Tinham passado apenas cinco anos desde que o nosso Imperador subiu ao trono, era a razão pela qual a corte estava sempre cheia de convidados . Para reforçar as velhas alianças ou fazer novas.Num baile, nós, damas de companhia , encarregamo-nos sempre de entreter os convidados. Enquanto eu enchia o copo do meu pai com vinho roxo, ele apertou-me o braço com tanta força que quase entornei todo o conteúdo do jarro. Mas os jardins estavam cheios de convívios , por isso fingi que não sentia nenhuma dor, como se nada acontecesse.
- O que é que se passa consigo Sola ? Perguntou-me . Chame a atenção do imperador antes que ele também te esqueça.
E ele deixou-me ir. O meu pai deixou-me nervoso, tinha saudades da minha irmã, mas esta estadia na corte imperial poderia ter corrido melhor se o meu pai não tivesse lá estado. Todo o tempo ele estava atrás de mim, todo o tempo o seu olhar insistente me esmagava, e as suas palavras não eram doces, muito menos amáveis.
Ao terminar mais uma dança, fugindo do meu parceiro, fiz tudo o que pude para me encontrar no caminho do Imperador. Ele segurou-me pelos ombros, temendo que eu pudesse bater-lhe.
- Perdoa-me, meu Meu senhor.Quando eu estava prestes a ir para terra em profunda reverência, ele impediu-me. Um belo sorriso apareceu nos seus lábios carnudos e os seus olhos procuraram mergulhar nos meus. Na verdade, fugia do seu olhar.
- Viu um fantasma, menina? O Imperador perguntou-me. Recupere seu fôlego.
- Não, Meu senhor ... Eu
Olhei para trás de mim e mais uma vez ele olhou para mim, sem perder o seu sorriso.
-Mas do que estás a fugir?- Estou cansada de dançar, mas os seus amigos continuam a pedir-me mais uma dança. Dizem que é a última, a última, mas...
-Queres que lhes arranque a cabeça pela rudeza que eles mostram para você?
Sorri insensatamente, impressionada pela sua estatura, um homem bonito, jovem, forte e poderoso. Fiquei assustada...
-Não! Pelo amor de Deus... Sua majestade é demasiado atencioso.
- Eu falarei para a deixarem em paz. Ele disse, soltando os meus ombros. E já não é preciso fazer uma reverência dessas, estamos entre amigos aqui.
Nessa mesma noite, recebi um presente do Imperador. Embrulhado num tecido de seda cor de carne, um magnífico conjunto de cristais. Cristais do centro da terra, eu só os tinha visto em pinturas, nunca na vida real. O meu pai tinha-me dito que ele estava interessado em mim, que me achava encantadora, mas oferecer-me isto logo no início? Era demasiado . Eu podia apenas contar em dedos de uma mão as pessoas naquele palácio que tinham tais jóias.
Uns dias mais tarde, enquanto, como já era no meu hábito no serviço da Imperatriz, estava a coser para os órfãos. A Baronesa Zola veio falar comigo e pediu-me que a acompanhasse. Fiquei surpreendida, ela era a melhor amiga da imperatriz, nunca antes tinha dirigido qualquer palavra para mim, e hoje pedia para ir com ela... Coloquei o meu trabalho na minha almofada onde estava sentada e segui-a para fora dos apartamentos.
Não perguntei para onde ela me levava, não queria parecer ingrata ou um pouco curiosa. Para ganhar a confiança de alguém na corte imperial era preciso poder guardar segredos, e fazer perguntas não ia nessa direcção. Parámos numa porta e ela pediu-me que entrasse. Talvez fosse a Imperatriz que me esperava lá, talvez eu tivesse feito algo de errado...
Mas quando abri a porta, arrependi-me de não ter perguntado para onde ela me levava. Em frente à janela, dentro da sala, estava uma jovem mulher, roupa simples como uma criada, com os cabelos amarrados atrás, sem qualquer ornamento. Era a minha irmã, reconheci-a antes mesmo de ela se virar para mim.
Atrás, a Baronesa Zola não entrou, olhou para nós com um olhar arrogante e foi-se embora.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Sola ( pt)
RomanceSéculo XVIII Bem-vindo à África Ocidental Entre a terra do pequeno mar e o grande Kilimanjaro Vou contar-vos o incrível destino da mulher mais intrigante e misteriosa do seu tempo, Sola Kiluanji. A história vai recordá-la como uma mulher obcecad...