Bonzo

569 18 0
                                    

“General Pace, por favor, sente-se. Pelo que entendi, o senhor veio ver-me para tratar de um assunto de certa urgência.”

      “Geralmente, coronel Graff, eu nunca interfiro nos assuntos internos da Escola de Guerra. Sua autonomia é garantida e, sobre nossa diferença de patente, sei muito bem que minha autoridade é apenas para aconselhar e não para ordenar-lhe um curso de ação.”

      “Ação?”

      “Não se faça de desentendido comigo, coronel Graff. Os americanos são bastante espertos para fazer papel de bobos quando querem, mas o senhor não pode me enganar. Sabe por que estou aqui.”

      “Ah, acho que isso quer dizer que Dap fez um relatório.”

      “Ele se sente como que pai dos alunos. Acha que sua negligência em relação a uma situação potencialmente fatal é mais do que mero descuido, que beira a conspiração, visando a causar morte ou invalidez de um dos alunos.”

      “Esta é uma escola para crianças, general Pace. Dificilmente teríamos um assunto para trazer-nos o chefe da polícia militar da EI.”

      “Coronel Graff, o nome de Ender Wiggin já chegou até o alto comando. Chegou até mesmo a meus ouvidos. Foi-me descrito modestamente como nossa única esperança de vitória na invasão que se aproxima. Quando sua vida ou saúde está em perigo, não acho inadequado pensar que a polícia militar tenha algum interesse em preservar e proteger o menino, não acha?”

      “Maldito Dap e maldito o senhor também. Eu sei o que estou fazendo.”

      “Sabe?”

      “Melhor do que ninguém.”

      “Ah, isso é claro, já que ninguém mais faz a menor idéia do que o senhor está fazendo. Sabe, há oito dias existe uma conspiração entre algumas das piores dessas crianças para surrar Ender Wiggin, assim que puderem. E que alguns membros dessa conspiração, especialmente Bonito de Madrid, apelidado Bonzo, provavelmente não terão limites quando esse castigo ocorrer, de modo que Ender Wiggin, um elemento internacionalmente importante, está correndo sério perigo de ter seus miolos esfregados nas paredes de sua escolinha orbital. E o senhor, com plena consciência desse perigo, propõe-se a fazer exatamente...”

      “Nada.”

      “O senhor pode muito bem ver como sua atitude estimula nossa curiosidade.”

      “Ender Wiggin já esteve numa situação assim antes. Na Terra, no dia em que perdeu seu monitor e quando um grande grupo de meninos mais velhos...”

      “Não vim para cá ignorando o passado dele. Ender Wiggin provocou Bonzo Madrid além do que um ser humano pode suportar. E o senhor não tem polícia militar de prontidão para conter distúrbios. É inconcebível.”

      “Quando Ender Wiggin tiver nossas esquadras sob seu controle, quando tiver de tomar as decisões que trarão para nós a vitória ou a destruição, haverá uma polícia militar para salvá-lo, se as coisas fugirem do controle?”

      “Não consigo ver qual a relação.”

      “Obviamente. Mas a relação existe. Ender Wiggin deve acreditar que, não importa o que acontecer, nenhum adulto virá para ajudá-lo, de maneira alguma. Ele deve acreditar, no íntimo de sua alma, que só poderá fazer o que ele e as outras crianças puderem fazer sozinhos. Se não tiver essa fé, nunca atingirá o máximo de sua capacidade.”

Ender's Game - O jogo do ExterminadorOnde histórias criam vida. Descubra agora