O ato de se envergonhar é completamente natural para nós. Temos sintomas típicos: o coração acelera, começamos a suar frio, nossa voz falha e, para alguns, ganham um tom rosáceo em suas peles. Seja qual for a sua origem, é bastante desagradável passarmos por esses momentos; costumamos ficar assim quando não estamos habituados a um dado contexto, depois de um período de adaptação, estamos bem à vontade e dispostos a dar nosso melhor, caso seja de nosso interesse. Todavia, e quando nos sentimos bem com as coisas erradas e nos envergonhamos do que é justo e correto?
"Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem, igualmente, se envergonhará dele, quando voltar em sua glória e sob as honrarias do Pai e dos santos anjos." – Lucas 9:26
Quem não gosta de chegar em casa depois de um logo dia de estudo/trabalho, tomar um banho relaxante e fazer uma boa refeição ao som do tão amado Netflix? A resposta é quase um senso comum. De fato, as percepções humanas nos movem a tomar grande parte de nossas decisões, salvas exceções. Aqui reside um grande problema: Em meio ao caos urbano e da sobrecarga emocional sobre nós, só queremos fazer coisas que reduzam nossas angústias; nesse processo, o que mais for convidativo e sanador dessas dores, será aceito com os mínimos critérios possíveis. Deixamos a carne falar mais alto que nossa alma; somente Deus apresenta os critérios essenciais para nossas (Jeremias 17:9-10).
Costumo dizer que o pecado é uma espécie de "botão" que possui os valores on e off – brincamos com esse botão diariamente, sendo inconscientemente, inclusive. Para o valor on, suprimos grande parte de nossas necessidades carnais, TODOS NÓS. Quando desejamos nos aproximar de Deus... simples! Só voltamos ao estado off e o ciclo prossegue até que... o botão quebra e ficamos presos em um dos dois estados, não sendo mais possível retornar, teoricamente falando. Seu "botão do pecado" quebrou?
Entre Deus, não habitam trevas e muito menos o pecado. Quando estamos submersos em uma vida rodeada por prazeres viciosos e momentâneos, é bastante comum ficarmos constrangidos com o que Deus nos adverte – para estes, não passa de uma mera religiosidade e dogmas. O que fazemos? Adentramos mais ainda na onda de pecado e o que era uma simples vergonha, passou a se tornar ignorância e aversão aos preceitos de Deus. Para aqueles que frequentam à igreja, isso também acontece com você! Muitas vezes, criamos um grande superficialismo com Deus e ficamos constrangidos em darmos os próximos passos em nosso amadurecimento espiritual. Assim como o moço rico, adoramos ter "pecados de estimação". No entanto, chegamos a um ponto que até mesmo os cristãos vão se distanciando cada vez mais de Deus a fim de continuar a alimentar seus vícios.
A caminhada com Deus jamais será fácil, o Seu Amor nos constrange por todos os lados; este processo é fundamental e faz com que nos livremos de "infecções" que nos impede de deixar a Palavra de Deus florescer em nossos corações. Que tal jogar os seus pecados de estimação fora? Queremos orar por você.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reflexões cristãs parte 01 🥰
SpiritualAqui se encontram inúmeras reflexões que faço acerca da vivência cristã. São diversas as áreas de pensamento. Alguns destes textos se encontram publicados em diversas redes sociais como o Instagram, Facebook, Recanto das Letras. Esta é a primeira pa...