- Afinal... - disse Anne à Diana certa vez - creio que o vestido de musselina branca foi mesmo a melhor escolha para você. Te deixa muitíssimo elegante!
Elas estavam na carruagem da senhora Blackmore junto das outras garotas, indo em direção ao tão aguardado evento: o recital da família Montgomery! Não que ele fosse tão famoso em Charlottown, mas era o primeiro convite delas para um evento noturno como adultas, e isso já as deixava (principalmente Anne), extasiadas!
- Não sei, Anne... - Diana rebateu, injuriada. - Tive de alargá-lo outra vez! Já ganhei 3 quilos desde o verão passado...
Josie Pye, que assim como as outras havia se mantido calada em expectativa até então, não conseguiu evitar e soltou uma risadinha. A garota, cada vez mais, estava aprendendo a ser agradável, mas os impulsos de maldade que havia acumulado durante tantos anos ainda eram desconfortavelmente frequentes. Anne a censurou duramente com o olhar e então disse para Diana, colocando a mão sobre a da amiga:
- Por outro lado, você tem lindas e charmosas covinhas! Quando pensar em algo ruim, pense também em algo bom para compensar. Por exemplo: apesar das minhas sardas terem diminuido consideravelmente desde que cheguei à Green Gables, há tantos anos atrás, sete delas em meu nariz ainda me atormentam como se fossem centenas! Por outro lado, este mesmo nariz é muito bonito!
Diana soltou uma risadinha. Entretanto, ela foi encoberta pela voz estridente de animação de Ruby:
- Chegamos!!!
Os olhos de todas elas se ascenderam de entusiasmo, e uma por uma, elas desceram da carruagem e olharam para a grandiosa e imponente mansão dos Montgomery, cercada de roseiras. À frente delas, uma enorme escadaria dourada se estendia até o magnífico portal de entrada, com arranjos suntuosos de lírios dos dois lados.
Ruby e Diana, tentavam não começar a dar pulinhos infantis de felicidade, mas isso as fazia ficar vermelhas e tremendo; Ruby e Tillie falavam ao mesmo tempo, frases que se escritas, teriam mais exclamações do que seria apropriado para qualquer texto; Jane e Josie procuravam ostentar uma conduta superior, mas... não estava dando muito certo; Já Anne, por uma das únicas vezes na vida dela, ficara sem palavras. Silenciosamente, ela contemplava a vista, ela contemplava o futuro.
E o interior era ainda mais bonito: a luminosidade do mais belo áureo vindo dos lustres ofuscantes do salão gigantesco, candelabros antigos nas paredes, cortinas de seda rosa do teto ao chão, vitrais coloridos e pinturas nas paredes. Mordomos serviam as bebidas, e petiscos dos mais requintados repousavam sobre uma cumprida mesa de mogno na extremidade esquerda do recinto. Mais adiante, um palco vazio aguardava pacientemente o início do concerto.
- Oh, Diana... - suspirou Anne, olhando ao redor - parece um sonho! Tenho que lutar para não ficar me beliscando toda hora!
- Eu sei! - Diana concordou sorrindo, e então continuou, agora pressionando os lábios e franzindo as sobrancelhas: - Mas olhe... Megan White está ali.
Megan White era uma moça esguia, de pele clara e cútis rosadas com cabelos muito negros, que estudava com elas. Mas apesar da impecável aparência, era mesquinha, falsa, maldosa e invejosa. Josie Pye era extremamente doce perto dela! Anne, sempre com o intuito de defender os mais fracos, já havia travado algumas batalhas com a garota na faculdade. Mas enquanto Anne a considerava apenas mais uma pessoa com dificuldade de ver o lado bom da vida, Megan White considerava Anne sua inimiga mortal.
- Não me importo com Megan. - rebateu a ruiva. - Esta noite será perfeita, e ninguém poderia tirá-la deste pedestal!
Neste momento, Megan as viu. E começou a vir na direção delas, com passos firmes e elegantes, um olhar cravado e o nariz empinado. Diana encolheu-se, assustada. Já Anne inflou-se como um balão e encarou a beldade à sua frente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Continuação de Anne com E
Romance"Me lembrei que o mundo real era amplo; um campo vasto de esperanças e medos, de sensações e excitação, aguardando aqueles que tivessem a coragem de ir adiante em seus campos para buscar o conhecimento real da vida, em meio aos seus perigos." - Jane...