Imergidos no caos cotidiano, o que nos resta, muitas vezes, é seguir o fluxo imposto a nós. Nossas retinas, tão fatigadas, já se encontram anestesiadas mediante as atrocidades do mundo. Levantamos, comemos, conversamos e efetuamos uma série de atividades diárias. Encerramos nosso dia com a sensação de 'dever cumprido'. No entanto, a anestesia, mencionada logo acima, não dura o dia inteiro. E, geralmente no silêncio da noite, começamos a sentir as dores de uma vida monótona, com pequenas perspectivas e quase nenhuma esperança de mudança. Dormimos, e o ciclo recomeça.
"Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação da sua face." - Salmos 42:5
Caso você ainda não tenha identificado este padrão em sua vida, gostaria de elucidar alguns pontos que, julgo eu, serem bem importantes. As experiências são muito importantes para todos os seres humanos. Gostamos de ouvir, ver e até tocar outras pessoas; é intrínseco a qualquer ser humano valorizar grandemente os sentidos. Além da sociabilidade por essência analisada por inúmeros filósofos, como Aristóteles, e o próprio Cristo, tudo isso se inicia ainda enquanto substâncias informes nos ventres de nossas mães. Através de um contato direto com nossa progenitora, podemos evoluir e conquistarmos a tão sonhada vida no mundo exterior. Como se não bastasse, passamos a criar vínculos com as pessoas. Valorizamos os toques, os braços, as vozes. Nossa infância, salvas exceções, são rodeadas da construção de vínculos afetivos.
Vamos chegando à fase adulta e muito desses contatos ingênuos se tornam escassos, quando não somem por completo. As responsabilidades cresceram, nos tornamos sustentadores da ordem, seja qual for a magnitude dela. Estamos ocupados demais para abraçarmos nossos pais, filhos, irmãos e até mesmo os necessitados – gostamos de fazer o bem, mas só àqueles que nos agradam visualmente. Sou um profissional da tecnologia, acredito muito no poder que ela tem para aproximar todos nós, inclusive nos ajudar em nossa caminhada até Cristo. Todavia, enxergo um futuro com pessoas cada vez mais isoladas em suas bolhas sociais. Damos mais prioridade aos anestésicos do que aos antibióticos. A raça humana não tem tempo para passar por transformações a longo prazo, a modernidade tem nos impulsionado rumo a soluções cada vez mais rápidas e com o menor custo possível; nossas almas são imutáveis, estas soluções são estritamente paliativas.
Ao soltar gemidos inexprimíveis nos dias de tormento, clame a Deus! Não vale a pena buscar soluções temporárias. Não conhecemos o cálice associado a cada um de nós, mas podemos cooperar juntos na tomada de soluções mais eficazes. Podemos louvar a Deus juntos, estudar Seus Ensinos, nos abraçarmos mais, fazermos do 'eu te amo' não mais uma palavra de status, mas algo que aqueça nossos corações em meio as tempestades que nos tentam atacar de todos os lados. Queremos orar por sua vida.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reflexões cristãs parte 01 🥰
SpiritualAqui se encontram inúmeras reflexões que faço acerca da vivência cristã. São diversas as áreas de pensamento. Alguns destes textos se encontram publicados em diversas redes sociais como o Instagram, Facebook, Recanto das Letras. Esta é a primeira pa...