Opa estou aqui de novo, bom só queria citar uma coisa que eu não disse no primeiro, que uma característica desse meu livro é que não existe heróis e sim vilões e anti-herois(esse conceito é aplicado no livro 2, os conceitos que irei contar são do livro 2 pois eu as fiz primeiro)
Agora vamos direto ao assunto que é a mana, a mana é uma entidade que habita todos os seres vivos e não vivos, ela normalmente é vista no ar em conjunto com o oxigênio mais a mana tem outras formas como liquida e gasosa e pode haver colorações dependendo do sistema de mana do individuo. a mana também faz parte de um sistema no corpo humano perto das veias do sistema linfático(que é um sistema do corpo humano que drena o excesso de líquidos que sai do sangue e banha as células), além disso a mana é uma substância que o ser humano tem que despertar para poder usar, ela pode ser despertada com altas ações neurológica como um trauma ou conquista. a mana também possui tipos como o sangue: tipo A,B,O.
Neste universo de God Change há pessoas com poderes e a mana é a "carga" pra eles, como você precisa despertar a mana para poder usar quer dizer que você não precisa dela para viver(as pessoas com poderes ficam extremamente cansadas quando sua mana acaba mais não os mata), com o avanço da tecnologia pessoas normais podem usar a mana para ser uma "carga" não para poderes e sim para algumas maquinas ou até mesmo pode se fazer curas com a mana extraída.
Agora falando diretamente sobre os poderes, não se tem uma certeza se pessoa x vai ou não nascer com poder pois não se tem uma porcentagem ou uma estimativa para confirmar, pois há casos que uma família que tem poderes tem um filho que não tem poderes. antigamente as pessoas com poderes eram tratados como um alto perigo para a sociedade sendo assim tratados como bruxas, mais os chamados avatares(que são os melhores usuários de tal elemento e lugar, ex: avatar do fogo oriental) eram tratadas de forma diferente eles são respeitados e estão em altos cargos como uma mão do imperador.
Os poderes também há falhas e evoluções, um exemplo de falha é a reencarnação Dragão que tem o poder de vento, só que o poder de vento dele consegue manipular melhor a gravidade(pois com o vento se levanta coisas e isso é gravidade) mais não consegue fazer muito bem quantidades massivas de vento como furacões, tornados e etc; enquanto Ziz que é outra reencarnação é o contrario. um exemplo de evolução é o personagem Psycho que seu poder inicialmente era ler mentes, só que com alguns acontecimentos de sua historia(que não serão contados aqui) o poder dele "evoluiu" ele consegue fazer barreiras psíquicas, controlar a sanidade do oponente e etc. antes do próximo tópico queria citar que a "evolução" do Psycho é uma elevada, uma evolução geralmente é uma pessoa que consegue usar muito bem outras partes de seu poder(tipo seria considerado uma evolução se o dragão conseguisse usar com mais maestria o poder de vento para tornados).
Antes do próximo tópico queria citar uma coisa, não é só as pessoas e reencarnações que tem poderes animais e objetos podem ter, a diferença é que os sistemas de mana de uma animal são menos complexos e os objetos podem ter seus poderes de sua fabricação ou algum outro fator. alguns poderes como o de vento poderiam matar quase que instantaneamente o inimigo, esse tipo de golpe é chamado de ataque interno, um ataque interno consome mais mana que um golpe normal(esse será o próximo tópico) e ele só irá funcionar dependendo do quão grande é a mana e o campo de mana do oponente, a mana seria a quantidade de mana que o inimigo estaria na hora enquanto o campo seria a mana total, um exemplo o personagem jack'O knife(que tem o poder de vento) conseguiria usar um ataque interno em uma pessoa normal mais não em uma reencarnação.
Agora falando em quantidade de mana, a mana num tem uma espécie de contador mais o usuário tem noção que golpe X gasta mana que Y com isso ele tem que ter cuidado com o manejo de mana, a mana pode ser "recarregada" que seria pegar parte da mana do ambiente e para isso o usuário precisara segura seu punho e concentrar as células de mana naquele ponto, esse método não é nem um pouco pratico principalmente em um combate e por isso se deve ter cuidado com o manejo de mana( uma pessoa pode também ter um frasco onde contem mana liquida para beber e assim recuperar ela) no futuro pode se haver pessoas que melhorem essa "tecnica" para torna lá mais pratica.
Me desculpem se ficou difícil de entender mais se não eu responderei perguntas se tiverem, então é isso.
VOCÊ ESTÁ LENDO
GOD CHANGE-conceitos
FantasyGod Change é uma historia original minha mais oque irei mostrar aqui são alguns dos conceitos pois o livro está sendo escrito por mim.