A natureza e CasteloBruxo são indissociáveis, afinal a escola nascera no coração de uma floresta tropical cheia de animais e criaturas. Alunos e professores vivem em perfeita harmonia com a natureza: aves, insetos, anfíbios, pequenos répteis e mamíferos estão presentes tanto no exterior quanto no interior da escola.
Nas áreas comuns da escola não é difícil encontrar aves exóticas como araras, beija-flores, papagaios e tucanos (comuns no envio de cartas e encomendas em contraste com os europeus que usam exclusivamente corujas), pequenos mamíferos como macacos, alguns répteis e anfíbios como pequenas cobras não peçonhentas e pererecas de cores fortes e vibrantes e claro muitos insetos de todos os tamanhos possíveis.
Além de animais silvestres a escola e seus arredores é lar de muitas criaturas mágicas, não é à toa que o mais famoso e importante MagiZoologista, Newt Scamander, se encantou com CasteloBruxo e fez inúmeras pesquisas no local, admitindo ser um de seus lugares favoritos e cheio de criaturas fantásticas.
Nas águas que circundam a escola é possível encontrar uma gigantesca serpente chamada pelos Mapinguarys de "Boiuna", a exemplo da tradicional Hogwarts que abriga uma Lula Gigante em um lago que fica na propriedade, a Boiuna vive em paz e harmonia nas águas próximas da escola sem maiores incidentes, apenas seu tamanho colossal assusta jovens bruxos e trouxas ribeirinhos, mas bruxos experientes garantem que a serpente é dócil e já salvou muitos humanos de afogamento. Ainda nos rios é sabido que existem outros seres menos dóceis, como sereianos de água doce ou como são chamados de Yaras, que preferem manter distância de qualquer tipo de humano (incluindo bruxos) e uma espécie de grindylow sul-americano conhecido localmente como 'caboclo d'água' que é extremamente perigoso, mas felizmente se mantém razoavelmente afastados da escola.
Os alunos de CasteloBruxo são terminantemente proibidos de adentrar na floresta, sob pena de castigos severos e até expulsão, tudo isso por conta dos perigos que podem encontrar lá, além de animais venenosos e selvagens tem criaturas pouco amistosas mesmo tendo inteligência humana como os curupiras que vivem em tribo, de pelagem vermelho-fogo e pés virados para trás, habilidosos com arcos e flechas, conhecedores profundos de ervas e plantas mágicas, desprezam seres humanos, trouxas ou bruxos, contudo, tem relações diplomáticas com a escola e não representam nenhuma ameaça aos alunos desde que permaneçam dentro da propriedade escolar.
Existem também criaturas que ajudam diretamente no funcionamento e segurança da escola, como mencionado anteriormente, os alunos chegam aos portões da escola em carroças puxadas por uma assombrosa criatura chamada mula-sem-cabeça, animal quadrúpede que no lugar da cabeça tem labaredas de chamas avermelhadas. E as caaporas, pequenos seres peludos e esverdeados, endiabrados, que correm aos arredores da escola montados em porcos selvagens, geralmente inofensivos aos alunos, mas tem como função não apenas defender a escola de intrusos, mas a fauna e flora local.
E finalmente, os elfos domésticos, desempenhando todas funções da escola como a limpeza e organização, também comandam a cozinha; enquanto nas escolas do mundo eles são imperceptíveis e trabalham longe dos olhos dos alunos em CasteloBruxo é diferente; são extremamente queridos e respeitados pelos alunos e funcionários, trabalham a vistas de todos e preparam os alimentos servidos na escola, sendo verdadeiros 'experts' no preparos dos pratos típicos de cada região que vêm os alunos e ainda são devidamente remunerados por seu trabalho, usando todo ouro para financiar um Centro de Apoio ao Elfo Idoso para todos elfos domésticos aposentados. Essa relação incomum com os elfos para os padrões do mundo bruxo surpreendeu a famosa ativista pelos direitos dos elfos domésticos e atual Ministra da Magia britânica, Hermione Granger, criadora do F.A.L.E que elogiou a forma respeitosa e digna que os sul-americanos têm com os Elfos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
CASTELOBRUXO - UM GUIA DA ESCOLA (R E V I S A D O)
FanfictionUm pequeno guia REVISADO para conhecer uma das maiores escolas de magia do mundo. Descubra como nasceu e fora inaugurada CasteloBruxo, como os jovens bruxos sulamericanos recebem a carta de admissão, quando iniciam o ano letivo, chegam até a escola...