O hepatotórax é uma condição rara e a sua correção pode representar um desafio anestésico.
----------------------------------------------------
Setembro chegou, na verdade já estava praticamente no meio, o dia nublado me fazia me sentir mais relaxada, coloquei um sobretudo apenas pra me esquentar, passei um gloss em mus lábios pra evitar o ressecamento e sai andando até o hospital.
- jimin ainda bem que chegou. - disse jung. - Mulher de 40 anos, estado físico, marcada para reparação de hepatotórax que evoluiu de hérnia diafragmática direita, adquirida aos 8 anos, após um acidente automobilístico. - disse jung e eu nem mesmo havia chegado direito.
Andei até o quarto da paciente e assim que cheguei vi seu nome.
- senhora Nakamura, eu sou o doutor park e sou o cirurgião geral do hospital, irei examina-la - ela não estava falando direito, provavelmente poupando o ar, examinei e olhei para hoseok. - Clinicamente apresenta síndrome respiratória restritiva grave, causada pelo hepatotórax, coloca ela no respirador. - disse e hoseok me obedeceu. - faça uma radiografia de tórax. - pedi e acompanhei hoseok para a radiografia.
Fiquei observando o resultado atentamente.
- ta vendo o que eu to vendo? - perguntei para hoseok - uma elevação da hemicúpula diafragmática direita, sem desvio traqueal. - ele confirmou - faz uma tomografia pra confirmar. -sim foi confirmado - ela fez uma cirurgia na época do acidente, fratura na mandíbula, como um hospital pode deixar de resolver esse problema?
A paciente já estava em seu quarto, ainda fazia alguns exames pra ver oque ainda não tínhamos visto, coloquei o estetoscópio para checar como estaria o seu coração e disse.
- diminuição dos ruídos adventícios no hemitórax - parei pra pensar enquanto minha paciente estava intubada - preciso de um eco. - disse para a enfermeira que logo trouxe a maquina. - boa pressão sistólica, jung faça uma tomografia axial computadorizada torácica e abdominal. - saíram e eu fiquei andando de um lado para o outro tentando pensar em mais alguma coisa que podia prejudicar Catlyn.
- hérnia diafragmática, com herniação completa do fígado no hemitórax direito com edema periportal, shunt veno-venoso e kinking da veia porta - disse jung entrando minutos depois mas sme a paciente.
- isso quer dizer que ha uma compressão das câmaras cardíacas direitas pelo fígado e um desvio contralateral do mediastino. - pensei alto e ele concordou - leve-a para a sala de cirurgia e deixe sullivan em alerta, jung chame jeon ele já fez uma hernia diafragmática e pode ajudar, preciso dos dois, eu vou me preparar e encontrar vocês la. - disse me retirando e indo finalmente tirar aquele sobretudo que já estava me dando calor.
[...]
De inicio fizemos um briefing anestésico-cirúrgico pré-operatório, na qual foram planejadas um cronograma de procedimentos e atitudes que deveríamos tomar, teríamos que enfrentar algumas prováveis dificuldades na dissecção, possível reconstrução vascular e eventual necessidade de autotransplante hepático, deixamos tudo preparado e seguimos com a cirurgia.
- iniciar com fentanil 75 mg, 170 mg de propofol e 14 mg cisatracúrio - avisei a anestesista.
Optei por fazer por laparotomia, fiz a incisão e segui para reposicionamento hepático após a colocação do fígado na cavidade abdominal, logo seguimos para uma expansão pulmonar e por fim uma vez verificada a estabilização hemodinâmica geral, hepatoesplênica e ventilatória, eu terminei a cirurgia e sullivan não foi necessária. A cirurgia foi muito precisa e exigia muita atenção, mas mesmo assim ela impossível deixar de pegar os olhares de jungkook sobre mim ou os meus sobre ele, isso nos rendeu riso baixos que não foram entendidos por hoseok.
Saímos da cirurgia dando risadas e falando coisas básicas e nojentas como sempre, assim que chegamos no hall, pedi para jungkook avisar aos filhos da paciente que ela estava bem e ele aceitou de bom grado , notei que o hall estava todo decorado com baloes e fitas vermelhas, havia flores também e muitas pessoas paradas, jungkook logo parou do meu lado cruzando os braços.
- dia dos namorados já passou faz tempo, quem é o idiota que fez isso? - perguntei e ele gargalhou.
- eu acho exagerado, mas vai é até romântico, eu aposto que é um pedido de casamento. Eu poderia ter feito isso pra você, mas todo mundo sabe que você iria adorar flores azuis e uma ótima decoração com materiais simples do hospital - zombou comigo e eu concordei, começamos a rir, mas meu sorriso se desfez quando no meio daquele vermelho todo eu vejo jackson wang com um buque enorme de rosas vermelhas e terno vindo em minha direção, olhei para o jungkook e ele também não tinha mais o sorriso de antes, na verdade ele parecia uma estatua, mas seus olhos estavam lacrimejando, não sei se era por que queria chorar ou porque ele estava sem piscar, mas não havia uma expressão sequer em seu rosto, ele deu um passo pra trás e jackson segurou minha mão me puxando um pouco mais pra frente.
- Park, você é incrível e eu posso te dizer isso quantas vezes você quiser, eu queria fazer isso faz tempo mas não sabia se seria muito rápido da minha parte... - sim muito rápido, céus o hospital inteiro ta aqui pra me ouvir dizer um sim, eu esteja ficando enjoado com o tanto de exagero. - mas eu sinto que fomos feitos um pro outro e eu já posso dizer que te amo, como nunca amei ninguém, e é por isso que estou aqui na frente de todos te pedindo pra casar comigo e assim sermos um só. - ajoelhou e eu sorri mas não era por causa daquilo, quando ele disse sermos um só eu automaticamente imaginei power Rangers e isso me rendeu um sorriso. eu olhei ao redor, jungkook ainda estava ali mas na minha frente junto com todos os outros, sua expressão era a mesma de antes e eu não conseguia entender. razão ou coração ? o que devo escolher] eu estou sob pressão, céus me dê um sinal.
Olho para jungkook e pronto pra dizer não, eu vejo sullivan abraça-lo de lado e falar algo pra ele onde ele sorriu e eu fui fraco mais uma vez, a raiva tomou conta do meu corpo e em vez de seguir meu coração eu disse:.
- Sim...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Batimentos Cardíacos - jikook - mpreg
Fanfiction[ CONCLUÍDA PARTE 1 ] Hospital Nacional de Seul, mais conhecido como HNS é um dos hospitais mais bem trabalhados de toda a asia, justamente por ter uma equipe bem trabalhada de cirurgioes, inclindo park jimin que acabará de se tornar o mais novo ch...