete ridículo. Era 15 de agosto de 2014.
– Não se mova, mocinha. Pare antes que as coisas se compliquem para você. A senhorita acabou de ser pega em flagrante. – Afirmou o loiro, algemando-a logo em seguida.
A única coisa que Isadora pode fazer naquele instante de confusões e embaraços foi gritar socorro na recepção da escola. Ela esperava ser ouvida por Isaac e Juliano a tempo, o que infelizmente não aconteceu.
VOCÊ ESTÁ LENDO
MUNDO PEQUENO
Novela JuvenilIsadora, Isaac e Juliano nasceram, cresceram e se decepcionaram juntos. A vida perfeita, conduzida pela cumplicidade do trio, só estava incompleta diante o total desconhecimento de suas linhagens paternas. Guiados por uma confissão no diário de Raqu...