As regras de conduta shinobi são ensinadas às crianças logo que se inscrevem na academia, tendo o intuito de que elas aprendam desde cedo a se portar como ninjas. E essas são:
1°- Um shinobi deve sempre colocar a missão em primeiro lugar, não importando as circunstâncias.
2° - Um shinobi nunca deverá demonstrar emoções.
3° - Um shinobi sempre tem de perceber o sincretismo entre linhas para manter o secretismo.
4° - Um shinobi jamais poderá questionar e desacatar ordens superiores.
5° - Um shinobi sempre tem que estar preparado para tudo em quaisquer circunstâncias.
6° - Um shinobi nunca deve revelar e mostrar qualquer fraqueza.
Quando se é criado com base nessas seis regras, você entende que ser um shinobi não significa nada além de ser uma ferramenta, algo para o uso da Vila quando quer atingir suas metas. Então eles têm a necessidade de cortar as suas emoções, desfazer seus laços, isso tudo para que sejam sempre úteis para a Vila em qualquer circunstância. Mas essas regras não são infalíveis, apesar de maioria conseguir cortar seus sentimentos, ainda existem aqueles que não conseguem, porque apesar de serem leais a sua vila, continuam sendo seres humanos. Seres humanos tendem a errar com muita facilidade porque são criaturas imperfeitas, não podem ser programados ou redirecionados.
Eu me lembro com detalhes da conversa que tive com Itachi quando ouvi aquilo pela primeira vez, eu achava estranho que crianças da minha idade tivessem que aprender algo como aquelas seis regras que ao meu ver, eram absurdas.
Em momentos de tensão um ninja jamais pode permitir que suas emoções atrapalhem sua linha de pensamento.
(...)
— Nii-san... Você sabe o que é conduta ninja? — O olhar de Itachi tinha se tornado ligeiramente curioso em minha direção, enquanto eu mantinha aquele pequeno livreto em minhas mãos.
— Sim. — Ele deu uma pausa, observando o que eu tinha nas mãos. — Está aprendendo sobre isso?
— Hoje, na academia, eu vi as seis regras da conduta ninja. — Expliquei brevemente. — Mas teve duas delas que me chamaram atenção.
— E qual delas te deixou tão curioso?
Naquela época eu não sabia, mas Itachi teve a mesma dúvida que eu quando estava aprendendo sobre as tais regras. Mas diferente de mim, ele não teve a quem pedir explicações.
— Ninjas não podem demonstrar emoções e jamais revelar sua fraqueza, elas duas estão interligadas, não é? O que você acha?
— Eles criaram essas regras porque sabem que a vida de um shinobi é cheia de riscos, um passo infalso e você terá muitos problemas, falhas não são muito bem aceitas em nosso sistema.
— O que isso quer dizer, nii-san? Você já falhou alguma vez? — Aquela ideia veio tão rápido à minha mente infantil, que mal tive tempo de me dar conta de que Itachi não tinha planos falhos.
— Não, eu ainda não cheguei a falhar. Mas conheci pessoas que já o fizeram e eu sei o que levaram eles a isso, se em uma das minhas missões pessoas que eu amo estiverem envolvidas, provavelmente eu irei falhar. — Sua voz tinha tomado um tom verdadeiramente sério.
— Sasuke, entenda uma coisa... É inevitável, humanos não podem arrancar seus sentimentos pela raiz, estamos fadados a cometer erros em prol daquilo que acreditam. Nossa linha de pensamento, shinobi e emocional, andam por caminhos distintos, mas em algum momento elas irão se cruzar.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O Retorno do Uchiha
FanfictionUma busca por redenção. Uma promessa silenciosa. Um amor pleno e absoluto. Depois de dois anos longe de todos aqueles que tinham se tornado sua família, a hora de voltar tinha chegado. Porém, existia apenas uma pessoa que fazia-o temer sua volta at...