“Não é bom saber que Ender pode fazer o impossível?”
“As mortes do jogador sempre foram repugnantes. Sempre achei que a Bebida do Gigante era a parte mais pervertida de todo o jogo da mente, mas avançar no olho, daquele jeito, é ele que queremos colocar no comando de nossas esquadras?”
“O que interessa é que ele ganhou um jogo que não podia ser ganho.”
“Suponho que agora vá promovê-lo.”
“Estávamos esperando para ver como ele enfrentava a coisa com Bernard. E saiu-se perfeitamente bem.”
“Então, assim que ele consegue sair de uma situação difícil, você provoca outra que ele não consegue enfrentar. Ele não vai ter sossego nunca?”
“Vai ter um mês ou dois, talvez três, com sua turma de calouros. Isso é bastante tempo na vida de uma criança.”
“Já pensou que esses meninos não são crianças? Fico observando o que eles fazem, as conversas que têm e não parecem criancinhas.”
“São as crianças mais brilhantes do mundo, cada um à sua maneira.”
“Mas mesmo assim, não deveriam comportar-se como crianças? Não são normais. Agem como... história. Napoleão e Wellington, César e Bruto.”
“Estão tentando salvar o mundo e não fazer filantropia. Você é bonzinho demais.”
“O general Levy não tem pena de ninguém. Todos os vídeos dizem isso. Mas não faça mal a esse menino.”
“Está brincando?”
“Quero dizer, não lhe faça mal além do estritamente necessário.”
No jantar Alai estava sentado à frente de Ender.
— Finalmente descobri como você mandou aquela mensagem, usando o nome de Bernard.
— Eu?
— Vamos lá, quem mais poderia ser? Certamente não era Bernard. E Shen não é lá muito bom no computador. E sei que não fui eu. Então, quem mais? Mas não importa. Descobri como falsificar um novo registro de aluno. Você criou um aluno chamado Bernard-branco, B-E-E-N-A-R-D-espaço, de modo que o computador não a rejeitou como repetição de um outro aluno.
— Parece que funciona.
— OK, OK, funciona mesmo. Mas você fez isso praticamente no primeiro dia.
— Ou alguém. Talvez tenha sido Dap, para impedir que Bernard ficasse muito poderoso.
— Descobri outra coisa. Não posso fazer isso com seu nome.
— O quê?
— Qualquer coisa com Ender é rejeitada. Também não posso entrar em seus arquivos. Você fez seu próprio sistema de segurança.
— Talvez.
Alai deu um sorrisinho.
— Fui adiante e entrei nos arquivos de alguém mais. E ele está atrás de mim, para invadir os meus. Preciso de proteção, Ender. Preciso de seu sistema.
— Se eu lhe der meu sistema, vai saber que fui eu e vai entrar nos meus.
— Eu? Sou seu melhor amigo!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ender's Game - O jogo do Exterminador
Science FictionSituado na Terra no futuro (2164 até 2170), o romance apresenta uma humanidade em perigo que mal sobreviveu a dois conflitos com os Insecta (um exótica espécie de insetóides, normalmente chamados de "abelhudos" pela maior parte da população). Estes...