Vejo o sol a perder o seu brilho, enquanto a lua começa a sua ascensão no céu. O horizonte transforma-se numa bela vista, onde as cores do habitual pôr-do-sol se misturam entre si. Do edifício onde trabalho, consigo ver o pôr-do-sol através das janelas a minha frente. Todos dias aquele espectáculo de cores se realiza sobre o meu olhar atento. É a única coisa que me faz sentir viva. Aquele momento se torna mágico aos meus olhos, a parte mais importante do meu dia. Sinto me privilegiada por conseguir estar presente todos os dias durante aquele curto período de tempo, em que o sol e à lua se trocam de lugares. O sol majestosamente se esconde atrás das montanhas que se projetam distante do edifício. Enquanto a lua com pouco brilho, sobe timidamente no lado oposto do sol, como se não quisesse tirar o brilho e o esplendor do seu oponente.
Terminado o meu espectáculo privado, eu fecho as janelas e acendo a luz da pequena sala, com livros ordenados por ordem alfabética nas estantes. Ali jazia os livros mais importantes e antigos da biblioteca. Eu tinha o hobby de restaurar capas dos livros antigos já danificados pelo uso. As pessoas nem sempre cuidam bem dos livros emprestados. Isso era o trabalho da minha avó, mas com a doença dela, fiquei no lugar dela. Era a vontade dela. A minha avó sempre dizia que eu seria a próxima geração a tomar conta da oficina dos livros. Esse era nome dado a aquela sala. E por isso ela me ensinou tudo acerca de como recuperar um livro danificado.
Eu e ela passávamos muitas horas naquela sala a recuperar os estragos feitos por outras pessoas aos livros. O meu amor por livros era maior que qualquer outra coisa. E não passava despercebido aos olhos da minha querida avó.
Terminado de recuperar o último livro do dia. Eu começo a arrumar cada um no seu devido lugar. Eu sou naturalmente alta e talvez por isso às vezes esqueço me que a prateleira é demasiado alta para mim. Eu tento puxar um dos antigos livros que se encontrava no sítio errado. E como era de esperar o livro caiu no chão, e fez um barulho de BAM que ecoa pela sala silenciosa.
Era um livro que parecia extremamente antigo bem grosso com muitas páginas. Tinha a imagem de uma fada na capa, que parecia como se tivesse sido congelada no tempo enquanto voava.
O livro não tinha título e isso me intrigou de tal maneira que a curiosidade sobre o livro começou a aumentar dentro de mim como uma bolha prestes a explodir. Eu abro o livro na primeira página. Estava escrito um pequeno texto de introdução. Que dizia :
Olá cara leitora.
É um prazer enorme saber que está interessada em participar no nosso projeto. Devo lhe alertar que este livro não é igual aos outros que está habituada a ler. A forma como irá participar e interagir no livro trará para si uma experiência única de leitura. Mas também poderá trazer lhe situações inconvenientes.
Não segue para a página seguinte se não estiver inteiramente preparada. As consequências desse ato será inteiramente responsabilidade da leitora.
Mas, se mesmo depois dessa alerta quer continuar a sua experiência. Então desejamos uma boa sorte na sua aventura no livro. A partir do momento que passar para a próxima página não poderá voltar atrás.
Boa experiência no livro.
Achei estranho a forma como o autor se dirigia a leitura como experiência. Mas não dei muita importância ao assunto e voltei a segunda página. De imediato, sinto um calor na palma da minha mão. Logo a seguir se projetou uma luz que vinha de dentro do livro e me engoliu. Aumentou de intensidade até que eu me sentia quase cega. Fechei os olhos com força e coloquei as minhas mãos a frente do meu rosto para proteger os meus olhos do clarão imenso.
A sensação era de estar a flutuar no ar, e de sentir o ar morno sobre a minha pele. Abro os olhos e deparei-me com um local totalmente novo e diferente do que estava antes. A sala tinha desaparecido e com ela os livros também. Tudo ao meu redor era completamente diferente. Parecia que eu estava dentro de um arco íris e que dentro dele eu conseguisse ver o pôr-do-sol mais lindo que eu alguma vez vi. O espaço era colorido como se houvesse pó mágico no ar. E o brilho estava por todo o lado. Eu estava em choque e confusa por estar num lugar que eu não conhecia mas, ao mesmo tempo eu estava maravilhada pela beleza ao meu redor.
VOCÊ ESTÁ LENDO
AS CRÔNICAS DE ANTALYA [Em Pausa ⏸]
AventuraO que farias se fosses sugada para dentro de um livro de fantasia? Sobre o olhar atento de Risya, uma adolescente de dezoito anos, o pôr do sol se desenrola como uma história a ser contada apenas a ela. A garota mal sabia que aquele seria o último...