†You're My Little Doll† [O que é sociopata?]

1.8K 209 274
                                    

A palavra sociopata ganhou destaque nos últimos anos e quase sempre é associada ao indivíduo violento e que não sente culpa pela sua conduta agressiva

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

A palavra sociopata ganhou destaque nos últimos anos e quase sempre é associada ao indivíduo violento e que não sente culpa pela sua conduta agressiva. No entanto, será que esse transtorno se resume a isso?

Alguns sintomas

Pouca importância ao sentimento dos outros

Incapacidade de se colocar no lugar de outra pessoa

Desprezo por regras sociais e normas legais

Ausência de sentimento de culpa

Incapacidade de autoavaliação e autocrítica

Exime-se, culpabilizando outras pessoas

Dificuldade para edificar relacionamentos

Pouco nível de tolerância e paciência

Ênfase ao próprio prazer e ao desejo de poder

Excesso de mentiras e espertezas

Baixo senso do perigo, quando sente a chance de ganhar

Personalidade essencialmente anti-social.

Lembrando que a presença de uma característica não implica atribuir o adjetivo "sociopata" a alguém. É preciso identificar a combinação reiterada desses traços. Evite julgamentos: o melhor a fazer é tentar evitar as pessoas, ou evitar situações em que elas demonstrem essas características.

Antes de falar das características do sociopata, é importante conhecer um pouco mais sobre o transtorno. A sociopatia é o nome dado a uma série de comportamentos que ocorrem juntos em um indivíduo. Essas ações são sinais de um transtorno incluído no DSM-V, o chamado Transtorno de Personalidade Antissocial. Esse sim é um diagnóstico.

O transtorno em si é marcado por um padrão repetitivo de comportamento sempre inconformado com as normas sociais e até mesmo com as leis. Assim, as ações de um indivíduo que tem a doença são sempre contrárias ao bom convívio e respeito.

Um exemplo disso está no filme clássico 'Laranja Mecânica', em que o personagem Alexander DeLarge é claramente um jovem antissocial. Ele sente prazer na dor do outro e não esconde seus gestos impulsivos.

You're My Little Doll [Kim Taehyung]™ Onde histórias criam vida. Descubra agora