O serviço

14 3 1
                                    

De imediato, minha mãe não hesitou em contar a todos os seus amigos e familiares a posição que eu ia ocupar no serviço da Imperatriz. Mais uma vez, ela organizou um jantar luxuoso , mas não fui eu a estrela desse jantar , foi ela, a minha mãe...

Fui para os jardins para me isolar com o meu primo Hosi. Pensei que ninguém iria reparar que eu tinha desaparecido.
- Porque é que vai a Corte Imperial? Da-me a verdadeira razão.

- Quem é você para me dar ordens?

Eu estava deitada numa almofada de jardim coberta pela sombra de uma bananeira, olhando para o céu azul. Ele estava num banco não muito distante de mim .

- Não é uma ordem, é um pedido. Só quero saber se alguma vez te voltarei a ver, ou se te vais embora para me esqueceres.

- Nós somos primos. Claro que nos voltaremos a ver.

- Os teus pais estão a levar-te lá para casares? Caxita encontrou-lhe um bom pretendente ? E ser a companheira da Imperatriz é apenas uma desculpa?

Eu disse que ele estava a ir um pouco longe com essas ideias, mas Hosi não estava convencido. Ele levantou e veio e sentou-se ao meu lado na almofada grande. Com a cara dele à minha frente, ele tentou me beijar, mas eu recusei virando a cara. Hosi era um homem bonito, sempre esteve apaixonado por mim e durante esse tempo todo prometia casar comigo. Mas eu sabia muito bem que ele só me queria porque não tinha a Cachita. Foi uma pena, tanto para ele como para mim, saber que só é desejada porque ele não conseguiu o que realmente queria.

- Não é preciso ir tão longe. Eu posso casar contigo.

- Já és casado, Hosi, tens uma mulher. Eu disse aborrecida.

- Sim, mas eu estou num período de separação. Ele explicou. Em breve poderei ser todo seu.

- Pare com isso! Já não sou uma criança que podes enganar com palavras bonitas. E eu nunca quis casar contigo.

Levantei-me para sair e ele segurou-me pelo braço.

- Depois de tudo o que aconteceu entre nós, diz que nunca quis casar comigo?

Eu disse-lhe que nada aconteceu entre nós, e a minha mãe chamou-me.

Algumas semanas mais tarde, meu pai me levou para a corte. Este palácio imperial e as ruas da capital despertaram sempre a minha admiração.

Fui imediatamente levada perante a Imperatriz. Ela estava com as suas seguidoras e todos os olhos estavam sobre mim. O seu penteado era impressionante e alto, como entrelaçado de ramos e folhagem rodeado por fios dourados. Ela olhou-me com desdém quando lhe disseram que eu era sua nova dama de companhia .

Ajoelhei-me diante dela, todo o meu corpo estava cheio de arrepios intermináveis. Mas a imperatriz só me deu um olhar frio. Ela parecia tão majestosa, que eu fiquei admirada com a sua grandeza. Eu só queria servi-la e ser gentil. A mulher que me tinha trazido perante ela trabalhava para a casa da Rainha. Ela deu-me algo para vestir. Um vestido cinzento que todas as damas virgens deviam usar, cinzento e dourado.

- Mentir à imperatriz é mentir a Deus. Diz a mulher que me deu o vestido. Pense bem, você é realmente digna deste vestido?

- Juro, Senhora Zola ... Digo com lábios trémulos.

Eu não estava encarregado de manter a Imperatriz ocupada, nem de a distrair, ela tinha as suas favoritas, a Baronesa Zola era uma delas, e outras... Eu nem sequer estava encarregada de transmitir suas mensagens, passava todo o meu tempo com outras cinco damas a coser, a anunciar quem a queria ver, a ir buscar a sua roupa à lavandaria imperial...

E quando ela olhava para mim, era como se soubesse porque é que eu estava lá. Nunca pensei que o trabalho de dama de companhia da Imperatriz fosse como o de uma doméstica , quando não se era favorita.

Sola ( pt)Onde histórias criam vida. Descubra agora