Terminada mais uma semana, podemos renovar nossas forças em nossos lares, igrejas e, inclusive nos meios virtuais. Por que não?! Para uns, suas mentes são desligadas e ficam inertes para a próxima batalha. Para outros, é um dia de reflexão acerca dos acertos, erros e hora de planejar como podemos ser pessoas melhores (ou piores, dependendo do referencial). No entanto, uma coisa é certa para todos nós: viver neste mundo não é nada fácil, inclusive para nossas almas; independentemente de raça, classe social e entre outras coisas. Não há nenhuma atividade neste mundo que possa aliviar esse local que aparentemente não consegue encontrar descanso nas coisas desse mundo.
"Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração." - Tiago 4:8
Quando falo "descansar", é com uma supervalorização tremenda. Somos a geração que mais produz se comparados com os nossos ancestrais. Frequentamos escolas, faculdades, cursos técnicos, igrejas, projetos sociais e tantas outras coisas. A cada semana, fazemos planejamentos sobre coisas que ainda nem estão próximas de acontecer – corremos contra o tempo para concretizá-las! Com a concepção dos computadores, a humanidade pôde ver o sonho de automatização de atividades acontecer. Feito isso, vislumbramos dar asas à liberdade de pensamento e resolução dos problemas do mundo. De fato, isso acontece, mas não com todas as pessoas. Para elas, tais máquinas acabaram estipulando prazos avaliando "o quanto sabemos"; quando não estão obedecendo a curva de aprendizagem indicada, são empurradas para mais prazos e metodologias.
O século 21 tem sido perfeito para sanar nossas pendências acadêmicas e sociais, se você deseja aprender algo, se comunicar bem e colocar um pouco de criatividade no que faz, ganhastes o mundo! Nosso pobre espírito vai sendo deixado de lado – a barreira que nos diferenciava dos dispositivos eletrônicos agora não parece mais estar tão distante (qualitativamente falando). Qual tratamento oferecemos para nossas almas? Uns atestam que ir à igreja aos finais de semana e ler alguns textos bíblicos no decorrer da mesma é mais que suficiente. Ora, se esse argumento fosse irrefutável, por que a ansiedade toma conta dos seus atos, o medo da entrega à Deus o aprisiona numa rotina estática e você sente que não faz progressos quando o assunto é sua relação com Deus? O método de aprendizado mundano não funciona quando Deus é o objetivo central.
O resultado disso são rostos alegres e um monte de atribuições em nossos currículos; não conseguimos fazer uma oração digna ao Criador (e jamais conseguiremos!). No entanto, tal limitação não quer dizer que devamos desprezar nossas almas – depositando nelas uma gama de conhecimento a respeito de Deus, não nos dando a oportunidade de refletir e pôr em prática, avaliar o que precisamos melhorar, para, por fim, subirmos o próximo degrau do conhecimento de Deus através de Jesus Cristo.
Com almas cansadas, obesas de conteúdo bíblico e "normas" doutrinárias a serem seguidas, nosso corpo começa a dar sinais de que o que o mundo oferta parece ser mais proveitoso e agradável; quando sabemos que jamais é. Com nossos corações sobrecarregados, passamos a não valorizar e refletir sobre nossos próprios atos, estamos mais preocupados com nossa bagagem conceitual e capacidade de soltar versículos prontos, argumentos de terceiros sem, ao menos, viver 10% do que entoamos.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Reflexões cristãs parte 01 🥰
SpiritualAqui se encontram inúmeras reflexões que faço acerca da vivência cristã. São diversas as áreas de pensamento. Alguns destes textos se encontram publicados em diversas redes sociais como o Instagram, Facebook, Recanto das Letras. Esta é a primeira pa...