04 - Quem controla a sua vida?

111 9 0
                                    

Século 21. Estamos na era da liberdade e da imensidão da autonomia. Ninguém pode nos segurar! Fazemos o que queremos, quando quisermos e não devemos explicações a absolutamente ninguém. Tais ações vão desde frequentar um local que antes nunca desbravamos ou até mesmo um estilo de vida radicalmente contrário às nossas raízes. Novamente, pergunto: quem poderá nos segurar? Aqui acontece o 'plot twist'. Chegamos a um ponto que nem mesmo nós conseguimos nos segurar.

Desde pequeninos seguimos o modelo de educação e de sociabilidade vigente no mundo contemporâneo. Nascemos, aprendemos boas normas de etiqueta e passamos a frequentar locais sob a tutela de nossos pais. Nos sentimos aprisionados, então, geralmente na adolescência, nos rebelamos contra nossas próprias raízes; fazemos nossas próprias regras (Negligenciamos o que está escrito em Efésios 6:1).

Entramos no grupo 'descolado' da turma, arrumamos um (a) parceiro (a) descolado (a) para fazer loucuras e estamos aptos para irmos aonde quisermos. Nossos pais deixam de ser tutores e passam a ser, infelizmente, uma instituição assistencialista para suprir nossas necessidades – aqui o vínculo vai esmaecendo. Como tudo passa, o tempo também se esvai. Chegamos na vida adulta com esse senso de liberdade e autonomia desenvolvido.

A sua liberdade te fez entrar em caminhos tóxicos. Não acreditas? Ficou dependente de amigos, status nas redes sociais e até mesmo do dinheiro. A sua vida passou a se tornar um ciclo repetitivo. Você necessita ir a boates nos finais de semana, é quase uma obrigação pagar os insultos recebidos com a mesma moeda e tantas outras coisas mais. Você se frustra, percebe que perdeu o controle de suas ações. O mundo tomou a direção e está a te levar por um caminho que, aos olhos humanos, não tem volta, mas Cristo tomou essa dor por você.

A morte de Cruz, praticada em todo o Império Romano, era considerada a execução mais humilhante e degradante que o império poderia dar para aqueles que fogem do sistema – o sistema deseja que sejas livre, que vivas uma falsa liberdade.

Evidentemente, assim como Cristo foi uma ameaça à 'liberdade' Romana, assim continua sendo para o mundo atual. Posso contar um segredo? A dor de sair do sistema é recompensada pelos braços de Deus. Deus não deseja governar sua vida, Ele pretende te presentear com a real Liberdade: viver de acordo com Sua Imagem e Semelhança.

Reflexões cristãs parte 01 🥰Onde histórias criam vida. Descubra agora