Duas coisas martelavam minha cabeça durante a aula de história. Primeiro, eu não conseguia parar de pensar nas coisas que o Marcelo falou pro Pedro. Filho da puta. Era a única expressão que eu conseguia usar pra descrever o professor Marcelo. Que filho da puta. O maior de todos. É foda como a gente se engana com as pessoas.
Eu não podia manter aquilo só pra mim. O Pedro que me desculpasse. Mas os pais dele tinham que saber. Foi o que fiz. No dia anterior, eu tinha telefonado pro Seu Otávio e contado tudo.
— Bruno, obrigado por ser amigo do meu filho — Agradeceu o seu Otávio.
— Ok, mas não sei se o Pedro vai querer continuar sendo meu amigo depois disso — Respondi.
No outro dia, pela manhã, o Pedro passou toda a primeira aula com a cara emburrada. Não falou comigo. Mas às vezes eu pegava ele me olhando. Mandei mensagem. Ele não respondeu.
A outra coisa que me impedia de me concentrar na aula era o que Ana e eu tínhamos ouvido na direção. Aquela história toda envolvendo o grupo no whatsapp e o vídeo do Pedro. O Rô tava mal desde aquela conversa com a Silvia. Ele contou que os pais tiraram o celular dele. Ficaria sem celular por tempo indeterminado. Coitado. Mas o Rô era assim. Não aguentava pressão. A Silvia jogou um migué. Ele caiu na hora.
— Pensando na morte da bezerra, Bruno? — A professora Mara perguntou.
A turma riu.
— Foi mal aí, professora.
— E então?
— Então o quê?
A turma riu novamente.
— Acorda, Bruno! — A professora fez sinal com as mãos pra que todo mundo fizesse silêncio — Eu tinha perguntado se você poderia ler em voz alta a página oitenta e um.
— Posso, sim! — Abri o livro na página que a professora pediu — Caio Júlio César, mais conhecido como Júlio César, foi um líder romano importante no processo de transição do modelo republicano para o... Professora, posso fazer uma pergunta?
— Claro.
Aquele nome de novo. Júlio César. Mas, daquela vez, no livro de história. No dia anterior, em casa, eu tinha feito uma busca no google. Procurei por "Júlio César Acta Diurna". Li umas coisas, mas não entendi bem. Por isso, achei que eu deveria aproveitar o momento. Aproveitar que o livro tava mencionando aquele nome. A professora Mara poderia explicar melhor, eu pensei.
— A senhora já ouviu falar sobre algo chamado... acho que... Actas Diurna? — A professora Mara parecia confusa — Tem algo a ver com esse tal de Júlio César que a gente tá estudando?
A professora sorriu, como se tivesse se lembrado de algo.
— Tem sim, Bruno! Tem tudo a ver. Actas Diurna é o nome do primeiro jornal impresso na história da humanidade. É bastante importante para a história do jornalismo e foi uma iniciativa do governo Júlio César, no Império Romano. Aliás, nesta aula nós vamos ver que Júlior César foi essencial para o desen...
Eu não era bom em história. Mas era bom em ligar os pontos. Fazia todo o sentido o administrador do Actas Diurna se chamar Júlio César. Fazia todo o sentido o nome do grupo ser o nome do primeiro jornal do mundo, porque o objetivo do grupo era este: espalhar notícias. Ou melhor, fofocas. Eu ainda não sabia quem era o administrador, mas eu tinha uma informação sobre ele. Ele curtia História. Ou pelo menos lia coisas sobre o Império Romano. Um CDF talvez.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Tá tudo bem, Pedro
RomanceApós ter um vídeo íntimo seu divulgado na internet, Pedro terá que aprender a lidar com o bullying e homofobia. Para isso, contará com a ajuda de Bruno, seu colega de turma. Juntos, os adolescentes tentam encontrar uma maneira de tornar a vida leve...