A rotina de um estudante em CasteloBruxo é cansativa, porém gratificante, estudar em uma das maiores escolas de magia do mundo é uma oportunidade e uma experiência única na vida já que raramente após sair de CasteloBruxo os ex-alunos voltam à instituição. Por esta razão valorizar o tempo e o aprendizado na instituição é muito importante e algo que será guardado nos corações dos alunos por toda vida.
O dia de um estudante de CasteloBruxo se inicia pela manhã com o canto dos pássaros vindo da floresta e a luz solar invadindo as janelas da escola, os alunos se aprontam, vestem seus clássicos uniformes e suas vestes verde-limão com o brasão de CasteloBruxo, e descem para o desjejum onde diariamente é servido uma variedade de opções deliciosas preparadas pelos queridos elfos domésticos: bolos, pães, mingau, milho, sucos, frutas, leite, café, etc...tudo isso para preparar os alunos para um longo dia; durante esse período que chegam as exóticas aves trazendo cartas e encomendas dos familiares.
Após o desjejum os alunos têm suas primeiras aulas e todo corpo estudantil vai se dividindo pela propriedade, pelas salas de aula, estufas, viveiros e biblioteca. Após um tempo é chegada a hora do almoço, famintos os alunos se dirigem mais uma vez ao refeitório no térreo onde é servido mais uma vez várias opções de pratos típicos de suas regiões, após o almoço um pouco de descanso antes de reiniciar as aulas pode ser aproveitado no jardim térreo.
As aulas só terminam no final do dia, claro que há pequenas pausas entre as aulas para os alunos irem ao banheiro, comer alguma fruta ou guloseima, mas só quando o sol está se pondo e a floresta silenciando que as aulas acabam. Ainda resta um tempo antes do jantar que é aproveitado para a realização de algum dever ou descanso e após o jantar vêm as atividades extracurriculares, as reuniões dos clubes de xadrez, leitura, coral, etc... Como matéria fundamental, têm ainda a aula de Astronomia, e obviamente só pode ser lecionada a noite, por isso, ao menos uma vez por semana os alunos dormem um pouco mais tarde pois devem subir ao jardim suspenso para as aulas ao ar livre.
O dia termina com os jovens bruxos e bruxas exaustos mas felizes para no dia seguinte recomeçar tudo de novo, a menos que seja uma sexta-feira, pois normalmente aos sábados embora não tenha aulas ainda existe as atividades extracurriculares para completar, os treinos de quadribol por exemplo são realizados com mais tempo aos sábados pois na semana devido às aulas os treinos são menores, para alunos com idade suficiente (isto é: 15 anos de idade completos) é permito a ida à Vila Verde, um vilarejo Mapinguary alguns poucos quilômetros rio abaixo, lá os jovens podem se divertir, comprar guloseimas e trecos, namorar longe dos olhares curiosos dos outros alunos e professores, tomar cervejas amanteigadas e até mesmo encontrar familiares, mas devem sempre voltar ao pôr do sol sob pena de perder este privilégio. Enquanto os mais novos, menores de quatorze anos, que não tem autorização de deixar CasteloBruxo podem aproveitar as dependências da escola, alguns vão à biblioteca por hobby ou terminar alguma tarefa atrasada, outros aproveitam os jardins para jogar, conversar, brincar e nos dias mais quentes se refrescar nas águas da escola.
Os fins de semana são bem aguardados para que os alunos possam ter um descanso e aproveitar a escola sem se preocupar com os horários das aulas, também muito aguardado são as férias no meio do ano, em julho, uma pausa de quinze dias onde opcionalmente alguns voltam para casa e outros podem permanecer em CasteloBruxo nesse período a escola fica mais vazia embora ainda tenha muitos alunos circulando pela propriedade.
Uma interessante curiosidade é que a região amazônica é conhecida por ser muito quente e úmida, chuvas são muito constantes na região, por esta razão, num raio extenso da propriedade foi realizado um encantamento para envolver a escola numa espécie de cúpula que a protege da chuva em excesso evitando assim que se atrapalhe o desenvolvimento das atividades escolares, o encantamento naturalmente não é permanente podendo ser ativado e desativado pelo diretor da escola quando ele achar necessário.
VOCÊ ESTÁ LENDO
CASTELOBRUXO - UM GUIA DA ESCOLA (R E V I S A D O)
FanficUm pequeno guia REVISADO para conhecer uma das maiores escolas de magia do mundo. Descubra como nasceu e fora inaugurada CasteloBruxo, como os jovens bruxos sulamericanos recebem a carta de admissão, quando iniciam o ano letivo, chegam até a escola...