“Não teve pressa nenhuma, hein, Graff? A viagem não é curta, mas as férias de três meses me pareceram excessivas.”
“Prefiro não entregar mercadoria danificada.”
“Alguns homens simplesmente não têm senso de urgência. Afinal, trata-se apenas do destino do mundo. Não se importe comigo. Você deve entender nossa ansiedade. Estamos aqui com o ansible, recebendo relatórios constantes do progresso de nossas naves estelares. Precisamos nos defrontar com a guerra, que se aproxima a cada dia. Se é que se pode chamar a isso de dias. Ele é um menino tão pequeno...”
“Há grandeza nele. Grandeza de espírito.”
“Um instinto assassino também, eu espero.”
“Sim.”
“Planejamos um curso de estudos improvisado para ele. Tudo sujeito a sua aprovação, é claro.”
“Vou examiná-lo. Não vou pretender saber todos os assuntos, almirante Chamrajnagar. Estou aqui apenas porque conheço Ender. Não se surpreenda se eu tentar adivinhar a ordem de sua apresentação. Só o ritmo.”
“O quanto podemos contar-lhe?”
“Não perca seu tempo com a física da viagem interestelar.”
“E sobre o ansible?”
“Já lhe contei sobre isso e as esquadras. Disse que chegariam a seu destino em cinco anos.”
“Parece que falta contar muito pouco a ele.”
“Pode contar-lhe sobre os sistemas de armas. Ele precisa conhecer o suficiente para tomar decisões inteligentes.”
“Ah! Podemos ser de alguma utilidade, afinal. Que bondade a sua! Devotamos um dos cinco simuladores para o uso exclusivo dele.”
“E os outros?”
“Os outros simuladores?”
“As outras crianças.”
“O senhor foi trazido, aqui para tomar conta de Ender Wiggin.”
“Só curiosidade. Lembre-se: todas elas foram minhas alunas, em alguma ocasião.”
“E agora são minhas. Estão sendo iniciadas nos Mistérios da Esquadra, coronel Graff, nos quais o senhor, como soldado, nunca foi.”
“O senhor faz isso soar como sacerdócio.”
“É um deus, uma religião. Mesmo aqueles entre nós que comandam pelo ansible conhecem a majestade do vôo entre as estrelas. Posso ver que o senhor acha desagradável meu misticismo. Garanto-lhe que seu desagrado apenas revela sua ignorância. Bem cedo, Ender Wiggin também saberá do que falo, ele dançará a graciosa dança dos fantasmas entre as estrelas e a grandeza que houver dentro dele será solta, revelada, apresentada perante o universo, para que todos vejam. O senhor tem alma de pedra, coronel Graff, mas posso cantar para uma pedra tão facilmente quanto qualquer outro cantor. O senhor pode dirigir-se a seus aposentos e instalar-se.”
“Nada tenho para instalar, exceto a roupa de meu corpo.”
“Não possui nada?”
“Eles conservam meu salário numa conta em algum lugar da Terra. Nunca precisei dele. Exceto para comprar roupas civis em minhas... férias.”
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ender's Game - O jogo do Exterminador
FantascienzaSituado na Terra no futuro (2164 até 2170), o romance apresenta uma humanidade em perigo que mal sobreviveu a dois conflitos com os Insecta (um exótica espécie de insetóides, normalmente chamados de "abelhudos" pela maior parte da população). Estes...