“Coronel Graff, antes os jogos sempre se desenrolaram com igualdade, distribuição aleatória ou simétrica das estrelas.”
“A equidade ó uma bela virtude, major Anderson. Nada tem que ver com a guerra.”
“O jogo ficará comprometido. As comparações ficarão sem significado.”
“É mesmo?”
“Vai levar meses ou anos para desenvolver as novas salas de combate e fazer as simulações.”
“Por isso que estou pedindo agora. Comece. Seja criativo. Pense na maior quantidade de arranjos de estrelas impossíveis e injustos, que você puder. Pense em outras maneiras de quebrar as regras: aviso tardio, forças desiguais. Depois faça simulações e veja quais são as mais difíceis e as mais fáceis. Queremos um desenvolvimento inteligente. Queremos fazê-lo evoluir junto.”
“Quando planeja fazê-lo comandante? Quando chegar aos oito anos?”
“Claro que não. Ainda não reuni o exército dele.”
“Ah, então está também pensando nisso?”
“Está levando o jogo muito a sério, Anderson. Está esquecendo que é meramente um treinamento.”
“Também é status, identidade, objetivo, nome, tudo o que torna essas crianças aquilo que são deriva deste jogo. Quando todos souberem que o jogo pode ser manipulado, avaliado, trapaceado, vão acabar com toda esta escola. E não estou exagerando.”
“Eu sei.”
“Então espero que Ender Wiggin seja realmente o homem, porque você terá acabado com a eficácia de nosso treinamento por um tempo indeterminado.”
“Se Ender não for o homem, se seu pico de brilho militar não coincidir com a chegada de nossas esquadras nos planetas natais dos insecta, então não importa qual seja nosso método de treinamento.”
“Espero que você me perdoe, coronel Graff, mas acho que devo relatar suas ordens e minha opinião sobre as conseqüências delas ao Strategos e ao Hegêmona.”
“E por que não a nosso querido Polemarca?”
“Todos sabem que você o tem em seu bolso.”
“Quanta hostilidade, major Anderson. E pensei que éramos amigos.”
“E somos. Também acho que você pode ter razão a respeito de Ender. Só não acredito que você, sozinho, decida o destino do mundo.”
“Não acho nem correto eu decidir o destino de Ender Wiggin.”
“Então não se importa se eu notificar a eles?”
“Claro que sim, seu burro abelhudo. Isto é algo a ser decidido por pessoas que sabem o que estão fazendo, não por esses políticos apavorados que conseguiram seus cargos porque são politicamente poderosos em seus países de origem.”
“Mas você entende por que estou fazendo isso.”
“Porque você é um filho da puta burocrata e cego. Acha que precisa se proteger, caso as coisas saiam errado. Muito bem: se as coisas não saírem bem, seremos bucha de canhão para os insecta. Então, confie em mim agora, Anderson, e não traga toda a Hegemonia pra cima de meu pescoço. O que estou fazendo já é difícil o bastante sem eles.”
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ender's Game - O jogo do Exterminador
Science FictionSituado na Terra no futuro (2164 até 2170), o romance apresenta uma humanidade em perigo que mal sobreviveu a dois conflitos com os Insecta (um exótica espécie de insetóides, normalmente chamados de "abelhudos" pela maior parte da população). Estes...